Hoje quero lhes apresentar um joguinho novo, que nasceu das minhas reflexões sobre D&D sem atributos e um hack que eu tinha feito para The Black Hack. Porém eu acabei criando um sistema OSR novo (BXP) e substitui o TBH por ele. Depois falamos mais do sistema BXP, mas por agora vamos ver como é Black Troopers.

Com essa quarentena resolvi pausar o CMB para evitar problemas com orçamentos de gráficas, transportadoras, valor do dólar etc.

Temática

O jogo apresenta um cenário futurista onde a raça humana tenta sobreviver em uma galáxia cheia de ameaças alienígenas. Os jogadores são Black Troopers, uma força militar planetária que explora o cosmo combatendo ameaças externas, assimilando tecnologia alienígena e tentando manter a sanidade.

Veja a arte da capa da steelbook da edição de colecionador de DOOM ...
As aventuras variam entre horror e carnificina no melhor estilo Tropas Estelares, Alien, Predador ou Doom.

Criação de personagens (5 minutos)

Como o jogo não tem classe nem atributos, os jogadores precisam apenas definir 3 habilidades especiais e equipamentos. É possível criar os personagens de forma aleatória, rolando 5d20 já temos as habilidades e o codinome dos personagens, que é algo bem irado e comum ao genero.

Exemplo: Rolando 13, 7, 3, 4 e 4 criamos o trooper Crazy Dog, que possui uma força de touro (bônus em ações físicas), aptidão para a carnificina (serra elétrica gratuita e bônus em Surtos de Brutalidade ) e grande habilidade com explosivos (reduz save dos alvos). O jogador então escolhe o kit de itens do Sapador, pega sua serra elétrica e está pronto para a ação!

Reponha personagens mortos tão rápido quanto a contagem de mortes aumenta.

Sistema de Regras

O jogo foi inspirado no D&D da grow e eu tentei sintetizar ao máximo as rolagens. Os jogadores praticamente rolam apenas d6 e d20 e o coração do sistema se resume a 3 tipos rolagens: 

Ataque : Basta rolar 1d20 e consultar a matriz de ataque para ver qual classe de armadura foi atingida
Proteção: Role 1d20 e consulte a matriz de proteção para ver qual o valor necessário para superar a ameaça.
Teste de ação: Role 1d6 com uma chance de sucesso que varia conforme a dificuldade da ação e habilidades do trooper (padrão 3 em 6).

Regras especiais

Para cumprir a proposta da temática sem deixar o jogo mais pesado e os combates mais lentos eu criei 5 regrinhas:

Munição: Contagem abstrata via cartuchos. A cada combate 1 cartucho é riscado da ficha.
Rajadas: Gasta 1 cartucho para realizar rajadas (ataques em área).
Surto de Brutalidade: Mortes sangrentas e gloriosas desbloqueiam opções novas ao jogador.
Marca de guerra: A cada nível há chance de ganhar uma marca de guerra (cicatrizes a problemas psicológicos).
Rolagem pura: Você não faz contas após rolar, apenas olha o dado e sabe o que aconteceu.

Armas ilimitadas

Existem 10 kits de equipamentos prontos para acelerar a criação de troopers iniciantes, mas além disso, existe uma pagina dedicada a criação randômica de armas alienígenas!

Exemplo: Rolando 1, 3, 4, 2, 2, 3, 5 e 6 criamos a Blood Eater, uma arma grande e leve, com design curvilíneo elegante que se retrai quando fora de ação. Causa 1d6 de dano, faz rajadas até 100 metros de distância e consome sangue do usuário (2pv por combate ou rajada) ao invés de munição normal.

Descarregue sua arma nos malditos aliens!

Tabelas, tabelas e tabelas

O mestre pode definir praticamente qualquer coisa com 1d6. Temos tabelas de surpresa, reação, críticos, efeitos de pânico, planetas, espécies, civilizações, armadilhas, sistemas de segurança, armas e missões.

Exemplo: Rolando 4, 2, 1, 6 e 4 temos uma missão vindo direto do alto escalão para sabotar o trabalho de um alien famoso no coração do planeta inimigo. Esta missão irá impedir que os inimigos descubram uma fraqueza humana.

Compatibilidade OSE/BX

Eu procurei deixar o sistema bem compativel com o D&D BX, pois acho que os bestiarios, armas mágicas e magias podem ser aproveitados na íntegra, alterando talvez a descrição visual das coisas. Eu coloquei um página ensinando a converter os “saves” clássicos e as classes de armaduras antigas para o padrão Alfabético do Black Troopers (Sim, a CA não é um número, mas isso facilita entender que “quanto mais baixo melhor”)

A ficha de PJ e NPC é igual, o que deixa claro como o sistema foi simplificado.

Este é o modelo de ficha de monstros e NPC

Publicação

O projeto está praticamente acabado. O texto está em 90% e estou agora fazendo playtests. Como a ideia é montar um PDF pequeno para Financiamento Coletivo, deveremos atingir no máximo 50 páginas em preto e branco.

Temos umas facções aliens e conteúdos adicionais, mas as artes ainda estão sendo feitas. Por falar em arte, num próximo post eu mostro como estão as artes internas do livro e a capa!

É isso ai soldados, até a próxima!