Venho hoje falar sobre este pedaço de papel feioso que alguns mestres usam para ficar escondendo jogadas dos jogadores.
Se você joga RPG, provavelmente já viu um narrador usar este peculiar artefato para auxiliar em sua mesa de jogo. Ele é usado principalmente para permitir que o mestre possa realizar jogadas sem que os jogares possam ver o resultado, e também como uma ferramenta de consulta rápida, com detalhes e tabelas do sistema, para fácil acesso.
Levantarei aqui algumas razões do porque você não deve, JAMAIS, usar o escudo do mestre.
Mas quem diabos inventou isso?! Só podem ter sido aqueles elfos afrescalhados….
Esconder testes
Eu poderia te dar centenas, milhares de razões, para você não esconder os testes de seus jogadores. Primeiramente, te digo o motivo mais simples; você não precisa.
O mestre é nada mais nada menos que o Deus de sua campanha, ele faz o que quiser e como quiser. Por que alguém com tal poder precisaria roubar? A verdade é que se o mestre quiser que algo aconteça, ela simplesmente acontecerá, e ele não precisará de testes para isso. Se o jogador acha que o mestre é obrigado a realizar um teste para determinar como acontece cada coisa, ele não entendeu muito bem como é narrar uma aventura.
Ahh se um jogador me manda rolar!
Vai conhecer o Grande Bugaboo Vorpal!
Ok. Pode parecer um pouco autoritário dizer que o mestre pode simplesmente fazer tudo do jeito que quiser, mas na verdade, quando ele não esconde suas rolagens, o que acontece é o oposto: o mestre ganha a confiança dos jogadores. Eles saberão que o mestre faz questão de mostrar seus resultados, e nem mesmo se importa que os jogares fiquem calculando os modificadores dos PDMs, o que acredite, vai acontecer. Mas isso não importa. Na verdade, isso deixa o jogo muito mais interessante e emocionante.
Uma vez certos disso, os jogares não vão se importar quando o mestre determinar o curso de uma cena ou ação, pois sabem que aquela situação é fundamental para o decorrer de sua história.
Vale lembrar que muitos defensores do uso do escudo alegam que ele é útil para que o mestre possa roubar nos testes, a favor dos jogadores. Mas veja bem: Se você é mestre, e acabou desferindo aquele poderoso crítico contra um jogador, mas opta por poupá-lo, que ganho você terá em fazer toda essa operação escondido? Ficar pensando em casa que salvou seus jogadores?!
A experiência do RPG é uma experiência em grupo. Deixar o grupo viver essa experiência e participar ao máximo é melhor que você pode fazer por sua mesa, Bugaboo garante. No exemplo acima, tenho certeza que ao rolar o dado, e obter o crítico, os jogadores irão gelar. Quando você determinar que o ataque que deveria ter matado o personagem alvo não o matou, os jogadores irão saber que você poupou o personagem, e TODOS vão pra casa pensando no que aconteceu.
20 no ataque? Eu matava mesmo! Hahahahaha.
Ressuscitava e matava de novo! Buahahahaha.
Jogar dados é parte fundamental da diversão do RPG. Quando o mestre joga na sua frente, é muito mais divertido. Os jogadores torcem contra o mestre. Comemoram a cada falha e sofrem a cada acerto.
Mas existem também os chamados “Testes Secretos”. Testes que teoricamente o mestre deveria fazer sem o conhecimento dos jogadores. Como exemplo, posso dizer que muitos sistemas usam testes de percepção desta maneira. O mestre testa a percepção do personagem escondido, e revela o que ele percebeu caso ele seja bem-sucedido. Se o personagem falha, já que não percebeu nada, o mestre simplesmente não falada nada.
Arghhh. Você deve estar brincando! Pelas pulgas do Tarrask.
Se ninguém vê o resultado não faz diferença alguma! Isso é pior que jogar RPG sozinho!
Este é exatamente o tipo de situação que você deve evitar. Até parece fazer sentido, e em muitos sistemas, está na regra o que mestre deve fazer os testes assim. Mas saia por um minuto do absolutismo dessas regras e procure enxergar de uma nova perspectiva.
Perspect que ?!
Isso tá muito refinado pro Bugaboo!
No caso deste exemplo, eu não aconselho nem ao menos fazer o teste aberto; o jogador que deve fazer o teste. Sim, exatamente assim: “Teste sua percepção”.
Se ele passar, percebeu o que tinha para perceber. Se falhar, sim, ele saberá que não notou algo. O JOGADOR saberá. E todos só tem a ganhar com este fato. Isso o fará pensar. O deixará mais imerso na aventura. “O que tinha para perceber?”. Mesmo que ele tente forçar a barra dentro de jogo e realizar ações para tentar voltar e achar aquilo que perdeu, a aventura só teve a ganhar. Mais participação, mais entusiasmo.
Tenha sempre em mente: Quanto mais os jogadores participarem e souberem daquilo que ronda a aventura, mais eles se sentirão fazendo parte dela, e até mesmo prestigiados.
Já vi alguns mestres dizerem que fizeram testes em casa antes da seção de jogo para determinar como algumas coisas iam acontecer. Não faça isso. Simplesmente, não….
Atalhos
É incontestável que o escudo do mestre é útil para ajudar o mestre com tabelas rápidas, variantes de regras e simulares. Mas também é óbvio que você não precisa de um papel enorme na sua frente para isso. Você pode usar tabelas impressas e anotações em caderno para tal, ou até mesmo um notebook onde fica fácil abrir vários textos e gerenciar tudo de uma vez só.
É desnecessário me estender sobre isso. Se você acha que o escudo no alto é melhor para visualizar essas informações, coloque-o do seu lado.
Se eu te ver usando isso, vai parar no teto….
Segregação
O escudo do mestre é mais do que uma barreira física entre mestre e jogadores. Ele é uma barreira moral.
O escudo torna o mestre distante de seus jogadores. O rei afastado de seu povo.
Já presenciei mesas onde o mestre estava tão a parte de seu grupo que parecia fazer parte de outro contexto. E dando uma rápida busca na internet, é fácil achar imagens que demonstram isso. Não é preciso dizer o quanto é ruim para um jogo participativo como o RPG. Mas posso te dizer que talvez essa seja a causa daquele assunto paralelo durante a seção ou aquele jogador que está mais interessado no próprio celular.
Considerações Finais
Se você está acostumado a usar o escudo do mestre, derrube esta barreira e veja o impacto que isso trará a suas aventuras. Tendo mais confiança de seus jogadores, que automaticamente respeitarão mais sua autoridade em jogo. Trazendo mais emoção e adrenalina com jogadores participando de todas as rolagens. Próximo as pessoas que compõem sua mesa, melhorando o entrosamento entre criador e criatura, mestre e jogador.
Filosofando?!
Você está indo longe demais. Nem Kobolds vão te respeitar depois dessa….
Desconsiderações Finais
Ouviu né zé-regrinha?
Quer ser um bom mestre pega esse escudo do mestre e enfia na ….Bolsa do Infinito, ou dá para aquele seu amigo bárbaro colorir.
Bugaboo
13/09/2017 at 4:42 pm
narro a anos o famoso D&D, e acho que não compreendeu totalmente a intenção do escudo do mestre, além de esconder, auxiliar também serve para criar a sensação de ficar com frio na barriga a cada descrição, a cada vez que se ouve o rolar dos dados atras do escudo. Eu tive as experiencias e acho que isso deve ser conversado na mesa de RPG, e ser acertado antes de se iniciar qualquer sessão de RPG.
23/01/2018 at 4:24 pm
Pois é… A tabela não existe para ocultar resultados mas para ser uma ferramenta do mestre. Tabelas rápidas, uma imagem conceitual que trás mais imersão ao jogo, o mistério que ela passa apenas por estar ali e em ultimo lugar ocultar informações que não devem ser apresentadas antes do tempo para os jogadores. Um livro dos monstros aberto, na frente dos jogadores, pode estragar todo um encontro.
13/09/2017 at 4:44 pm
Se a intenção é usar as tabelas, pode-se até usar o escudo, mas que tal deixar ele deitado na mesa?
14/01/2018 at 6:07 am
Eu tenho um carinho todo especial pelo escudo do mestre.
Além de ser um elemento tradicional dos jogos de RPG, ele serve para ocultar anotações (impedindo spoilers) resumir tabelas importantes e, assim como o Erickfalou ali em cima, é um recurso importante para criar suspense em algumas rolagens.
Contudo eu gosto bastante de, em determinadas situações mais dramáticas, mudar um pouco a regra do jogo e fazer as rolagens abertas, principalmente as de vida ou morte. Nesse caso, o escudo é uma ferramenta pra criar dramaticidade e valorizar ainda mais rolagens abertas, sabe?
Ah! E um toque: cuidado com as piadinha colocando os “elfos maricas” como algo pejorativo. Por serem preconceituosas, esse tipo de piadinhas podem afastar um público muito bacana aqui do site.
15/01/2018 at 7:59 am
Eu também uso, geralmente rolo os ataques e danos fora do escudo, mas como utilizo muuuuuitas tabelas de encontros e coisas de hexcrawl, acabo rolando atrás do escudo.
Valeu pelo toque, tinha passado batido pela revisão. Eu mesmo editei a frase, pois infelizmente o autor do texto não está mais participando da guilda.
09/03/2024 at 10:13 am
Deixe de frescura. Tinha que ser um elfo para se incomodar com uma piada de bom gosto de um bárbaro. Elfos……..
07/05/2018 at 11:40 pm
Apesar do mestre ter total poder do jogo, ele não pode simplesmente dizer que um acerto critico que mataria o personagem não o matou de verdade, os jogadores irão contradizer a decisão sem sentido do mestre e se o RPG não seguir as suas regras básicas, qual o sentido então? Se o mestre demonstrasse poder total e absoluto no jogo, qual a graça de jogar se ele pode salvar a todos ou condenar todos pela sua própria vontade? Como um deus ele deve agir de formas misteriosas, afim de criar suspense e medo nos jogadores ao ouvir os dados quicando no outro lado do escudo, afinal que graça teria um personagem morrer pelas mãos de um goblin em um encontro aleatório na estrada? O RPG é jogado para viver uma vida de aventuras e fantasia onde o destino de um dado não pode condenar o grupo de heróis implacáveis que carregam o destino desse mundo nas costas. Se o mestre deseja polpar os jogadores ele precisa sim de um escudo, de forma que o medo e o suspense predominem durante toda a campanha, e não polpa-los na cara dura mesmo após ele ter acertado o ataque mortal no herói, pois assim os jogadores não pensariam em suas ações e simplesmente entrassem de cabeça em qualquer situação pois viram que o mestre não irá mata-los e, consequentemente, isso tornaria o RPG monótono e chata. Qual a graça de jogar um RPG sem escudo afinal?
08/05/2018 at 3:15 pm
Se vou jogar sabendo q o mestre vai polpar meu personagem, la se foi toda a graça do jogo e principalmente das minhas conquistas…. Por isso prefiro o conceito do mestre juiz, aquele imparcial que apenas diz o q aconteceu e pronto.
13/05/2018 at 10:50 pm
Na mesa que jogo não temos costume de jogar com escudo, alguns mestres já tentaram, mas falharam. É fato que com o escudo vc pode roubar ou para os jogadores ou para si, sempre com o intuito de deixar a história mais divertida, mas o negócio é andar na corda bamba e jogar na cara de todo mundo se um inimigo der um critico em um herói e vc não quiser mata-lo basta nocauteá-lo, será bem visto pelos jogadores, concordo com o autor neste quesito, o mestre é um Deus e ele pode decidir ser misericordioso quando quiser e quando os personagens merecerem, esse tipo de atitude do mestres não estraga em nada a diversão, assim penso…
17/09/2018 at 3:29 pm
Incrivel. Nunca pensei sobre como o escudo distancia o Mestre dos jogadores, eu uso mais para consulta de regras mesmo.
04/10/2019 at 8:24 am
Cara, cada um com sua opinião, mas devemos concordar, o escudo é muito maneiro. Todo bem decorado e bonitinho, a estampa muda de um pra outra, muito show. Tudo bem que esconder os resultados do pessoal possa ser ruim, mas seria um desperdicio deixar o escudo na lateral onde os ogadores não vou poder ve-lo
E quanto o suspense? Ok que só de ver o dado rolar já tem um friozinho, mas e o suspense de ver a cara do mestre meio ”Xiiiii…” ? Cara vc olha pra ele e fica supondo o que aconteceu, e pode até ser uma pegadinha, o que deixa mestre e jogador mais próximos.
Resumindo, use o escudo de maneira sábia! Isso sim ajuda no gameplay
27/11/2019 at 10:33 am
Na minha opinião, se o time não sente confiança no GM o escudo é provavelmente o menor dos problemas. O GM que conduz bem a aventura tem a confiança a apreço do time… com ou sem estudo.
11/03/2020 at 11:33 am
Assim, a pouco tempo comecei a introduzir amigos que sempre quiseram jogar o famoso “RPG de mesa”, que só viam em filmes ou referencias em series sobre etc… uma coisa que sempre perguntam, é: “E você vai usar tipo aquele negocio na sua frente e tals?”. Eu respondo que sim, é o escudo do mestre, serve pra eles não poderem ver minhas anotações etc… (Uso mta imagem impressa, mapas que entrego em mãos como se um npc tivesse dando a eles e coisas fisicas mesmo, que escondo ali atrás.), uma das respostas que recebi de um amigo que ia jogar com a gente, foi ver os olhos dele brilhando e indagando “Cara, que legal!”, para as pessoas que estão começando nesse mundo, aquilo é basicamente uma parte essencial, é quase uma marca registrada pra quem não entende do jogo. Eu gosto do escudo, e se o mestre usa ele pra trapacear ele não é tão bom mestre assim, as jogadas afinal de contas, podem muito bem, ser feitas fora do escudo.
23/04/2020 at 6:41 am
Uma baita problematização, hein?
Eu percebo ser evidente que a maioria das pessoas que jogam ou que se interessam por RPG entendem bem a função do escudo do mestre e oque ele representa. É claro que as percepções sobre as coisas variam conforme as experiências pessoais de cada indivíduo diante delas, mas acredito ser muito simplório vilanizar um objeto por questões pertencentes à outra esfera.
A primeira mesa que participei não tinha escudo do mestre. Mesmo assim, me senti segregado e enganado pelo mestre, que no fim das contas, se mostrou uma pessoa abusiva e desregulada. Confesso que depois dessa experiência negativa, eu me desinteressei completamente por RPG, e associei o comportamento dessa pessoa à prática do role play. Mas então, conheci outras pessoas que me abriram a cabeça e me convenceram reconsiderar. Desta forma, pude me permitir a ter minha primeira boa experiência no RPG, que envolveu uma mesa repleta dos componentes clássicos do hobby, que colaboraram em muito no florescimento dessa paixão em mim, que dura quase 20 anos desde então. E o escudo do mestre estava lá, bonitão, fazendo o papel dele em dar suporte à organização do mestre para a sua contação de histórias e estimular a imersão do grupo no universo do cenário.
Se enquanto mestre, o escudo te remete a tudo isso que foi mencionado, ora, então não o utilize. É bem simples.
Isso não significa que essa seja a percepção do senso comum e principalmente, que ela seja definitiva.
O RPG definitivamente evidencia muitos problemas nas pessoas, sim. Mas é bem óbvio que problemas interpessoais e de conduta, não têm à ver com um objeto. Um carro não pode atropelar alguém, se alguém não provocar isso, certo? Então, se um mestre usa um escudo para esconder seus desvios morais, definitivamente não é no escudo que está o problema.
16/11/2020 at 3:18 pm
Não jogo RPG de mesa a tanto tempo, mas o pouco que joguei (2 anos) já me capacitam para ao menos opinar. O escudo do mestre é SUPER importante, o mistério, a estética (como não temer um gigante atrás de uma pequena muralha) , o juizado, enfim. Se você não confia no mestre da sessão a ponto de questioná-lo em quase todas as rolagens, por favor, troque de mestre. Ele é o cenário, o contador de histórias, os infinitos personagens que dão vida às suas aventuras. É claro que o famoso mestre tirano também é intragável, é uma narrativa em conjunto, o mestre joga com você, e não contra você, e vice e versa, vocês estão ali para contar histórias juntos. Bom, é isso.
PS: Posso ter me exaltado um pouco, senhores. Ontem aconteceu algo muito épico na minha mesa e estou empolgado. hahaha.