Este post é uma reflexão que fiz após ler o post do nosso Pepito sobre D&D sem atributos.
Este pequeno conjunto de regras serve para jogos osr onde os atributos têm ajustes simples de -1 a +1, em qualquer jogo deste tipo você poderá remover inteiramente o atributo e usar essas regras que são baseadas no Pits & Perils, principalmente.
Pits & Perils
É um retrojogo baseado em Braunstein, um jogo que por vezes é tipo como antecessor ao D&D, mas eu não sou historiador, revisionista ou nada similar, então não vou opinar sobre isso, até porque o que desejo são as regras.
Em P&P cada jogador rola seu atributo (como um bom jogo deve ser), mas ao invés de rolar uma pontuação para cada atributo ele rola 1 atributo em uma tabela de 2d6. Este atributo te concede +1 de bônus em todos os testes relacionados a ele, testes estes, que são feitos com 2d6+Ajustes => Dificuldade, geralmente 7, 8 ou 9.
Guardem a parada dos atributos, as regras de teste descritas, foi mais pra ilustrar a importância do +1, ou seja, de ter um atributo.
Atributos por sinais
No jogo de fantasia mais famoso, os atributos básicos representam a força, a inteligência, a constituição, a sabedoria, a destreza e o carisma de seu personagem, e se você ignorar o valor rolado em 3d6, que é algo desnecessário em jogos sem testes, verá que os atributos possuem apenas 3 valores matemáticos, Negativo, Neutro e Positivo, representado por -1, 0 e +1 respectivamente.
Assim cada jogador faz a escolha, ou do modo correto rola na tabela abaixo, para ver como terá seus atributos.
3d6 | POSITIVIDADE DOS ATRIBUTOS |
3-4 | 1 atributo negativo |
5-7 | Todos os atributos neutros |
8-13 | 1 atributo positivo |
14-16 | 2 atributos positivos e 1 atributo negativo |
17-18 | 3 atributos positivos e 2 atributo negativo |
Agora escolha seu atributo de destaque, ou se preferir role 1d6 e conte em ordem qual atributo você tirou:
1d6 | ATRIBUTO |
1 | FORÇA Positivo: +1 em ataque e jogadas de dano corpo -a-corpo Negativo: -1 em atacar e jogadas de dano corpo -a-corpo |
2 | INTELIGÊNCIA Positivo: +1 em save contra magia, alfabetizado e 1 idioma extra Negativo: -1 em save contra magia e analfabeto |
3 | SABEDORIA Positivo: +1 em save contra efeitos mundanos e na iniciativa. Negativa: -1 em save contra efeitos mundanos e na iniciativa. |
4 | DESTREZA Positivo: +1 nas jogadas de ataque à distância e CA. Negativo: -1 nas jogadas de ataque à distância e CA. |
5 | CONSTITUIÇÃO Positivo: +1 ponto de vida por nível. Negativo: -1 ponto de vida por nível. |
6 | CARISMA Positivo: +1 para testes de reação e moral de seguidores. Negativo: -1 para testes de reação e moral de seguidores. |
Chance de X em d6
Além do benefício listado acima, sempre que seu atributo se aplicar a uma chance em d6, você soma ou subtrai 1 de acordo com o sinal do atributo.
Bonus em XP
Caso você também use os atributos para conceder bônus percentuais no ganho de pontos de experiência, pode assumir que um atributo conceda +10% ou -10% conforme o seu sinal.
Escopo dos atributos
Finalmente as habilidades de atributo sugeridas acima são exemplos que eu provavelmente usaria, isso nada impede de você mudá-los, talvez Inteligência não conceda testes de resistência e sim magias arcanas extras, enquanto sabedoria concederia magias divinas, e por aí vai.
Se alguém quiser montar uma ficha pra B/X com uma adaptada pra essas regras eu ficaria contente em vê-la e postaria no site!
Abraços!
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