Confira um pouco de CMB ou The PEP Hack para os íntimos!
Na Forja vocês poderão acompanhar e participar dos nossos projetos.
Sim! Nós contamos com suas opiniões, críticas e o feedbacks dos testes.
Fala galera! Estamos iniciando mais uma coluna na guilda e desta vez queremos falar dos projetos que estamos desenvolvendo. Você já deve ter visto algum PDF nosso por ai, ou por aqui, mas agora não falamos de PDFs de fã para fã, mas de livros autorais impressos, produtos de mercado mesmo! Tem um bocado de gente produzindo jogos no país e na GdM não seria diferente.
The PEP Hack
Eu quero aproveitar a estreia desta coluna para divulgar oficialmente o meu projeto para 2019. A galera do grupo The Black Hack BR apelidou o jogo carinhosamente de The PEP Hack, mas eu queria um nome mais invocativo e que fizesse um link com um livro que lancei anos atrás. Sendo assim, o nome escolhido foi Companhias Mercenárias de Belmonte (CMB). Isso mesmo, Belmonte com E no final, mas noutro post falaremos sobre o nome e tudo que ele significa.
Sobre o que é CMB?
Este jogo é sobre as aventuras de uma companhia mercenária em um mundo decadente, obscuro e em expansão. É sobre as lutas para se conquistar um lugar ao sol e sobre a dura vida dos irmãos de armas das cias. Neste jogo os jogadores encarnam pessoas que abandonaram suas vidas comuns (ou foram arrancados delas) para ingressarem no mundo perigoso das cias mercenárias. Não são heróis, estariam mais para seguidores de personagens de nível alto no D&D antigo.
Ao contrário de jogos focados em grupos de aventureiros errantes periféricos à sociedade, aqui os personagens são parte de forças militares influentes e altamente enraizadas na civilização conhecida. Exercem impacto no cenário geo-político do mundo lutando guerras, explorando os ermos e colonizando o novo mundo. Sempre atuando de forma profissional, sem preceitos morais, religiosos ou políticos.
O contrato é o que importa e o mínimo que se espera de uma cia de mercenários é que a missão dada seja cumprida!
O que CMB tem de diferente?
Acho que o que mais se destaca é a marginalização total de aventureiros e seu estilo de vida egocêntrico. As companhias mercenárias são legalizadas e seguem um regimento oficial, já os aventureiros são andarilhos que seguem suas próprias leis! Você pode montar um grupo de aventureiros em CMB, mas perderá todos os benefícios dentro das regras do jogo e do cenário de aventuras.
Depois do Caos em Belmont, o mundo passou a ver aventureiros como gente irresponsável que perturba o mortos, usa magia imprudentemente, e libera sobre a terra blasfêmias rastejantes que deveriam dormir para sempre. Aventureiros trouxeram caos, as companhias mercenárias tentam trazer a ordem. Ser de uma companhia te ajuda muito, aliás, o jogo é sobre isso!
Não conhece o meu livro Caos em Belmont? Não precisa, mas se quiser, toma as resenhas do Tio Nitro , Igor Moreno e Beltrame. Será que uma versão dessa aventura cairia bem no financiamento coletivo?
Para quem é CMB?
Esto jogo é para quem gosta das aventuras da Companhia Negra, o militarismo de Malazan, a visceralidade das Crônicas Saxônicas , o estilo de vida do Bando do Falcão na fase de ouro, as guerras travadas pelo Rei Conan, a atmosfera sobrenatural de Elrick de Melniboné ou Solomon Kane e as esquisitices tentaculares de Lovecraft.
Além das referências literárias que inspiram o tema e ditam o tom das aventuras, as regras do jogo foram influenciadas pelo Quick Primer to Old School Gaming (leia a tradução livre do Fabiano Neme) e outros jogos com regras enxutas e dinâmicas (ex: Barbarians of Lemuria, The Black Hack, Maze Rats, Blood & Honor, Dungeoneer e Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros).
Se você curte jogos com regras leves, evolução atrelada aos eventos da história, personagens criados sem classe e sistema de magia não-vanciana, então pode vir sem medo, por que este jogo foi feito para você!
É isso ai galera, por enquanto é só.
Depois eu volto para falar mais do sistema, financiamento coletivo, projeto gráfico, ilustrações etc etc etc.
Mas falem ai o que acharam da proposta e compartilhem suas expectativas e/ou dúvidas sobre o jogo.
Forte abraço do Zelador de Amarelo!
04/01/2019 at 11:49 am
Já estou com o dinheiro pronto pra arremessar na tela assim que abrir o FC.
Achei uma mudança muito interessante sair do tipo de grupo padrão de RPGs pra algo militarizado e coletivo, quero muito ver como isso molda a narrativa.
04/01/2019 at 3:15 pm
Então acompanha essa coluna, pois irei dando mais detalhes nos próximos posts.
04/01/2019 at 11:51 am
Cala a boca e pega o meu dinheiro!
04/01/2019 at 12:09 pm
“Se você curte jogos com regras leves, evolução atrelada aos eventos da história, personagens criados sem classe e sistema de magia não-vanciana, então pode vir sem medo, por que este jogo foi feito para você!”
TÔ COLADO NO CMB!
04/01/2019 at 12:42 pm
RPG old School total.. Aonde oq vale é a inteligência e estratégias em grupo..Os dados são meros instrumentos que acompanha o sistema..Oq faz sobreviver e a sua sagacidade de resolver os obstáculos nos caminhos trilhados pela companhia..Sistema de regras leves e super divertido..Ficha bem elaborada e com uma extrema facilidade de criação de personagens… Nota 10 vai valer muito a pena ter esse Sistema em mãos para se divertir com seus amigos!! Salve a Companhia Marrom!! Esquadrão Suicida!! Mercenário Manja!! O Atirador de Elite!!
04/01/2019 at 1:27 pm
Não adianta vir aqui pedir XP extra, personagem so evolui se fizer alguma coisa na história!!!!! Chora!
04/01/2019 at 1:06 pm
Bom, joguei os testes e aconselho o jogo pra quem tem sede dessa pegada mortal e real do RPG. O jogador precisa saber q perder faz parte e a maior luta é sobreviver! Recomendo sempre… Byron.
04/01/2019 at 1:27 pm
Podes crer! Vc jogou os playtests com o modulo de combate Hard Core, tocou morreu….
04/01/2019 at 6:29 pm
Achei muito interessante o tema é o modo como você está abordando! Acho que vai ser uma aquisição excelente para o meu acervo! Nada melhor que matar uns players de modo diferente… gosto da Black Company e vai ser muito foda um livro com estas referências por aqui.
04/01/2019 at 6:30 pm
Achei muito interessante o tema é o modo como você está abordando! Acho que vai ser uma aquisição excelente para o meu acervo! Nada melhor que matar uns players de modo diferente… gosto da Black Company e vai ser muito foda um livro com estas referências por aqui. Força ao grande zelador amarelo!
07/01/2019 at 11:32 am
Aí sim!!!!!!! The Black Company é legal pra cacete, já vi o RPG oficial e devo dizer que fora as classes de personagem criativas o resto eu achei bem fraco e sem sal. Mas a ideia de uma companhia de mercenários ao melhor estilo Bando do Falcão pra mim é o ideal, estou extremamente empolgado com a ideia, não é de hoje que os meus cenários de campanha impelem os personagens a serem mercenários a serviço de alguém.
Já estou separando uma grana pro financiamento, só no aguardo mestre PEP.
09/01/2019 at 8:44 pm
Que bom que a galera ta curtindo….pode separar a grana, mas nem precisa ser muita!
17/01/2019 at 11:34 pm
Pessoal do Rio de Janeiro, se liga: O Pep tá mestrando mesas de CMB nos eventos públicos da cidade! Semana passada foi no evento da Biblioteca Arcana!
Fiquem de olho no Twitter da GdM, vamos tentar sempre avisar com alguma antecedência sobre as mesas de CMB!
12/02/2019 at 12:39 pm
Bem interessante! Uma parte lembrou-me de pequenas soluções para jogadores faltosos em meu Mercenários de Espada e Magia. Uma dúvida: o sistema, pelo apelido dado, é variante do ‘The Black Hack’?
Voltarei aqui, pois as notificações por email não estavam funcionando em outra postagem há alguns meses.
Prof. Gilson
12/02/2019 at 12:53 pm
Gilson, tirando os dados de uso não temos muito de TBH no jogo, mas ele ganhou este apelido pois a comunidade de TBH é onde venho trocando idéias e compartilhando opções de design e spoilers do jogo. Ai o apelido pegou!
12/02/2019 at 3:34 pm
Ah, certo! E podes dizer um resumo da mecânica básica, de como serão as rolagens?
Em tempo, o alerta não veio para meu email.
Prof. Gilson
12/02/2019 at 8:58 pm
Gilson, basicamente vc rola 1d20 + atributos q variam de 0 a 5 com dificuldade fixa sem modificadores tabelados, mas uma forma simples de adicionar ou remover vantagens nas rolagens.. Temos testes de sorte, feitos com d10, roll under….. e os dados de uso são usados para gerir itens, durabilidade de armamentos e energia mágica. Bem, a grosso modo é mais ou menos isso.