O mundo do Boxe já foi conquistado. A hora agora é de distribuir army lock’s e takedowns!
Em algum momento do ano passado (por volta de junho ou julho), tive a oportunidade de adquirir o Desafiantes, lançado no Brasil pela Pensamento Coletivo. Custavam meros R$25,00 e eu fiquei realmente curioso com aquela capa direta e cheia de carga dramática. Acabei deixando de levar para casa o Blood & Honor (ato este que garante ainda hoje um estremecimento entre a minha amizade com o Pep…), mas devo dizer que no final das contas foi uma ótima escolha.
Fiquei meses com ele na estante e pelo pouco que li a princípio, já fui tendo várias idéias sobre como expandir, aquilo que ele oferecia com sua estrutura de story game. Mas não estava animado o suficiente (ainda), para brincar com suas possibilidades. Duas semanas e meia atrás, finalmente resolvi dar a atenção que ele merecia.
Li o livro, e finalmente percebi o material genial e inovador que tinha em minhas mãos.
Não à toa, Desafiantes foi o vencedor do prêmio Ronnie’s 24h RPG competition em Outubro de 2005.
Artes Marciais Mistas
Não demorou para que um hack envolvendo artes marciais mistas (MMA) começasse a ganhar forma em minhas idéias. Impossível também, foi ignorar o flavor tático que em muito me fez lembrar de Street Fighter RPG, ainda que com uma pegada completamente narrativista.
Dei um confere em um vídeo do youtube onde Bruno Prosaiko e Jorge Valpaços jogam um pouco daquilo que ajudaram a trazer para nossa língua, e finalmente comecei a trabalhar. O resultado você pode conferir nos arquivos para download ao final deste post.
Trilha sonora para o aquecimento!
Agradecimentos mais do que devidos!
Em tempo, gostaria de agradecer a Joe Prince por trazer ao mundo o Desafiantes, que para mim já tem um lugar especial no coração, assim como o meu amado Dust Devils feito pelo também genial Matt Snyder.
Agradecimentos também a Jorge Valpaços e Bruno Prosaiko, assim como também a Rafão Araújo, Marco Tadeu e Felipe Cunha por terem sido de suma importância para que a edição nacional do projeto pudesse ser concluída.
LINKS!!!!
Deixo aqui o link para o blog Estrutura Imperfeita que fez uma análise bem detalhada a respeito do jogo.
O Velhinho do RPG também fez sua análise, e vale muito a pena conferir o trabalho dos caras.
Link para compra da versão digital:
Link para compra da versão física (atualmente esgotada, mas fica de olho!):
IIIIIIIIIIT’S TIIIIIIIIIME!
Fiquem com as regras de apoio e fichas temáticas para essa versão alternativa do jogo. Boa luta!
Abraço!
26/01/2019 at 10:13 am
Parece bom este jogo… será q rola facilmente uns hadoukens e coisas de video game?
26/01/2019 at 10:21 am
Rola sim, e em teoria já tem uma porta aberta pra isso. Existe um recurso ao longo de um combate chamado “Trazer a dor”. Meio que funciona como um golpe especial, então já seria uma janela. Fora que seria possível TB, acrescentar ao menos +2 manobras. Uma com controle 4 e dano 2, e outra com controle 2 e dano 4.