Hey, vejo que voltou sedento por mais conhecimento.

Então vou mostrar as belezinhas que consegui recolher em minhas viagens. 

 

Monstros são sempre um assunto interessante. Aqui na guilda temos uma coluna só sobre eles e hoje eu vejo falar um pouco mais sobre monstros, mas neste post quero falar sobre “monstros” oriundos do mundo real. Na verdade quero te incentivar a buscar inspiração para seus monstros a partir dos animais da natureza, pois a coluna é de Biologia, mas é Biologia fantástica né!?

Por isso trago cinco exemplos de “mini-monstros” do nosso mundo que poderiam figurar facilmente em um bestiário. São animais que com um toque de fantasia ou um “raio” que as tornem gigantes, dariam ótimos monstros. Essa pequena lista tem o intuito de mostrar e exemplificar o quão inspiradora a natureza real pode ser e como você pode criar monstros interessantes a partir de coisas tão naturais.

 

Então abra sua mente e deixe a sua imaginação a vontade.

1 – Formiga-leão e as armadilhas de areia

Começaremos essa lista por um animal que é deverás interessante. A Formiga-leão ou Distoleon tetragrammicus, é um predador voraz em sua forma larval, diferente da sua forma adulta que possui outras características e hábitos. Então vamos focar só na forma larval desse inseto que é a forma mais interessante. O destaque dessa espécie e a peculiaridade com que ela captura suas presas.

Larva de formiga-leão

A larva da formiga-leão é capaz de construir uma armadilha de areia, que consiste num buraco de borda larga. Ele constrói esse buraco de formato cônico e se enterra no centro dele, mantendo apenas suas mandíbulas expostas. Ela utiliza o terreno arenoso para construir sua armadilha, pois após a presa cair, as paredes do buraco tendem a desmoronar, levando a presa até suas mandíbulas! Sinistro né?! A própria larva também causa esses micro desmoronamentos para “facilitar” as vítimas.

Esquema da armadilha de formiga-leão.

Imagine um vasto deserto arenoso, onde o aventureiro precisam passar para alcançar seus objetivos. Alguns notam grandes formações de areias diferentes, e aqueles que forem descuidados terão uma grande surpresa! Estas larvas servem como ótimas armadilhas, as vezes nem precisam de fichas para combate, mas ai fica ao seu critério.

Registro da captura da presa.

 

2 – Aranha Boleadeira e o cheirinho da morte

A Mastophora hutchinsoni é uma espécie de aranha que é capaz de excretar feromônios para atrair mariposas machos. Após atrair a presa para dentro do seu alcance, ela prepara um fio de seda com bolas pegajosas e o arremessa na mariposa, que fica presa e pronta para ser a próxima refeição da aracnídea. E você achando que o Peter Parker era o único que fazia coisas legais com suas teias.

Momento exato da captura de uma mariposa.

Agora vamos substituir mariposas pelos personagens dos jogadores e nossa pequena aranha por uma versão maior e mais sinistra! Posso até ver a cara de espanto deles quando seus personagens forem alvejados pelos projéteis pegajosos das aranhas escondidas entre as árvores. Atraídos pelo aroma agradável de donzelas eles encontrarão apenas a morte!

Que tal um rosto feminino como Lolth do desenho Caverna do Dragão?

 

3 – Vespa gigante avassaladora

vespa mandarinia é uma espécie de inseto originário de Ásia, que à primeira vista pode parecer uma animal comum, mas não se engane. Elas são criaturas muito perigosas! São insetos comunitários e carnívoros, também vorazes e extremamente agressivos e diferente das abelhas, essas vespas podem morder e picar repetidas vezes. A sua picada é uma das picadas mais dolorosas que existe e por isso estão entre os insetos mais temidos do mundo!

 

Agora veja você, os jogadores estão andando por um bosque ou campina bem agradável e encontram algumas colmeias, eles param para acampar e se deliciar com um pouco de mel. Tudo em paz, até que um grande zumbido ensurdecedor os alcança e rapidamente dúzias de vespas do tamanho de porcos atacam ferozmente! E não bastasse seu tamanho avantajado, suas mordidas são letais como espadas vorpais! Eita! Ia ser bem doido.

4 – Aranha-Tarrafa e a pescaria de jogadores

Da família deinopidae, estas belezinhas são aranhas que  além de ter uma visão excepcional, constroem  uma pequena rede entre as pernas, para servir como “rede de pesca”. É por isso que possuem este nome popular. A Tarrafa usa essa rede para capturar suas presas, lançando sobre elas sua rede.

Como seus olhos dianteiros são tão proeminentes em comparação com seus outros seis olhos, parece que elas só possuem estes dois olhos, mas você levará isso em conta e além de deixá-la do tamanho de um cavalo, lhe dará uma visão de 360º graus ou algum tipo de beneficio referente a surpresa e tocais. Sim, tocaias cairiam bem para ela! Com um simples esticar das patas ela já poderia “pescar” um jogador sob seu corpo e iniciar uma sessão de ataques brutais na copa das árvores!

5 – Besouro-bombardeiro

Brachynus crepitans  produz um jato quente que repele os inimigos. Esse material fica localizado em dias glândulas localizadas em seu abdômen. Essa glândulas contém 2 substancias distintas que são inofensivas quando mantidas separadas, mas quando são combinadas tornam-se a arma de defesa dessa criatura. O besouro possui um revestimento apropriado para que ele não sofra danos com essa reação química que resulta em um liquido mal cheiroso e com aproximadamente a 100ºC, podendo causar queimaduras leves.

Eu consigo ver o Paladino com seu grande escudo na linha de frente, apenas ouvindo os gritos angustiantes de seus aliados ao fundo sendo alvejados pelo jorro ardente deste besouro bizarro. Surpresa e horror, com certeza é isso que eu vejo.

Agora preciso analisar um espécime novo que capturei.

Quando saírem, não se esqueçam de fechar a porta, não quero que o sol entre amanha!

Espero que essa pequena lista não fique só no campo das idéias, mas que vocês consigam aproveitar algo em suas mesas. Brinquem com o inesperado, surpreenda os jogadores e deixe-os confusos. Inove seu repertório de criaturas com suas próprias criaturas inspiradas nos animais do mundo real.comente que outros animais saíram de um bestiário e vivem conosco em nosso mundo.

Deixe suas sugestão de criaturas, pedidos de tema para nossa coluna ou apenas comenta ai o que achou disso tudo.

Bom, é isso ai pessoal!

Raul, o vampirinho hippie