Uma coleção de manuscritos mágicos perturbadores para D&D, OD e TBH

Fala galera, nos idos de janeiro de 2015 e eu tentei criar um item mágico interessante, para adicionar um elemento de caos e estranheza à magia vanciana. Embora tenha feito pensando nos jogos que eu jogava na época (OD e D&D), creio que você pode usar este material para qualquer sistema que utilize magia vanciana. Mesmo que você jogue um sistema sem magia vanciana, como Espadas Afiadas ou GURPS, acho que a tabela de deturpações mágicas podem ser usadas para falhas críticas e catástrofes dos conjuradores, independente das mecânicas e benefícios do item em si.

No final você pode baixar o pdf completo. É de 2015,  mas ta limpinho….

Espero que todos curtam!

Origem dos manuscritos

Os Manuscritos de Niburu são tomos volumosos que formam uma antologia de textos arcanos antiquíssimos, de origem desconhecida e autoria duvidosa. Alguns estudiosos atribuem a obra a um grupo de magos de um continente perdido, outros apostam em cultistas de entidades alienígenas e há quem sugira que o texto faça parte de um livro profano e de leitura enlouquecedora para mentes mortais.

Seja como for, o poder dos pergaminhos é lendário e por tanto, cobiçado por muitos conjuradores. Embora existam algumas cópias destes pergaminhos espalhadas pelo mundo, dificilmente alguém possui os 9 volumes que completam a coleção.

Benefícios do conhecimento

Cada volume possui segredos arcanos atrelados a um círculo de magia específico, o que possibilita aos conjuradores arcanos o domínio sobre estas magias. Entretanto, somente mentes brilhantes (Inteligência 25 ou maior) compreendem o texto com exatidão, sendo assim, os demais compreendem apenas parte de seus segredos, podendo ainda assim usufruir dos seus benefícios, mas com deturpações e até sequelas mentais incuráveis.

Ao final da leitura de um dos volumes dos Manuscritos de Niburu, o conjurador pode aplicar os seus segredos às magias conhecidas que sejam do circulo atrelado ao volume. As magias alteradas por tais conhecimentos passam a ser consideradas de um círculo imediatamente inferior, para fins de memorização e preparação, mas não dos efeitos em si.
Caso o volume seja referente ao primeiro círculo, a magia passa ser uma habilidade inata utilizável até 3 vezes por dia.

Perigos do conhecimento

A leitura de cada volume cobra um alto preço de mentes fracas ou despreparadas (Inteligência e Sabedoria inferiores a 25), de modo que ao final da leitura o conjurador precisa realizar uma Jogada de proteção de Sabedoria para manter a saúde mental, pois teve contato com verdades enlouquecedoras que não deveriam ser revelados a meras mentes mortais.
Uma falha resulta na redução do valor de Carisma do personagem em 1d4 e pode deixa-lo com doenças mentais graves caso tenha seu valor de carisma reduzido em 5 pontos ou mais por causa das leituras dos Manuscritos de Niburu ao longo de sua vida.

Em Old Dragon as jogadas de proteção não possuem uma classe de dificuldade variável, por tanto, em D&D 5 o mais indicado é que a dificuldade seja igual a 10 + círculo de magia relativo ao volume lido.

A penalidade em Carisma ocorre por que pessoas insanas acabam se tornando antissociais e de difícil interação social, entretanto você pode reduzir Inteligência ou Sabedoria se preferir, mas lembre-se de que o personagem está obtendo conhecimentos e desvendando grandes mistérios, o que não deveria deixa-lo menos inteligente ou sensato.

Imagem relacionada

Lendo os 9 volumes

se os Manuscritos forem lidos em sequencia e no prazo de 1 mês, o conjurador poderá escolher 1d4 magias de até 3º círculo para serem usadas 3 vezes por dia como habilidades naturais inatas, (como as de 1º círculo) porém, sem deturpações mágicas (veja a seguir).

Deturpações mágicas

Embora os leitores aprendam formas de maximizar suas capacidades arcanas, as magias alteradas com os segredos dos Manuscritos de Niburu acabam sofrendo deturpações mágicas  por causa da incapacidade da mente mortal em compreender totalmente as formulas arcanas bizarras. Por conta disso, quaisquer magias beneficiadas pelos Manuscritos de Niburu recebem uma deturpação mágica que será ativada sempre que a mesma for conjurada.

Role 1d100 e consulte a tabela de deturpações mágicas – que se encontra no pdf – para saber qual peculiaridade estranha adicionar à magia que sofreu a redução de círculo. Cada nova magia beneficiada recebe uma deturpação própria e embora algumas possam parecer severas demais, recomendamos o seu uso para aumentar a atmosfera de caos e estranheza sobre a magia do jogo, afinal a vontade dos dados é a representação máxima do caos, surpresa e do elemento bizarro no jogo.

Eis as 29 primeiras perturbações disponíveis no pdf.

 

 

Download

O conteúdo deste post e a tabela com 100 deturbações mágicas podem ser encontradas no pdf disponível abaixo.

GDM-ManuscritosNiburu.pdf (444 downloads)

 

É isso ai pessoal! Espero que tenham curtido e que este material possa lhe servir de alguma coisa.

Abração do PEP!


Publicidade