Esses dias num grupo de rpg no zipt zopt, um jogador mandou a foto do dado que acabara de rolar na bandeja de rolar dados. Lá estava o aclamado 20 no d20! YEAH!!!

Outro membro do grupo perguntou qual era o tipo de rolagem e eu imaginei que fosse ataque, pois em osr geralmente os testes são roll under e a jogada de resistência não tem algo como “crítico” ao tirar 20.

Roll that 20! - Album on Imgur

Mas porque só ataques tem um efeito legal ? Pois é, já se ligou onde quero chegar né? Bora mexer nisso daí.

Save throws críticos!

Vamos começar pensando nas jogadas de salvamento, que em geral envolvem mais de um personagem, seja por causa da pedra rolante, chuva de agulhas envenenadas, bola de fogo, gás venenoso, ilusão que afeta a sala e etc.

A galera começa rolar, um show de horrores, os brothers começam a cair a rodo, você rolou o 20tão, mas, Foda-se! Errado… agora temos house rule!

Se alguém rolar um 20 em jogada de salvamento pode escolher conceder +2 de bônus no salvamento de um aliado, incluindo os que já falharam, possivelmente transformando uma falha num sucesso.

Justificativa narrativa

Mas o que isso significa esse bônus? Bom você pode interpretar caso a caso, com criatividade e contextualização.

Talvez o personagem grite para despertar o colega sendo enfeitiçado, ou puxe o parceiro pra fora da explosão, deflita uma flecha que o atingiria ou mostrou pra ele que foi só um raspão e provavelmente o ferimento foi superficial demais para o veneno ter caído na corrente sanguínea.

Mil possibilidades

Essa foi apenas uma ideia das incontáveis possibilidades e eu sei que você já deve estar tendo outras ai! Se é que já não tem suas próprias regras caseiras para críticos em saves e outras rolagens fora ataques.

Compartilha com a galera ai nos comentários

Pablo Parzanini