Eu amo aventuras de super-heróis e aguardei bastante tempo pelo lançamento nacional do ICONS pela editora Red Box. Minha experiência com o jogo foi muito divertida e em minha empolgação eu propagandeei o jogo com todo mundo que via pela frente, mas para a minha surpresa, percebi que alguns camaradas não curtiram tanto o jogo.
Conversando com a galera, descobri que a maioria esmagadora daqueles que me disseram não gostar do jogo usaram o sistema de criação de personagens por pontos.
Veja bem, eu sempre digo que não existe um jeito certo de se jogar RPG, mas entendo que alguns elementos servem como pilares do jogo e retirá-los pode causar uma experiência de jogo diferente do esperado pelo game designer, não afirmo se boa ou ruim, mas diferente com certeza.
Eu acho que jogar D&D sem Classes, Savage Worlds sem benes ou Shotgun Diaries sem o relógio zumbi não proporcionaria a mesma experiência de jogo que já tive jogando com todos estes elementos.
Eu entendo que o próprio jogo apresente as regras pra criação de personagem por pontos, mas na minha experiência com ICONS eu notei algo muito legal e que gostaria de ter sempre em minhas mesas, o foco maior na criatividade do que nas regras do jogo.
A geração aleatória faz com que os jogadores deixem os combos de lado, enquanto pensam numa forma criativa de transformar as características roladas em personagens únicos, interessantes e divertidos de se jogar.
Por isso e somente por isso, eu acho que você deveria jogar ICONS, pelo menos uma vez, criando os personagens de forma aleatória. Eu creio ser este o grande lance do jogo e posso afirmar que os personagens da campanha nunca mais serão meras cópias (sem personalidade) de algum membro da Liga da Justiça, X-men ou Vingadores.
Tem quem goste de mais do mesmo, mas nos divertimos muito por aqui quando abandonamos nossa zona de conforto e aceitamos o que os dados nos deram. No meu caso, os jogadores se divertiram muito criando os personagens juntos e no final tivemos:
- Um agente secreto com equipamento stealth, uma moto maneira, flashbangs e venenos.
- Um jovem mutante do futuro que consegue copiar as habilidades de plantas e outras pessoas, além de manipular o espaço tempo projetar um campo de força e se se teleportar ao custo de clorofila.
- Um alienígena que possui o poder de deus! Com sua força de vontade ele molda a realidade, ficando com 50 metros de altura, assumindo formas animalescas e emulando qualquer poder.
- Um ameboide gigante que possui grande resistência a dano e uma natureza amorfa que lhe permite assumir qualquer forma, se esticar ou encolher a vontade (iniciou como vilão e depois virou herói).
- Poseidon! Sim, um deus com poder aquático, aumento de habilidade vinculado a aura divina e projeção astral para falar com os seus adoradores mortais.
Estou até cogitando a ideia de criar uma coluna regular aqui para criar personagens aleatórios, registrando seu processo criativo e as idéias para amarrar os resultados dos dados em personagens interessantes. Que me dizem?
Por fim, como foi a sua experiência com o sistema aleatório de criação de personagens de ICONS? Comenta ai meu povo!
Abraço e bons jogos!
PEP
10/09/2017 at 11:00 pm
PEP! Muito bom conhecer seu blog, por faça essa coluna, a criação do Icons é a parte mais divertida dele 😀
11/09/2017 at 3:04 pm
Opa! Ainda bem que curtiu Renato. Icons é bem legal mesmo.
10/09/2017 at 11:59 pm
Também gosto muito da ideia de fazer tudo aquilo que foi rolado virar um personagem interessante; acabamos exercitando muito mais a criatividade e surgem personagens mais originais. Sempre que narro Gamma Dragon rolamos os personagens aleatoriamente, e é muito divertido!
12/09/2017 at 7:48 pm
Gostei bastante do artigo, direto e curto, sem ficar fazendo voltas e voltas. A criação por pontos me agrada por permitir criar o personagens exatamente da maneira que você quiser, desde que tenha pontos para comprar. Não gosto de usar o gerador aleatório pq normalmente não permite eu criar meu heroi do jeito que eu quero, mais ja usei alguns gerados aleatoriamente. O problema esta nos jogadores que usam pontos para criar personagens mais poderosos do que herois mais interessantes, esse é mal da grande maioria. No fim a maneira randômica de criar o heroi é boa para impedir o heroi Overpower e gera alguns bem divertidos e com novas possibilidades incomuns, porém nem sempre gera o heroi do agrado do jogador. Mais como um experiência pro jogo é excelente.
13/09/2017 at 5:31 pm
Eu digo mais, o modo aleatório não evita personagens overpower, mas faz com que eles sejam realmente valorizados, afinal vc pode montar um magneto rolando os dados também. Como você disse, acho que o ponto alto da geração aleatória é evitar a busca por “personagens mais poderosos do que herois mais interessantes”
20/10/2017 at 12:09 am
Cara, essa criação de personagem me lembra horrores do velho Marvel Super Heroes da TSR e espetacularmente divertidas loucuras que surgiam no processo.
20/10/2017 at 11:04 pm
Nem me lembra deste jogo que até choro. Era lindo de mais.
21/10/2017 at 8:00 am
Anos e anos de diversão – e mais motivo para prestigiar esse nobre descendente dele eu diria.
Que venham mais heróis e vilões aleatórios – se bobear misturando com as tabelas de Fluxovida de algum outro jogo para fazer conceitos ainda mais macarrônicos e rocambolescos. XD