A ideia deste post surgiu após ler uma indagação do Felipe Faria no grupo do Old Dragon no facebook sobre fraquezas de inimigos e como sair de encontros sem um combate. Clique aqui pra ver a conversa original.

Dito isso, hoje eu quero compartilhar 10 ideias simples que meus jogadores tiveram e eu valorizei muito. (Ok! algumas ideias eu vi em outras mesas ou em rodas de bar, mas ta valendo também). São ideias que não se limitam a sobreviver a combates, mas a evitar encrencas e garantir mais um dia de vida aos aventureiros.

Infelizmente algumas dessas ideias nunca acontecem por causa da dificuldade que alguns mestres tem de aceitar que os jogadores se safem de seus desafios de forma inusitada .

1 – Fingir de morto

Carne humana não é o alimento de todos os animais e monstros do mundo. Um truque que funciona com ursos (poderia funcionar com urso-coruja também) é você deitar no chão e fingir de morto. Uma variante disso é ficar bem quieto e andar bem devagar para mostrar que “veio em paz”

Aprenda a Fingir de Morto e como a habilidade é útil em Ragnarok ...
Foi em ragnarok que eu aprendi que fingir de morto funciona!

2 – Espantar monstros com fogo

Algo muito comum em filmes é o mocinho espantar os animais selvagens sacudindo uma tocha a sua frente. O fogo assusta a maioria das criaturas e o mestre poderia considerar ao menos refazer a rolagem de reação ou rolar um teste de moral.

3 – Distrair monstros com comida

Outra forma de escapar de encontros indesejados é distrair o monstro com comida. Com animais sabemos que funciona e com monstros do tipo irracional/instintivo deveria funcionar também. No mínimo uma jogada de proteção da criatura poderia rolar hein!?

4 – Soneca voadora

Uma coisa simples, mas bem legal é suspender a barraca na hora de dormir. Isso evita ataques de criaturas pequenas, rastejantes ou que tenham medo de inimigos mais altos. O truque é basicamente prender a barraca no chão, mas ergue-la entre árvores, talvez usando suas varas de 3 metros? Olha mais um uso pra esse item old schoolzaço!

5 – Correr em zigue-zague

Alguns animais como rinocerontes e jacarés tem dificuldade em correr em zigue-zague. Seja por falta de mobilidade ou visão curta, você poderia fugir dessas criaturas numa boa. Basiliscos, lagartos gigantes e triceratopes poderiam ser enganados assim.

6 – Mostre que você é o maioral

Alguns animais como hienas e leões tendem a se acalmar ou acovardar diante de criaturas maiores e que as encare nos olhos seriamente. A dica aqui é nunca dar as costas, jamais parar de trocar olhares e tentar parecer maior, seja subindo nas costas de um aliado ou empilhando algo na cabeça.

O papo é POLÍTICA - Estamos de olho! / Estamos de olho? / Estamos ...
Truque visto no filme “Deu a louca nos deuses”

7 – Mostre que você NÃO é o maioral

Alguns animais são líderes natos e não apresentam ameaça para os obedientes. Gorilas são um exemplo disso, você poderia simplesmente se agachar diante deles para parecer menor e evitar contato visual. Mesmo se tomar um ataque finja estar acuado, pois com certeza será apenas um ataque de advertência.

8 – Tipos de fogueira

Montar uma fogueira é algo corriqueiro em aventuras de rpg, mas o que pouca gente sabe é que existem vários tipos diferentes de fogueiras que atendem a necessidades das mais variadas. As que eu ja vi em jogo foram as 4 abaixo:

  • Caçador: Cercada de madeira verde e pedras é boa para cozinhar e o fogo fica baixo se colocar a lenha em intervalos.
  • Sinalização: Adicione folhas verdes para produzir uma fumaça mais volumosa e densa. Usando um pano você pode fazer sinais de fumaça abafando e liberando ela em intervalos iguais.
  • Refletora: Monte uma parede de madeira ou pedras atrás da fogueira e o seu calor será direcionado para a direção oposta, tipo uma lareira ao ar livre.
  • Estrela: Faça a fogueira em formato de asterisco, ou estrela e quando o meio queimar adicione a lenha no mesmo formato e terá uma fogueira que se mantém acessa por muito mais tempo que as demais.
Saiba Como Fazer Uma Fogueira em Acampamentos | Blog Pé na trilha

9 – Iluminação mágica

Um truque mágico bem legal é lançar a magia luz em algum objeto que possa ser partido em varios pedaços e assim criar uma rede de iluminação em área. Durante o jogo o mago pegou uma pedra e a partiu em varias pedrinhas. Assim, quando entravam numa câmara grande na dungeon ele atirava cada pedrinha em uma direção diferente e com isso conseguia pontos de luz mais distantes.

10 – “Miniaturas” mágicas

Outra boa ideia é encolher coisas com magia e depois quebrar o feitiço fazendo o item voltar ao normal em situações bem inusitadas. Dependendo da lista de magias do jogo você poderia fazer mais ou menos coisas, mas a ideia é a mesma.

Já pensou em carregar uma corda como se fosse um colar? ou usar um tronco de árvore como flecha? Que tal arremessar rochedos com uma funda? Bom, a imaginação voa longe aqui e você pode miniaturizar um golem ou usar metamorfose numa besta poderosa e entrar com ela no palácio real como se fosse um gatinho de estimação.

É isso ai pessoal, espero que tenham curtido essas ideias. Sei que não são nada de outro mundo, mas podem render cenas bem interessantes, além de salvar a pele de seus personagens!

E você? tem alguma ideia irada que deu certo no seu jogo?

Fala pra gente ai nos comentários


Publicidade