Hoje o nosso entrevistado é um ilustrador talentoso que também se aventura no caminho da criação de jogos, se mostrando um bi-classe competente e promissor.

Senhoras e senhores, com vocês

Lucas Fowl e seu jogo Chaos & Quest

Sobre o que é o Chaos & Quest?

Lucas Fowl: Chaos & Quest é um RPG (ou Boardgame) Solo e Cooperativo, com criação de masmorras e criação de mapas no estilo hexcrawl. É uma Aventura Medieval Fantástica onde você é um Herói que decide sair da Cidade dos Heróis, quebrar portas de masmorras e derrotar Chefes das Masmorras, com progressão de nível e certa dificuldade!

É um jogo onde o seu personagem pode facilmente contratar a ajuda de NPCs, ou adestrar animais para ajuda-lo, e se mesmo assim tiver dificuldades em alguma Masmorra ou chefe, pode chamar alguém para jogar com ele e ajuda-lo a vencer os seus desafios.

Vale lembrar que o jogo é uma Adaptação um pouco mais complicada do NoteQuest

Lucas Fowl

Um jogo que pode ir além do solo para o cooperativo e do cooperativo para o solo sem problema algum, contando que as regras sejam seguidas e que você não trapaceie você mesmo – afinal, qual seria a graça, não é mesmo?

O jogo abre possibilidades para campanhas épicas e duradouras, contando que você saiba muito bem a hora de descansar, vender itens, administrar sua carga e sempre carregar um Diabinho Preso em um Pote na mochila!

Nenhuma descrição de foto disponível.
Chaos & Quest

Qual o tipo de experiencia podemos esperar ao jogar Chaos & Quest ?

Lucas Fowl: A principal experiência é o de exploração. É tentar imaginar se no hexagono ao lado vai ter uma Masmorra ou uma Cidade, é saber se na proxima porta que eu abrir vai ter um Monstro, uma Armadilha ou alguns Tesouros. A experiência de explorar as tabelas que vão gerar os mapas é de constante surpresas. A mecânica dos clássicos livros jogos também está presente, o que trás uma nostalgia para quem é muito fã do Ian Livingstone e do Steve Jackson (como eu!)

Sério?! O que teremos dos nostálgicos livros-jogos?


Lucas Fowl: A mecânica com o uso de 2D6 para o Jogador e depois pra o Monstro e a facilidade pra entender os Atributos. São 4 Atributos contra apenas os 3 clássicos, mas ainda sim a semelhança esta presente, quem jogou vai sacar a utilidade da Sabedoria e o uso da Sorte A mecânica simples de usar Habilidade, Energia e Sorte. Só com esses três atributos (tanto pro Jogador quanto prós Monstros), dá pra aprender rápido sem muitas delongas e é simples saber se um monstro pode ser perigoso só olhando para os seus atributos. Me inspirei nisso, pra usar para os monstros o Ataque e o PV, mas no caso do Chaos & Quest eu trouxe as habilidades dos Monstros do NoteQuest, com mais adaptações.

Tomos de Sabedoria: Nostalgia: Titan o mundo de aventuras fantásticas
Referência: Titan e Out of the Pit

Além disso, eu diria que a maior inspiração para o cenário de Chaos & Quest foi o livro “Titan” e “Out of the Pit”. Usei muito o Out of the Pit, que é o guia completo de monstros do sistema Dungeonist pra fazer os monstros do Chaos & Quest, mas depois de alguns play testes fui ajustando e equilibrando. Deu trabalho. Mas está sendo divertido.

Gosto de quando “Forças do Caos”, como Orcs, Goblins, Drows, Ogros, estão no mundo só para causar o mal, e os poucos heróis estão dispostos a dar a sua vida para elimina-los, nem que morram por isso!

E como funciona essa coisa de solo e cooperativo?

Lucas Fowl: O Coop serve pra quando você não tem tempo pra criar uma Aventura ou quando ninguém está afim de narrar. Quando todos querem só se divertir e chutar umas portas e destruir uns Esqueletos!

O jogo aumenta a dificuldade dos encontros sempre em +1 Monstro por Jogador, o número máximo de tochas de cada um diminui pra manter a administração das Tochas, as moedas encontradas aumentam um pouco, e o Boss continua sendo uma tarefa difícil, pois, ele da Ataques Múltiplos de acordo com a quantidade de jogadores.

Mas, apesar da mecânica se tornar um pouco mais equilibrada, a sensação de exploração com alguém do seu lado é de companheirismo, e não só a sensação de ser comido pela Escuridão à qualquer instante! Hahaha

“Fiz testes em trio. E eu jogo em dupla com minha noiva. Feedback dos beta testers serão apreciados!”

Lucas Fowl

Falando em referências…. Temos outras em Chaos & Quest?

Lucas Fowl: Costumo dizer que Chaos & Quest é filho do NoteQuest, jogo do Tiago Junges (Coisinha Verde), de onde tirei a criação de masmorras, o hexcrawl e o sistema de guerras. Mas eu queria incluir algo épico no jogo, como em Zelda onde os itens te ajudam a enfrentar os desafios com mais facilidade, e também o cenário dos clássicos Fighting Fantasy.

Inclusive agradeço muito ao Tiago Junges. Ele foi o primeiro a ler o Chaos&Quest e me apoiou muito no projeto!

Lucas Fowl
NOTEQUEST - Coisinha Verde
Inspratação: NoteQuest

O que dizer das artes? Você mesmo que faz?

Lucas Fowl: Sim, as artes são minhas. Trabalho com ilustração desde 2016 com esse estilo cartoon, e apesar desse estilo ser pouco usado em livros de RPG, meu sonho e objetivo é ilustrar um livro de RPG!

No ano passado (2019) criei no meu instagram um RPG interativo, onde o Herói explorava uma Masmorra e os meus seguidores votavam qual seria a sua ação (como um livro jogo, mas no instagram e semanal). A idéia foi sensacional e funcionou perfeitamente, e o feedback das artes no estilo cartoon ilustrando uma história medieval e de fantasia foi muito positivo.

Tudo começou no Instagram

Quando comecei a escrever o Chaos & Quest, eu vi a arte do Tunnel Goons e pensei: “Existe outros além de mim que investem no estilo Cartoon para uma temática medieval e de fantasia! Isso vai funcionar!”, e quando finalmente coloquei o Chaos & Quest na sua primeira versão na comunidade do RPG Solo pra galera testar, fiz uma arte, no estilo dos OldSchool (preto e branco), mas com a minha cara, e o estilo cartoon! A recepção foi incrível! Gostaram e eu pretendo continuar!

O jogo ta em beta, mas ja tem suplementos?

Sim! Quando jogava o NoteQuest sentia falta de encontrar Geleiras nas extremidades dos mapas, e de encontrar umas Masmorras velejando pelas águas, como um pirata! Precisei incluir essas experiências quando criei o Chaos! Então veio o Geleiras e Masmorras, com conteúdos novos para esses tipos de masmorras (as congeladas e as submersas), novos monstros e tesouros.

A imagem pode conter: desenho
Suplementos com artes igualmente lindas

Em seguida, fiz a Expansão: Missões e Recompensas, que trás um pouco mais de riqueza pro mundo. Com a presença de NPCs e Guildas para você interagir, e uma Arena de Gladiadores pra você testar suas capacidades.

Com o surgimento de muitos jogadores novatos, eu criei o Guia de Masmorras e Explorações, que basicamente ensina a desenhar masmorras e os hexágonos enquanto for explorando, e por último (até o momento), foi o Forças do Caos, totalmente inspirado em “Titans”, é a expansão que insere mais dificuldade ao jogo, com Monstros mais Fortes, novos tipos de Masmorras e a experiência de MegaMasmorras, com direito a Chefes ainda mais épicos e Recompensas únicas!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Como e por onde vai ser lançado o Chaos & Quest ?

Lucas Fowl: Bom, o jogo ainda está em fase de testes, por isso ainda não tenho planos para ele no futuro. Muitas pessoas vem me pedir para fazer um financiamento coletivo e transforma-lo de fato em um boardgame, com tiles para criação de masmorras e afins, mas ainda estou pensando na melhor maneira de lançar o jogo.

Não pensei nem em comercializa-lo, no inicio, afinal, eu fiz em homenagem aos grandes clássicos e ao sistema NoteQuest, sem pretensão de riquezas, só de divertimento e criação de aventuras épicas!

“É claro, que se vier dinheiro, não vou recusar – afinal, muito tempo foi investido, escrevendo, testando, jogando e pensando nas artes!”

Lucas Fowl

Download

Chega de enrolação, clica aqui e baixe logo o beta do jogo e seus suplementos. Brinquem sem moderação e repassem suas opiniões para o Lucas, pois isso ajuda a refinar o texto final, o sistema e o produto como um todo.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Clique na imagem e baixe todo o material disponível!!!!

Acompanhe o projeto

Se você gostou do que leu e se interessou por Chaos & Quest, entre no grupo no facebook e acompanhe o beta teste do jogo. Torcemos para um Financiamento coletivo chegar logo, com uma versão ricamente ilustrada e bem trabalhada, como esse jogo merce.

Você pode conhecer mais do trabalho Ido Lucas Fowl nos links abaixo.

Facebook: https://www.facebook.com/lucas.fowl
Instagram: @lucafowl
Portifolio artístico: artstation.com/lucasfowl
Email: lucasfowl91@gmail.com


Publicidade