Enfrente vários inimigos de forma simplificada e igualmente heróica.

 

Fala galera!

Que tal um quebra contra vários inimigos de uma só vez, sem ter que perder 3 horas de sessão para isso?

Curtiu? Então vamos falar sobre as fichas de bando e baixar umas no final!

INIMIGOS PARA TODOS OS LADOS!

ICONS trabalha com um sistema de bônus, para simular o apoio de vários aliados quando um personagem vetor, decide atacar. Com base nisso, calculei um bando de dezesseis inimigos para conceder bônus de +4, as fichas de inimigos rotineiros que já constam no livro básico. Apesar do valor exato de oponentes, o mestre não precisa se ater a quantidades exatas na hora de ilustrar a quantidade de inimigos que compõe o desafio. Descreva sempre que vários inimigos atacam, até que todo o bando tenha sido derrotado.

O bônus de Atenção, já é aplicado diretamente ao valor do atributo. Já em Proeza, Coordenação e Vigor (ou dano da arma utilizada), o bônus é de +2, pois o bônus de +4 é dividido pela metade entre ataque e dano.

BANDO EM COMBATE

Quando o bando ataca seus inimigos, ele o faz de uma só vez, utilizando-se dos recursos adequados para tal.
– Inimigos em combate corpo a corpo serão atacados através de um teste de proeza.
– Inimigos atacando a distância, serão atacados por armas adequadas (caso o bando as utiliza), através de um teste de coordenação.
– O bônus de apoio não deve ser aplicado as rolagens de defesa do bando. Sendo assim, toda rolagem de defesa é feita com redutor de -2.

EXEMPLO: Um bando de capangas armados com tacos e pistolas, defende o depósito da máfia quando os heróis chegam. Mr. Socão e Kung Master se lançam sobre os inimigos, enquanto Sônica e Arqueira Sangrenta atacam de longe. Todos atacam o bando, e quando chega a vez deste, ele rola Proeza +1d6 contra Mr. Socão e Kung Master, e Coordenação +1d6 contra Sônica e Arqueira Sangrenta. O dano da pistola recebe o bônus de +2 assim como o Vigor receberá (simulando que muitos batem OU atiram nos heróis de uma só vez).

ATACANDO UM BANDO

O bando funciona como um único inimigo, apesar de serem vários de uma só vez em termos de ficção. Ainda assim, existem ataques que de uma só vez, já são capazes de alvejar mais de um oponente. O Extra: Explosão, trata exatamente dessa questão. Para que sua utilização permaneça eficiente no esquema proposto, cada escala de sucesso acima de Menor, aumenta o multiplicador de dano causado aos oponentes. Veja abaixo a tabela de sucessos:

Sucesso Menor: x1 de dano base
Sucesso Moderado: x2 de dano base
Sucesso Maior: x3 de dano base
Sucesso Decisivo: x4 de dano base

EFEITOS DE DANO

Caso algum dos efeitos de dano seja acionado, o mesmo irá causar +2 de dano para Sucesso Moderado, +4 de dano para Sucesso Maior e +8 de dano para Sucesso Decisivo. Se o bando foi nocauteado ou mesmo morto, fica a critério dos jogadores e do mestre.

DANO DIRETO (OPCIONAL)

Os heróis sempre conseguem acertar o bando, visto que seus inimigos estão por todos os lados. Os heróis devem rolar: Proeza + 1d6, Coordenação + 1d6, Vigor +1d6, Arma +1d6 ou Poder +1d6 contra a rolagem de defesa do mesmo (proeza ou coordenação + 1d6). Da mesma forma, o dano é igual ao Atributo / Arma / Poder empregado.

AJUSTANDO O BANDO
O mestre deve sentir-se a vontade para ajustar os valores das fichas de bando da maneira que melhor convém a sua mesa de jogo. Em alguns casos deixar algum atributo um pouco mais alto (ou mais baixo), faça mais sentido para a ocasião. A energia também pode ter grande influência sobre o tempo de combate, então ajuste isso também (mas faça isso antes de iniciar o combate pra ser justo com os jogadores 😉).

DOWNLOAD

Segue abaixo, o arquivo com as fichas do livros já atualizadas para suas versões coletivas.

Download: BANDOS-ICONS-1.0.pdf (325 downloads)

Espero que tenham curtido, e que esse esquema ajude na hora de conduzir aquele quebra pau de proporções épicas!

Abraço!


Publicidade