Hoje temos uma regra caseira de autoria de Roberto “Necrobeto” Moreira, lá do grupo ICONS no whatsapp. Por falar nisso, se você não faz parte do grupo, clica aqui e participa. Rola muita coisa legal por lá e você pode ajudar a comunidade do jogo a crescer!
Reputação como atributo
Em alguns cenários a reputação de um personagem é tão importante quanto suas demais habilidades. Uma boa reputação pode ser a diferença entre ser visto como o ídolo das crianças ou apenas mais um vigilante mascarado que ninguém confia plenamente. Em termos de jogo, a Reputação passa a ser um novo atributo, tendo seu valor determinado da mesma forma que os demais. Reputação detalha o quão bem o personagem é conhecido pelo mundo. Esta habilidade é usada quando se tenta influenciar, acalmar, liderar, intimidar ou se impor pelo ícone que o personagem representa para os que o observam.
No primeiro filme dos Vingadores vemos o Capitão América comandando as tropas policiais na proteção dos civis. Isso poderia ser facilmente tomado como um teste bem sucedido de Reputação.
Às vezes, um NPC tem uma opinião formada sobre os personagens dos jogadores, ou talvez seja um inimigo declarado, mas o fato é que sempre existirão situações onde o teste de Reputação pode ajudar a melhorar as coisas. Quando os heróis tentam se valer de sua reputação, isso pode dar certo ou não, mas a reputação também tem um caráter passivo, influenciando no jogo por conta própria.
Um personagem pode atrair fenômenos e eventos involuntariamente por conta de sua reputação. O comissário de polícia pode lhe procurar, os mendigos do seu bairro sabem que você esta sempre por perto e um ET poderoso poderia procurar você para um contato imediato por sua reputação o destacar dos outros milhões de moradores do planeta.
Testando a reputação
O Teste de Reputação pode ser modificado para cima ou para baixo (+ ou – de 1 a 3) por circunstâncias das mais variadas, como subornos, natureza suspeita ou amigável do NPC, proximidade do chefe do NPC, comportamento do herói observado e assim por diante.
Modificadores para o teste
Aqui estão algumas diretrizes:
- +1 ponto : O alvo é amigável aos heróis, talvez um amigo ou parente próximo, ou um contato listado.
- + 2 pontos: O alvo será beneficiado ou ficará bem visto por pessoas importantes.
- + 3 pontos: O alvo receberá toda glória ou recompensa por alguma coisa realmente importante, ou terá um grande sonho de sua vida realizado.
- – 1 ponto: O alvo não é amigável aos heróis, talvez um estranho total, ou um personagem que o herói ofendeu.
- – 2 pontos : O alvo é hostil ao herói, ou a questão não é tão trivial para ele, indo contra suas convicções ou modus operandi.
- – 3 pontos: O alvo é colocado em perigo de vida ou o que se espera dele está fora de cogitação ou vai contra seus princípios mais fortes.
Resultados do teste
- Falha: o NPC não só recusa como tenta atrapalhar ou dissuadir, o herói, do contrário.
- Sucesso Menor: o NPC não será útil, mas também não irá atrapalhar.
- Sucesso Moderado: o NPC será um pouco útil, mas somente se não for muito esforço.
- Sucesso Maior: o NPC ajudara da melhor maneira possível.
- Sucesso Decisivo: o NPC fara de tudo para ajudar o personagem.
Quem precisa de reputação quando tem um uniforme Fodão?
Para finalizar….
As rolagens de Reputação são usados apenas quando se trata da interação com ou entre NPCs. Um Teste de Reputação nunca é usado contra os personagens dos jogadores. Da mesma forma, NPCs não são compelidos a agir como se por efeito de algum encantamento ou dominação mental, por isso o narrador é encorajado a interpretar de forma coerente com a personalidade do NPC.
O Coringa pode até revelar ao Batman como ele poderia se libertar da armadilha que o prende, mas jamais o libertaria por causa de um teste de Reputação.
É isso ai pessoal, por hoje é só! Agradeço mais uma vez ao Roberto “Necrobeto” Moreira, por ter nos apresentado essa regra interessante. Espero que este post seja útil e inspirador para que você venha a criar mais materiais, regras e conteúdos legais para ICONS, este Super RPG!
Abraço!
PEP
29/12/2017 at 11:33 am
Gostei muito disso, vários jogos ignoram reputação ou renome do jogador durante a interpretação. Muito bom
30/12/2017 at 8:35 pm
Se vc chegar a testar me avise aqui, gostaria de saber o que vc achou.
30/12/2017 at 1:22 am
Não curtir, até é interessante, porém vocês estão implementando novas regras onde em Icons já tem mecânica pra resolução desse problema. Em vez de criar um novo atributo, cheque as condições do PJ e verifique se ela possui alguma relação que denote uma reputação favorável a ele com aquele PDM, caso não tenha verifique nas condições de equipe se tem alguma relevante… e se não tiver, basta apenas Criar Condição (Criar Vantagem em Fate) sobre o PDM …criou a condição ?? Agora o PJ poderá ativar a condição criada, pra ganhar vantagem usando o RETCON (Em Fate, isso é Declarar Fato). Exemplo: Vou usar como protagonista a “A INCALCULÁVEL DIVISÃO!” que esta tentando convencer a única testemunha do ocorrido, a cooperar com o caso. Então a jogadora vai gastar o P.D. pra ativar a condição: “Enfrento os vilões para fazer o bem” e ativando a vantagem: RETCON: onde a jogadora fala pro narrador que o PDM em questão se lembra do rosto da heroína, quando ela o salvou dos ladrões num beco escuro!
30/12/2017 at 8:33 pm
As regras postadas aqui, são apenas pra quem quiser usar, se vc não Curtiu, blz.
Continuo achando interessante tem um Atributo Nivelador para a Reputação.
Obrigado pela sua Opinião.