Este post é uma reflexão que fiz após ler o post do nosso Pepito sobre D&D sem atributos.

Este pequeno conjunto de regras serve para jogos osr onde os atributos têm ajustes simples de -1 a +1, em qualquer jogo deste tipo você poderá remover inteiramente o atributo e usar essas regras que são baseadas no Pits & Perils, principalmente.

Pits & Perils

É um retrojogo baseado em Braunstein, um jogo que por vezes é tipo como antecessor ao D&D, mas eu não sou historiador, revisionista ou nada similar, então não vou opinar sobre isso, até porque o que desejo são as regras.

Em P&P cada jogador rola seu atributo (como um bom jogo deve ser), mas ao invés de rolar uma pontuação para cada atributo ele rola 1 atributo em uma tabela de 2d6. Este atributo te concede +1 de bônus em todos os testes relacionados a ele, testes estes, que são feitos com 2d6+Ajustes => Dificuldade, geralmente 7, 8 ou 9.

Guardem a parada dos atributos, as regras de teste descritas, foi mais pra ilustrar a importância do +1, ou seja, de ter um atributo.

Pits Perilous: The Collected Pits & Perils...Is Here!


Atributos por sinais

No jogo de fantasia mais famoso, os atributos básicos representam a força, a inteligência, a constituição, a sabedoria, a destreza e o carisma de seu personagem, e se você ignorar o valor rolado em 3d6, que é algo desnecessário em jogos sem testes, verá que os atributos possuem apenas 3 valores matemáticos, Negativo, Neutro e Positivo, representado por -1, 0 e +1 respectivamente.

Assim cada jogador faz a escolha, ou do modo correto rola na tabela abaixo, para ver como terá seus atributos.

3d6POSITIVIDADE DOS ATRIBUTOS
3-41 atributo negativo
5-7Todos os atributos neutros
8-131 atributo positivo
14-162 atributos positivos e 1 atributo negativo
17-18 3 atributos positivos e 2 atributo negativo

Agora escolha seu atributo de destaque, ou se preferir role 1d6 e conte em ordem qual atributo você tirou:

1d6ATRIBUTO
1FORÇA
Positivo: +1 em ataque e jogadas de dano corpo -a-corpo
Negativo: -1 em atacar e jogadas de dano corpo -a-corpo
2INTELIGÊNCIA
Positivo: +1 em save contra magia, alfabetizado e 1 idioma extra
Negativo: -1 em save contra magia e analfabeto
3SABEDORIA
Positivo: +1 em save contra efeitos mundanos e na iniciativa.
Negativa: -1 em save contra efeitos mundanos e na iniciativa.
4 DESTREZA
Positivo: +1 nas jogadas de ataque à distância e CA.
Negativo: -1 nas jogadas de ataque à distância e CA.
5 CONSTITUIÇÃO
Positivo: +1 ponto de vida por nível.
Negativo: -1 ponto de vida por nível.
6 CARISMA
Positivo: +1 para testes de reação e moral de seguidores.
Negativo: -1 para testes de reação e moral de seguidores.

Chance de X em d6

Além do benefício listado acima, sempre que seu atributo se aplicar a uma chance em d6, você soma ou subtrai 1 de acordo com o sinal do atributo.

Bonus em XP

Caso você também use os atributos para conceder bônus percentuais no ganho de pontos de experiência, pode assumir que um atributo conceda +10% ou -10% conforme o seu sinal.

Escopo dos atributos

Finalmente as habilidades de atributo sugeridas acima são exemplos que eu provavelmente usaria, isso nada impede de você mudá-los, talvez Inteligência não conceda testes de resistência e sim magias arcanas extras, enquanto sabedoria concederia magias divinas, e por aí vai.

Se alguém quiser montar uma ficha pra B/X com uma adaptada pra essas regras eu ficaria contente em vê-la e postaria no site!

Abraços!


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