Aproveitado o lançamento do Old Dragon Aprimorado, eu vou fazer um ataque de oportunidade…ops! Digo, uma resenha de oportunidade e mostrar pra vocês o que temos de especial nessa versão nova do velho dragão.

Não tenho o livro físico em mãos, mas a Red Box enviou para a Guilda dos Mestres uma versão em PDF para nossa avaliação, o que eu farei com toda satisfação!

Eu adoro Old Dragon e sou suspeito para falar. Quem me conhece sabe que sou membro de carteirinha da comunidade do jogo na internet (A COMUNIDADE MAIS LEGAL DO MUDO) e acompanho o jogo desde o seu início. OD tem um valor sentimental para mim muito forte e eu vejo nele um potencial ilimitado. Eu mesmo voltei à fantasia medieval por conta do OD e por isso me dedico ferrenhamente na produção de material para ele, mesmo se não estiver jogando!

Dito isso, vamos ao que importa……

A nova edição aprimorada de Old Dragon!

Não é uma segunda edição

Primeiro de tudo, é bom ressaltar que falamos de uma edição aprimorada, mas não de uma nova edição.

ODA é uma revisão e ampliação das regras originais de Old Dragon, que tem o dever de aparar as arestas do jogo e manter retrocompatilidade total com as três revisões anteriores.

Achei o volume de mudanças ideal pra justificar um novo livro, mais ainda por se tratar do mesmo jogo. Acho que cada um vai amar e odiar algo, eu adorava o bárbaro, mas…

Não é cilada Bino! Pode comprar que ta lindão!

O Projeto gráfico

Além de melhorar as regras o Old Dragon Aprimorado levará o produto a outro nível de qualidade gráfica. O livro tá todo lindão! Trabalhado no carisma 18! Então você terá um livro de capa dura e com todo o conteúdo interno colorido! Todas as páginas possuem cores, seja na lateral, nas tabelas, caixas de notas e nas ilustrações.

Eu particularmente prefiro arte em preto e branco para jogos OSR, mas não vejo problema em cores, além de entender o apelo para outras fatias do mercado nacional. Foi uma sacada inteligente e bem implementada, a Red Box mandou bem novamente!

Senti MUITA falta das artes do Dan Ramos. Olha o nível dos trabalhos do cara!

Este foi o maior vacilo que eu já vi a Red Box cometer até hoje!

O que mudou nas regras?

No site da Red Box você pode conferir uma visão geral do que mudou, mas aqui eu quero expor as coisas que mais me atentei durante minha leitura do novo Old Dragon. Então, vamos ao que interessa! Rola a Iniciativa…

1 – Regra opcional para dificuldade de testes.

Old Dragon sempre usou teste de atributo de uma forma simples, onde o único parâmetro de entrada era o valor do atributo, o que fazia o teste para levantar um saco de cimento igual a um para carregar três sacos. Agora você possui uma regra opcional para lhe ajudar a arbitrar testes de atributos que variem em dificuldade, de muito fácil a quase impossível.

2 – Elfos resistentes

No Old Dragon havia uma regra obscura que dizia que um elfo não usaria o d10 como dado de vida caso fosse da classe Homem de Armas. Esta regra foi retirada e acho que fará pouca falta, pois nunca vi ninguém usando na prática.

3 – Sexualidade

Agora temos um box sobre o assunto, que e preferi copiar na íntegra para você conferir.

Ponto pra Red Box! OD sempre inclusivo e acolhedor.

4 – Classes

Poucas coisas mudaram aqui. O mais significativo foi a mudança nas regras de espantar mortos-vivos, nada diferente do que vimos no especial de natal e a lista de divindades com seus domínios. Existem agora poderes garantidos aos clérigos de acordo com a divindade reverenciada por ele.

5 – Especializações

As classes continuam as mesmas, mas as especializações… quanta diferença! Duas coisas eu noto de cara: Não são mais restritivas quanto aos alinhamentos, exceto uma ou outra apenas, e agora o texto deixa claro que o caminho da especialização é trilhado desde a criação do personagem, fazendo parte do seu conceito e influenciando em sua interpretação mesmo antes do nível 5.

Eu notei que as especializações ficaram mais turbinadas e acho válido falar de cada uma aqui:

  • Os druidas agora podeem se metamorfosear em qualquer criatura com ate 16 dados de vida!
  • Cultistas podem transformar seus braços em tentaculos bizarros
  • Caçadores são clerigos que caçam mortos-vivos. Esse é novo e bem legal!
  • Paladinos, dependendo do Carisma, podem somar até +6 no ataque e +6d6 de dano quando atacar criaturas caóticas, além de sua aura afetar aliados também!
  • Guerreiros agora causam mais criticos, chegando a uma chance de 16 ou mais no nível 20 e podem rolar ataques falhos
  • Bárbaros agora tem furia, aliás, ele só tem furia. Infelizmente tiraram aquela redução de dano marota e infelizmente a fúria vem com aquela velha treta de atacar os aliados.
  • Ranger continua sendo ladrão! Agora ele tem bonus para lutar com duas armas e pode ficar SEMPRE em furtividade, em um ambiente selvagem. SEMPRE! Vai chover ataque furtivo!
  • Bardos agora podem lançar magias arcanas, conforme o bônus de inteligência, ou seja no máximo 2 de 1º círculo com INT 18!
  • Assassinos ganham até +12 de bônus no dano de acertos críticos,
  • Ilusionistas não receberam grandes mudanças,
  • Necromante não estão limitados a controlar esqueletos. Agora animam mortos-vivos, chegando a animar até 5 dados de vida de uma vez, o que ja da pra fazer um ogro zumbi por exemplo! Além disso, suas crias são bem mais fortes que o normal e o mago emana aura de medo, além de virar lich!
  • Adivinhador são novos no pedaço. Basicamente magos que detectam armadilhas mágicas e identificam itens mágicos.

5 – Equipamentos

Aqui nós vemos armas com margem de crítico diferenciadas e multiplicadores de críticos variando de x2 a x4, Deus salve a picareta! Por falar em picareta, temos várias armas novas e todas agora tem um tipo de dano (corte, perfuração ou impacto). Algumas armas possuem bônus em manobras de desarme e derrubar. Nas armaduras temos algumas novas e um escudo de torre que não fornece bônus na CA, mas uma resistência com 25% de chance de ignorar totalmente um ataque que tenha atingido o lado do personagem onde o escudo se encontra.

Os itens gerais foram divididos em kits para facilitar a vida de quem odeia anotar itens nas fichas. Tem kit de ladrão, explorador e o kit básico. Nota para a lista de produtos especiais, tipo itens de alquimia como bastão solar e pedra trovão. Temos também uma bela tabela de propriedades para quem curte gerenciamento de terras e tropas, lembrando que em Old Dragon todas as classes dizem que em dado nível o personagem “pode construir uma fortaleza/templo/torre/guilda”.

6 – Exploração

Aqui temos poucas mudanças, mas bem significativas. Qualquer personagem pode tentar furtividade em ambiente escuros ou pouco iluminados. Além disso, todo mundo pode tentar achar armadilhas e portas secretas. É uma chance pequena, mas é melhor que nada!

7 – Combate

Aqui temos mudanças importantes. A iniciativa não leva mais em conta a arma utilizada e deve ser rolada apenas no início do combate. Agora temos o conceito de tipos de ações (ação padrão, ação livre e movimentação), seguido de uma lista pra deixar o conceito bem claro.

Em termos de combate tático, agora temos o famigerado flanquear, ou seja, se você luta contra alguém e tem ajuda de um aliado posicionado no outro lado do inimigo, vocês dois ganham +2 nos ataques. Agora mais do que nunca, acho que miniaturas se farão necessárias em Old Dragon.

Também foram adicionadas Condições especiais, que seriam modificadores que atuariam sobre os personagens. Quais penalidades teria um personagem que ficou cego, com medo, cansado, nauseado ou surdo? Pois bem, agora você tem estas condições bem definidas no core do jogo.

8 – Domínios clericais

Seu sacerdote agora terá poderes associados ao seu deus. Uma lista de divindades é apresentada no capitulo de classes e no de magia vemos os efeitos dos domínios. Nos níveis 5,8,e 16 o clérigo pode pegar habilidades de domínio. Isso ficou bem legal!

O domínio da Morte permite ao clérigo matar uma criatura que tenha 5% dos seus pontos de vida. A criatura até faz uma jogada de proteção modificada
pela Constituição, mas se falhar morre simplesmente pela imposição de mãos do fervoroso adorador da morte!

9 – Magias

Uma grande sacada na parte de magias foi permitir que magias sejam melhoradas ou pioradas de acordo com o nível do slot utilizado para memorizá-la. Você poderia memorizar uma Bola de Fogo de primeiro círculo ou uma de quinto! O mestre tem a palavra final aqui e o livro sugere que um jogador poderia usar um slot de quinto círculo para conjurar uma Bola de Fogo que use d8 ao invés de d6 na rolagem de dano. Isso acaba com trocentas magias iguais, variando apenas nível.

Menos espaço e mais informação! Conjurando magias com slots de círculos variados

No final, ficou como em D&D 5, você possui curar ferimentos apenas precisando usar um slot de magia mais ou menos poderosos de acordo com o efeito esperado. Por falar em curar, percebi que a magia causar ferimentos agora não é mais uma reversão da primeira. Agora temos realmente duas magias distintas. Isso aconteceu com outras magias também, como bom fruto e mau fruto por exemplo.

No tocante à lista de magias, temos magias novas também. Além de mais magias, encontrá-las ficou mais fácil por conta das sinalizações de página. Nas páginas pares temos uma marcação lateral dizendo a letra da primeira magia da página e nas páginas ímpares temos a letra da última magia exibida. O layout das magias ficou melhor também, agora temos uma estrutura de informação organizada em menos espaço.

 

Detalhe para o indicador de letra na lateral da pagina.

 

10 – Coisas de mestre

Na minha leitura rápida, não vi grandes mudanças aqui, mas vale falar sobre um item mágico novo bem legal, a Caneca do Beberrão. Um item sem utilidade mecânica, mas que é ótimo se olharmos “de dentro da ficcção”, pois esta caneca se enche de cerveja até três vezes por dia! Pense nas tretas que da pra arrumar com isso!

Ainda falando de itens mágicos, não temos regras para criá-los (aguarde o Companion, eu acho), mas temos uma regra alternativa para comércio de itens mágicos. O POP falou sobre isso na live que fez para mostrar o livro (veja aqui), mas eu confesso que não entendi direito o uso da regra….. na verdade, isso é so desculpa pra largar mais um preview para você!

 

Neste capítulo temos também monstros! Só que agora a Red Box usou o layout do Bestiário! Então temos parte daquela lindeza neste manual básico também. Ótimo para mostrar para os atrazildos, o que eles estão perdendo ao deixarem de comprar o Bestiário. Vou deixar mais um print aqui para você ver o novo Goblin do Old Dragon, que segundo o POP vai ser icônico como os de Pathfinder!

Goblin desenhado pelo talentoso artista Diego Sá.

11 – A Ficha!

Não bastando tudo isso que eu já disse, ainda temos um presentão no final do livro: Uma ficha de personagem novinha! Sério, ta bem bacanuda essa ficha!

Não se preocupe com a resolução da imagem que eu to colocando aqui. Falei com o Dan Ramos e ele adiantou que em breve essa ficha vai estar disponível para donwload! Só esperar mais um pouco.

 

 

Olha que belezura!

PEP COMBO DUPLO ! Olha que belezura!

 

Onde comprar

Se você curtiu o novo Old Dragon Aprimorado, então saiba que ele vai sair baratinho! São 70 pratas pra ter essa belezura toda colorida e com capa dura!

Assim, se você tiver como ir na CCXP, então poderá comprar mais barato e mais cedo, mas os meros mortais como eu terão que esperar até o dia 12 de dezembro!

Resultado de imagem para take my money meme

Red Box mais uma vez mandando bem e fazendo valer o nosso dinheiro.

Adote o velho dragão

É isso ai galera, essa foi a minha resenha e deve ter passado mais coisas legais que eu não me atentei, mas eu espero que ela te ajude a adotar este velho dragão.

Old Dragon fez muita gente voltar ao RPG e tem servido como porta de entrada para muitos novatos. Já foram mais de 10.000 livros vendidos e mais ainda serão, se a Red Box não mudar seu padrão de qualidade e atendimento.

Só para você saber, ainda temos mais coisas vindo por ai, então é melhor você já ir se preparando! Companion, Cyclopedia, Legião… vish! é muita coisa boa vindo ai gente, fora o que o Beltrame e Moostache Books tão preparando!

Eu paro por aqui, se não vou mostrar o livro todo ou falar de coisas que não devo!

Abração desse dragão velho e uma jogatina aprimorada para todos!

PEP