Um jogo lúdico para incentivar o estudo da criançada! Confira já o CUCA RPG!
Fala galera!
Hoje quero falar um pouco sobre o CUCA RPG, um jogo minimalista e de fácil utilização que criei a uns anos atrás.
Um dos motivos mais importantes para escrever algo desse gênero, foi a lembrança de como o RPG já foi injustiçado com o passar dos anos, mesmo sendo óbvio o seu potencial como ferramenta didática e incentivadora.
Era um desejo meio infantil, adquirido com anos de críticas (familiares, conhecidos, donos da razão em geral…) ao hobby a que me dedico desde cedo, provar de maneira efetiva, que o RPG poderia auxiliar o aprendizado acadêmico de várias maneiras, e não só no aspecto de trabalhar criatividade e interação social (o que por si só já detém méritos suficientes). Foi quando imaginei uma mecânica baseada em cálculos matemáticos, soletração e conhecimentos gerais.
Educadores e profissionais da educação, melhor do que ninguém poderão mensurar de maneira exata a abordagem mais adequada, e estipular os desafios mais oportunos de acordo com a faixa etária da mesa. Com algumas adaptações e sem dúvida, um pouco de bom senso, mesas multi-faixa etária também podem funcionar bem.
Acredito ter conseguido sintetizar a ideia, no panfleto disponível no final desse post. Espero que assim como eu, você possa curtir a mecânica que desenvolvi e se surpreender quem sabe, com seus filhos, sobrinhos ou qualquer grupo de crianças e adolescentes, que por ventura venham a se beneficiar com a proposta sugerida. E por favor, não deixe de me dar um feedback sobre o desenrolar dessa experiência!
Clique aqui para baixar o CUCA RPG!
Clique aqui para baixar a Ficha do CUCA RPG!
Abraço!
23/06/2020 at 9:32 pm
Acabei de saber/ler sobre o CUCA RPG pelo Dennys Lyra, através do grupo do WhatsApp Família RPGWorld. Eu achei bem minimalista e simplista, objetivo e que pode ser ministrado em qualquer matéria da Educação Básica. Porém tenho algumas questões:
1 – Com quantos estudantes ele funciona bem?
2 – Sendo minimalista, já surgiram questões não contempladas que, na hora, foi necessário improvisar?
23/06/2020 at 10:10 pm
Mestrei ele para 3 jogadores, na faixa dia 7 aos 9 na época. Não houve necessidade de improviso, visto que a proposta era utilizar desafios ligados ao cotidiano deles: Contas de somar, subtrair e multiplicar, soletração e conhecimentos gerais (qual o nome do nosso bairro, estado, continente…). Quando fomos jogar, eu já sabia com o que trabalharia. Como irá a desafiá-los. O clima de adrenalina foi intenso com a execução das contas em tempo cronometrado. A aventura era a invasão de uma cidade fortificada. Os personagens eram os defensores do lugar, e tinham que colaborar para deter o exército de orcs e também o dragão que dava apoio ao ataque.