Shotgun Diaries é um jogo gringo sobre apocalipse zumbi. A Red Box trouxe para ele para o Brasil e fez um projeto gráfico tão bom que até o autor J.Wick ficou babando! O jogo é ótimo e eu recomendo fortemente para aqueles que curtem o gênero. É um jogo com narrativa compartilhada, que em poucas páginas (18 paginas em um formato menor que o A5!) consegue trazer todos os elementos necessários para rolar uma campanha inteira no estilo Walking Dead.

Se você não conhece Shotgun Diaries,  clique aqui e veja uma resenha bem completinha. O jogo é ótimo para introduzir novatos ao hobby e ideal para one shoots acompanhado de snacks e umas geladas.

Um desafio extra cai bem

Este post não é um jabá do jogo e muito menos uma resenha, por isso vamos ao que interessa. Hoje lhes trago uma regrinha caseira bem simples, mas que pode adicionar um desafio extra aos jogadores:  Interpretar um personagem aleatoriamente sorteado em um baralho!

Em Shotgun Diaries não temos fichas de personagens cheias de atributos, perícias e coisas assim. Neste jogo a única coisa que difere um personagem do outro é o tipo de sobrevivente e isso as vezes deixa os jogadores sem um norte na hora de criar os personagens. A coisa pode piorar quando algum jogador perde o personagem no meio do jogo e deseja entrar no jogo com um novo.

Os humanos podem ser mais assustadores que os zumbis

Insira personalidades conflitantes e veja o circo pegar fogo entre os jogadores!

Pensando nisso, em 2013, eu fiz um pequeno baralho com alguns personagens prontos para que os jogadores sorteassem com que tipo de personagem iriam jogar. Estas cartas apresentam o tipo de sobrevivente, um nome, uma frase descrevendo a personalidade e uma foto, inspirada em alguma celebridade, para facilitar a galera na hora de imaginar as cenas.

Fica a dica

Eu tinha mais cartas, mas muitas se perderam no meu HD antigo e infelizmente só consegui encontrar estas 31. Entretanto, recomendo que você faça as suas. Talvez com a pegada do tipo de cenário que deseja jogar, inserindo personagens inspirados em seus atores preferidos ou até mesmo zuando seus amigos e conhecidos (tem um amigo meu neste baralho!)

Vamos conferir algumas cartas?

Se você gostar, pode baixar o arquivo com todas elas.

GdM-HR07-BARALHO-SHOTGUN.pdf (430 downloads)

 

  

Roundhouse kick lendário!

Cabe uma nota especial para a carta 00, onde eu introduzi um tipo de sobrevivente novo. O Sobrevivente Lendário só recebe seus dados de bônus quando estiver sozinho. Ok, não é balanceado, mas como é uma carta apenas no baralho, será o nosso coringa! Até porque a carta é bem maneira e os jogadores piram quando ela sai. Recomendo até que não deixe eles verem quais cartas existem, para não tirar o fator surpresa.

 

É isso ai galera, espero que tenha servido de inspiração pra vocês!

E você? Já fez algo assim? Tem algum outro método pra criar os personagens?

Fica a vontade pra comentar ai.

Abração!

 

PEP


Publicidade