Confira o processo criativo de magias para EA&FS, direto das tabelas de Maze Rats

No diversão Offline deste ano, no RJ, eu pude conhecer  os produtos da Gentle Ogre, em especial o Maze Rats! Se você não conhece, pare a sua leitura agora e dê um bizu nessa resenha aqui. É serio! O jogo é bem maneiro e vai te dar várias ideias marotas.

São poucas paginas, num formatinho agradável e super econômico, mas o que eu mais curto nele é o seu acervo de tabelas e dicas para narradores. É o tipo de coisa que você leva pra vida inteira e mesmo que nunca jogue o jogo, você usa em outros jogos….mas jogue essa parada que vale a pena hein!?

Pensando em mostrar a grande utilidade dessas tabelas e sua capilaridade para fora do Maze Rats em si, eu resolvi usar as tabelas de criação de magia para criar material novo para Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros, o jogo do meu camarada Diogo Nogueira. Mas você pode usar este processo para qualquer jogo que quiser, pois dará certo!

E ai Leu a resenha? Então se liga que a Gentle Ogre ta vendendo a versão nacional aqui!

Criando magias

Se você não sabe, as magias no Maze Rats são super randômicas. A cada dia o mago deve rolar os dados numas tabelas para descobrir quais magias poderá usar. Veja bem, você pode achar isso meio estranho, mas é que em Maze Rats não é o mago quem controla a magia, mas a magia quem controla o Mago. Independente de curtir o conceito ou não, se liga nas coisas que saem das tabelas, pois são iradas! Vem comigo e acompanha esse processo criativo.

A gente rola 2d6 para definir a estrutura do nome da magia, e depois rola 2d6 nas tabelas oriundas dessa estrutura.

Isso nos dá as palavras chave da Magia, mas o efeito somos nós que criamos e aqui mora a diversão!

Salmoura + Enxame

Aqui eu tirei uma as palavras salmoura e enxame. Eu pensei em alguma coisa que fizesse uma massa de água virar uma salmoura, mas dai ficava faltando o enxame. Pensei em invocar insetos que salgassem a água, mas achei pouco interessante. Dai procurei a relação de inseto e sal no google e achei a Bug a Salt, uma arma de matar insetos a base de sal!  Pronto! É isso!

Exterminar inseto
Causa uma explosão de salmoura em um ponto à longa distância causando 1d10 de dano por NP em quaisquer insetos ou artrópodes. Criaturas normais tomam apenas 1 de dano por NP, pois este feitiço foi criado para exterminar pragas e enxames sem perigo para os seres humanos.

Sangue + Silenciador

Tudo que envolve sangue me faz pensar em fantasia sombria e maldições sinistras. Como eu acho que isso tem tudo a ver com EA&FS. Então pensei em um feitiço que faça parar de sangrar, como se silenciasse uma ferida, mas achei que ficou “bonzinho” em excesso. Depois pensei em algo mais trevoso como fazer alguém perder a voz por se engasgar com o próprio sangue, mas alguém se engasgando faz barulho e não casou com a palavra silenciador.

Usurpar voz
Pode-se roubar a voz de alguém por 1 NP horas ao ingerir seu sangue. Durante este período o conjurador poder alternar entre a sua voz ou a voz que acabou de usurpar. Conjuradores que tenha a voz roubada não podem conjurar magias até o término da duração.

Resultado de imagem para stolen voice

Olha nossa Bruxaria em um desenho da disney

Esmagar + Raio

Bem, esta pareceu-me bem fácil de bolar um efeito. Seria um raio que esmaga seus alvos, mas achei isso previsível de mais. Então matutei mais um pouco tentando distorcer as palavras e seus significados. Nesse sentido entendi que esmagar poderia ser algo como anular, suplantar, vencer ou inutilizar, bem vamos ver como ficou.

Sorver eletricidade
A condutividade elétrica de uma criatura ou objeto é alterada de maneira que toda eletricidade se dissipa ao seu contato. Este efeito dura 1 NP turnos.

Resultado de imagem para electricity imunity

Aha! Não contavam com minha astúcia… não pera…

Pele + Garra

Assim como o feitiço anterior, neste eu pensei logo em criar garras no conjurador. Isso pode parecer legal, mas os caras geralmente tem atributo ruim pra sair na porrada e não adiantaria muito ter garras mortais se não acertasse um ataque. Pensei em fazer garras surgirem na pela dos adversários, mas preferi algo mais necromântico!

Jardim da morte
Uma garra grotesca brota como uma flor no local onde o mago jogar um pedaço de sua própria pele (1pv de dano para arrancar a pele). Esta garra ataca qualquer criatura em seu alcance e várias podem ser conjuradas de uma vez. 1d6 NP garras surgem como um verdadeiro jardim, elas causam 1d6 de dano e permanecem em atividade até a luz do sol extinguir sua existência.

Resultado de imagem para undead claws ground

Fala a verdade… é um clássico né!?

Acelerar + Alcatrão

Aqui eu fiquei realmente tentado a rolar os dados novamente, mas aceitei o desafio. Consultando no google descobri que Alcatrão é uma substância química composta por várias outras. Oh! Estou aprendendo coisas novas jogando rpg! Que lindo!… Bom, o alcatrão é usado em fumo, asfalto e até tinturas de cabelo, mas o mais importante é que é uma substância considerada cancerígena. Então, que tal acelerar este câncer ai!?

Maldição do fumo
Este feitiço é extremamente pontual, mas muito poderoso. É possível acelerar o aparecimento de um câncer fatal em uma pessoa que tenha contato com a porção de alcatrão encantada. A doença reduzirá o tempo de vida da vítima em 1d6 NP anos, sendo que na metade deste tempo ela se manifestará de forma grave, reduzindo o alvo a um moribundo agonizante. Se o alcatrão for fumado, os efeitos são dobrados!

 

O ministério da saúde adverte: Não fume a erva do mago!

Conclusão

Eu não sei se você curtiu as magias, mas acredito que o ponto alto aqui não seja o que criamos, mas como criamos.

As tabelas do Maze Rats são iradas de mais e eu pretendo usá-las para tudo e é claro que pretendo criar as minhas próprias tabelas conforme as particularidades dos meus jogos.

Acho que a mensagem passada foi a de que Maze Rats além de ser um ótimo jogo, também funciona como uma ótima caixa de ferramentas para outros jogos.

Espero que tenham curtido, pois eu me amarrei em criar essas magias ai.

Abração e até a próxima!

 

PEP

 


Publicidade