Salve, salve roladores de dados!
Hoje trago a vocês as Marcas da Cova!
Um artigo para aqueles que enxergam a ressurreição em jogos de fantasia de uma forma sombria e que ela deve ser lembrada como uma marca na alma dos personagens.
Então, segue uma lista de fatos que podem ocorrer quando um personagem na sua mesa volta a vida.
Marcas da Cova
Role 1d20 para um efeito permanente:
- Você perdeu a voz. Só é capaz de falar através de murmúrios.
- Você não tem mais a capacidade de sentir fome ou sede. Você ainda precisa comer e dormir normalmente, mas não recebe mais os alertas do organismo. Você pode estar passando fome a ponto de morrer e não perceber.
- Você não pode mais piscar os olhos.
- Seu sangue se torna denso e viscoso. Cortes e escoriações leves não sangram e ferimentos profundos escorem como gosma.
- Você perde o olfato.
- Seus olhos se tornam leitosos.
- Seu cabelo e unhas param de crescer, caindo com o tempo.
- O nome e a face de alguém importante pra você se esvai da sua memória.
- Animais e crianças ficam assustados na sua presença.
- Sua pele se torna pálida e fria ao toque.
- Tocar prata com suas mãos causa uma sensação de queimação enorme, mas não o queima. Caso exposta a prata, sua pele fica vermelha e irritada por vários minutos.
- Você desenvolve apetite para carne crua. Você pode comer outros tipos de comida, mas não satisfaz ou provêm qualquer nutrição.
- Surge na sua testa uma cicatriz enegrecida em um sigilo místico que ninguém consegue identificar.
- Você cheira constantemente a terra úmida.
- Insetos e aracnídeos se tornam apetitosos a você. Um desejo enorme de ingerir esses seres toma você assim que os vê.
- Sua sombra se torna fora de sincronia. É uma diferença que não é imediatamente vista, mas causa uma sensação de inquietação nas pessoas até descobrirem a razão.
- Quando imerso em água, a água ferve ao seu redor, porém não há mudança de temperatura.
- Sempre que acordar, você encontra uma minhoca viva se torcendo embaixo de você.
- Seus batimentos cardíacos se tornam imperceptíveis.
- Música se torna um barulho sem sentido para você. É impossível encontrar ritmo e até mesmo seguir o tempo das canções. Você também não consegue dançar.
Espero que traga um flavor a mais a mesa de vocês e que os jogadores de sistemas de fantasia parem de ter tudo fácil nas mãos. Tudo tem um preço.
Postagem baseada na discussão 1d20 Marks of the Grave no reddit/DnD
27/09/2017 at 8:50 am
Curti a proposta, deu ideia para várias inspirações.Eu confesso que gostaria de algo mais físico , como cicatrizes, perda de um olho ou algo do tipo, de forma eterna ; talvez como efeito colateral da ressureição e o dano sofrido que o levou a morte…
29/01/2018 at 4:29 pm
Eu adaptei o conceito de sanidade para o D&D. A sanidade passa a ser o sétimo atributo, a média de inteligencia e sabedoria do personagem. Eu nunca achei plausível aventureiros participarem de constantes carnificinas, massacres, guerras e traumas sem de fato sofrerem as consequências de seus atos. Além do que isso acaba trazendo mais importância para os dois atributos necessários para o valor de sanidade do personagem. Com a mecânica de insanidade esse problema foi resolvido e toda ação traumática passou a ter uma reação nos personagens. Por exemplo, um personagem que morrer perde pontos de sanidade e, claro, existe um limite. A perda de sanidade trás consequências como traumas e assim que a sanidade chegar a zero a mente do personagem estará destroçada e perdida. Isso cria barreiras para atos e ressurreições desenfreadas.
29/01/2018 at 4:46 pm
Ah sim, existe toda uma mecânica para perder e recuperar pontos de sanidade. Quanto mais experientes menores são as perdas e vice versa. Se não fosse assim em poucas sessões todos personagens seriam loucos. O objetivo não é fazer com que os personagens sejam penalizados a todo momento, mas que existe uma mecânica pronta para ser aplicada em momentos que o GM achar necessário aplicar em prol da narrativa.
30/01/2018 at 11:18 am
maneiro hein
30/01/2018 at 2:26 pm
Vlw PEP
17/03/2018 at 12:07 pm
Estou usando esta tabela todinha na minha mecanica de necromancia… os necromantes conquistam marcas da cova conforme avançam de nivel!!!!
09/06/2018 at 10:58 am
Magia tradicional no GURPS já é fraca (por isso criaram outros sistemas) e a única realmente fudida querem nerfar mais além dela custar 300 de FP.