Cansado da fantasia tradicional? Quer conhecer novas terras?

Olá roladores de dados!
Hoje abordarei cenários fantásticos que trazem elementos diferentes ao serem usados.

Normalmente, o que se vê sendo usado nas mesas é apenas mais uma versão adaptada da fantasia tradicional com seus elfos em reinos nas florestas, anões no subterrâneo, humanos expansionistas e ananicos apreciadores das ervas de fumo.

Há uma tendência em seguir padrões tolkenianos e seguir esses elementos sem dar um diferencial ao cenário de jogo.

Para ajudar você, amigo mestre, que deseja sair da caixa do convencional e entrar de cabeça em uma proposta diferente, segue uma pequena lista dos meus cenários de fantasia que estão fora da caixa.

Al Qadim

Imagem relacionada

Baseado nos contos das Mil e Uma Noites, possui temática árabe.

Zakhara é uma península de um cenário maior, mas você pode utilizar como uma caixa fechada de conceitos e ideias para sua mesa.

Cidades com mercados gigantes, desertos sob o sol escaldante e mares repletos de corsários são apenas a ponta do “iceberg” que este rico ambiente pode apresentar.

A cultura em Al Qadim é única, trazendo elementos ricos em detalhes que são um reflexo da construção social do cenário, excluindo conflitos raciais tradicionais e trazendo novas ideias sobre a interação personagem jogador/ambientação.

Resultado de imagem para al qadim art

A constante utilização de termos de origem árabe propicia o senso de fantasia que abunda em uma terra repleta de gênios da lâmpada, desbravadores dos mares ao estilo de Sinbad e nômades que buscam as verdades prometidas nas profecias do deserto.

É um dos cenários mais ricos em termos culturais e pode propiciar MUITOS anos de aventuras (fica aqui o salve para o mestre Rodrigo Allef Tolentino e suas décadas de aventuras em solo arenoso).

Dark Sun

Athas, um mundo devastado pelo uso de magia, onde ler e escrever é proibido, metais são raros e a lei da selva impera.

Apenas os mais fortes sobrevivem sob o sol desse mundo.

O clima é brutal, os recursos são poucos e sob o reinado dos Reis Feiticeiros a vida é difícil. Escravidão é comum, as pessoas são violentas e monstros horríveis habitam os caminhos entre as cidades. Magia corrompe o mundo e distorce a natureza, drenando a vida para moldar os desejos dos usuários de feitiçaria e apenas deuses falsos existem.

Resultado de imagem para dark sun

Coletar recursos, sobreviver e galgar um papel dentro do povo é a grande trama deste cenário. Não há espaço para lendários heróis que salvaram o mundo aqui. Cada dia em Athas é uma jornada pela sobrevivência.

Reinos de Ferro

Resultado de imagem para iron kingdoms

Fantasia forjada em metal e impulsionada por vapor.

Pólvora, aço e magia se misturam para construir os conflitos sócio-militares que são a realidade de Immorem ocidental.

Aqui, soldados e mercenários lutam pelos seus ideais…ou por quem pagar mais.

É uma ambientação como nenhuma outra, com conceitos ricos e tumultuosos, com suas próprias deidades, vilões e criaturas fantásticas. Combine feitiçaria com pólvora, impulsione sua espada com tecnologia a vapor e lute por ideais caídos em prol de nações que se odeiam.

conceptvault: “ Iron Kingdoms: Unleashed Lines by Andrea Uderzo Paints by Nestor Ossandon ”

Diversas raças e facções trazem elementos únicos para uma mesa de jogo que pode dar giros que farão os jogadores terem o constante senso de “wooow, isso é demais!”.

Immorem, um lugar onde homens bons morrem nas frontes de batalha e políticos os manipulam como peças em um tabuleiro.

Deadlands

Deadlands Comes Roaring Out Of The Grave With Two-Fisted Kickstarters

Combinando elementos de faroeste (o famoso bang bang) e elementos de horror, essa versão dos Estados Unidos nos apresenta um ambiente selvagem com tradicionais elementos de filmes americanos do gênero western e fantasia de uma forma que jogadores ficarão de cabelo em pé, mesmo tendo nas mãos pistolas com balas capazes de matar fantasmas.

Espíritos antigos habitam as terras, oriundos de outrora, despertam novamente para corromper os homens e magia impulsiona a tecnologia.

Os jogadores podem ser pistoleiros sagazes, feiticeiros que jogam cartas no saloon, cavalos para espíritos antigos, cientistas loucos e conviver no fim dos dias.

Coisas que eram lendas e pesadelos são reais aqui. Saiba ou não, tudo não passa de um jogo de cartas pelo destino.

Children of the Sun

Bem-vindos a uma versão distorcida das terras da Umerica! Uma versão pós apocalíptica das Américas, onde anos após um evento cósmico ter alterado as regras da realidade.

Trazendo elementos astecas, maias e incas, esse cenário traz uma versão pós apocalíptica das América Central com elementos fantásticos.

A tecnologia é da era da pedra. Sacrifícios são feitos. O mundo se regenera após centenas de anos de poluição. Falsos Deuses brincam de divindade. Uma selva imensa, com horrores vivos e que possui em seu fim uma cadeia de vulcões que não permitem a passagem para as terras do norte.

Depois de anos de tecnologia, os homens passaram a viver como as tribos de seus antepassados.

Capriche seu portunhol, descubra sua mutação e cuidado com as plantas carnívoras.

Thordezilhas

Resultado de imagem para thordezilhas sabres e caravelas

Vista sua capa e saque seu sabre.

Aqui aventuras e explorações acontecem em um novo continente, tesouros gloriosos aguardam e batalhas navais são a realidade nos mares.

O Luiz Claudio Gonçalves nos apresentou um fantástico cenário que arremete a nossa própria cultura, com fortes elementos de capa e espada alinhados com fantasia fantástica.

Fãs de piratas do caribe, os três mosqueteiros, zorro, conde de monte cristo e pirataria não podem deixar de explorar esse maravilhoso cenário.

Troque sua espada longa por um sabre, coloque um bacamarte as costas, suba no navio e desbrave os mistérios de um mundo muito similar ao nosso, mas criando suas próprias aventuras.

As grandes navegações são recriadas aqui, flertando sempre com a literatura (forte inspiração que pode ser detectada na leitura do material) e com liberdade de criação para qualquer mestre adaptar os conceitos aqui vistos para sua mesa.

Exploração, magia, heroísmo, intriga e tesouros aguardam os ávidos por aventuras!