Hoje quero lhes apresentar um joguinho novo, que nasceu das minhas reflexões sobre D&D sem atributos e um hack que eu tinha feito para The Black Hack. Porém eu acabei criando um sistema OSR novo (BXP) e substitui o TBH por ele. Depois falamos mais do sistema BXP, mas por agora vamos ver como é Black Troopers.
Com essa quarentena resolvi pausar o CMB para evitar problemas com orçamentos de gráficas, transportadoras, valor do dólar etc.
Temática
O jogo apresenta um cenário futurista onde a raça humana tenta sobreviver em uma galáxia cheia de ameaças alienígenas. Os jogadores são Black Troopers, uma força militar planetária que explora o cosmo combatendo ameaças externas, assimilando tecnologia alienígena e tentando manter a sanidade.
Criação de personagens (5 minutos)
Como o jogo não tem classe nem atributos, os jogadores precisam apenas definir 3 habilidades especiais e equipamentos. É possível criar os personagens de forma aleatória, rolando 5d20 já temos as habilidades e o codinome dos personagens, que é algo bem irado e comum ao genero.
Exemplo: Rolando 13, 7, 3, 4 e 4 criamos o trooper Crazy Dog, que possui uma força de touro (bônus em ações físicas), aptidão para a carnificina (serra elétrica gratuita e bônus em Surtos de Brutalidade ) e grande habilidade com explosivos (reduz save dos alvos). O jogador então escolhe o kit de itens do Sapador, pega sua serra elétrica e está pronto para a ação!
Sistema de Regras
O jogo foi inspirado no D&D da grow e eu tentei sintetizar ao máximo as rolagens. Os jogadores praticamente rolam apenas d6 e d20 e o coração do sistema se resume a 3 tipos rolagens:
Ataque : Basta rolar 1d20 e consultar a matriz de ataque para ver qual classe de armadura foi atingida | |
Proteção: Role 1d20 e consulte a matriz de proteção para ver qual o valor necessário para superar a ameaça. | |
Teste de ação: Role 1d6 com uma chance de sucesso que varia conforme a dificuldade da ação e habilidades do trooper (padrão 3 em 6). |
Regras especiais
Para cumprir a proposta da temática sem deixar o jogo mais pesado e os combates mais lentos eu criei 5 regrinhas:
Munição: Contagem abstrata via cartuchos. A cada combate 1 cartucho é riscado da ficha. | |
Rajadas: Gasta 1 cartucho para realizar rajadas (ataques em área). | |
Surto de Brutalidade: Mortes sangrentas e gloriosas desbloqueiam opções novas ao jogador. | |
Marca de guerra: A cada nível há chance de ganhar uma marca de guerra (cicatrizes a problemas psicológicos). | |
Rolagem pura: Você não faz contas após rolar, apenas olha o dado e sabe o que aconteceu. |
Armas ilimitadas
Existem 10 kits de equipamentos prontos para acelerar a criação de troopers iniciantes, mas além disso, existe uma pagina dedicada a criação randômica de armas alienígenas!
Exemplo: Rolando 1, 3, 4, 2, 2, 3, 5 e 6 criamos a Blood Eater, uma arma grande e leve, com design curvilíneo elegante que se retrai quando fora de ação. Causa 1d6 de dano, faz rajadas até 100 metros de distância e consome sangue do usuário (2pv por combate ou rajada) ao invés de munição normal.
Tabelas, tabelas e tabelas
O mestre pode definir praticamente qualquer coisa com 1d6. Temos tabelas de surpresa, reação, críticos, efeitos de pânico, planetas, espécies, civilizações, armadilhas, sistemas de segurança, armas e missões.
Exemplo: Rolando 4, 2, 1, 6 e 4 temos uma missão vindo direto do alto escalão para sabotar o trabalho de um alien famoso no coração do planeta inimigo. Esta missão irá impedir que os inimigos descubram uma fraqueza humana.
Compatibilidade OSE/BX
Eu procurei deixar o sistema bem compativel com o D&D BX, pois acho que os bestiarios, armas mágicas e magias podem ser aproveitados na íntegra, alterando talvez a descrição visual das coisas. Eu coloquei um página ensinando a converter os “saves” clássicos e as classes de armaduras antigas para o padrão Alfabético do Black Troopers (Sim, a CA não é um número, mas isso facilita entender que “quanto mais baixo melhor”)
A ficha de PJ e NPC é igual, o que deixa claro como o sistema foi simplificado.
Publicação
O projeto está praticamente acabado. O texto está em 90% e estou agora fazendo playtests. Como a ideia é montar um PDF pequeno para Financiamento Coletivo, deveremos atingir no máximo 50 páginas em preto e branco.
Temos umas facções aliens e conteúdos adicionais, mas as artes ainda estão sendo feitas. Por falar em arte, num próximo post eu mostro como estão as artes internas do livro e a capa!
É isso ai soldados, até a próxima!
20/04/2020 at 9:15 am
Muito bom!
20/04/2020 at 10:11 am
Sistema simples.. Fácil de jogar.. diversão garantida.. Dá vontade de ficar horas e horas jogando!!
20/04/2020 at 10:54 am
Só esta falando isso pq nao foi o Low Metal quem teve sua caixa toráxica explodida pelo xenoparasita de tentaculos negros!!!!
20/04/2020 at 11:11 am
Jogo tá lisinho. Acabei baixando tropas Estelares do 1 ao 5, Soldado do Futuro e Screamers por conta do hype! Gio também tá se amarrando na jogatina sábado de manhã!
20/04/2020 at 8:02 pm
Com certeza participarei desse FC!
20/04/2020 at 10:25 pm
Irado PEP, vou tentar participar do financiamento coletivo, já até vejo uma forma de adaptar esse sistema pra uma “idade média espacial”
28/05/2020 at 1:19 pm
Muito interessante. Ultimamente tenho gostado de sistemas simples, pois são perfeitos para jogar via texto, como por Telegram.
29/05/2020 at 12:51 pm
Quem bom que curtiu. Eu tmb tenho preferido a simplicidade de regras principalmente para eventos e jogos online
18/09/2020 at 1:02 pm
É isso ai! chute os Zap e teique mai dinheiro!