Fala pessoal. Hoje eu quero apresentar um novo velho projeto que tirei da gaveta nessa quarentena, o jogo de RPG Black Belt. Um jogo de luta com regras leves para permitir combates rápidos, mas ainda assim com elementos de estratégia.
Eu postei na página da GdM no facebook algumas fichas adaptando personagens famosos pra Black Belt.
Temática
O jogo gira em torno de pancadaria e tudo será resolvido através de cadeiradas, golpes de artes marciais e luta suja. Inspirado em Arcades como Streets of Rage, Double Dragon e Street Fighter, tentei emular as características mais icônicas dos jogos de Luta e Beat em Up.
Pretendo descrever um mini cenário no livro para contemplar bairros orientais de ninjas, gangues de motoqueiros, brigas entre estudantes rivais, circuitos de lutas clandestinas, policia corrupta, organizações criminosas e até um cientista maluco com experiências irresponsáveis.
Criação de personagens
Criar personagens é bem simples, pois eu odeio ficha demorada de preencher e quando mestro em eventos gosto de fazer as fichas com os jogadores na mesa, então tem que ser rápido!
Escolha o conceito do seu personagem, depois escolha um dos 4 tipos de artes marciais, pontue os atributos e técnicas de luta. Feito isso você terá que escolher 2 movimentos especiais e inventar as especializações, que são as coisas que você é muito bom, além de brigar é claro!
1d6 Bits System
O nome do sistema é 1d6 Bits System para fazer uma referencia nostálgica aos jogos antigos e ao único dado usado. O sistema usa pilhas de d6 para as rolagens, sendo que essas pilhas são reduzidas antes da rolagem, o que evita que fiquemos rolando meia duzia de dados para pular uma cerca.
Existem formas de se obter sucesso sem rolar dados, e os ataques sempre consideram a defesa do alvo como um redutor, logo se o seu inimigo tem um total de defesa 4 quer dizer que você rolará 4 dados a menos para o ferir!
Eu basicamente condensei o Street Fighter RPG e alguns outros jogos minimalistas que adoro e montei algo gostosinho de jogar.
Regras especiais
O sistema possui algumas mecânicas que o tornam bem rapidinho de rodar em mesas, principalmente online. Sim Eu fiz este jogo pensando nas minhas dificuldades de jogar online: Tempo curto, demora nas rolagens e poucos jogadores
Tenho feito sessões de testes de 1 hora e meia com 2 a 3 jogadores.
Estilos de artes marciais: Os estilos são abstrações. Você da o nome que quiser, mas escolhe um tipo de estilo associado a uma catástrofe (Meteoro, Tsunami etc). Cada tipo leva vantagem e desvantagem sobre outros, além de terem suas listas de movimentos especiais e darem bônus de atributos na criação de personagem. | |
Black Belts: Os personagens dos jogadores e alguns NPCs são considerados Black Belts e quando eles lutam contra inimigos que não são black belts usam explosão de dados! (Se tirar 6 rola outro d6) | |
Briga de rua: As ondas de inimigos são tratadas como 1 só em um combate aberto sem movimentação tática, mas com power ups. Minions e Bosses possuem uma ficha reduzida para um combate mais ágil. | |
Duelo: Lutas 1×1 sérias e cheias de honra entre Black Belts onde você aposta XP e tem um movimento baseado em zonas de aproximação (clinch, soco, chute etc) | |
Interlúdios: Entre as cenas de ação os jogadores podem tomar ações especiais para captar recursos, se recuperar, reagrupar a gangue, treinar ou levantar pistas da aventura. | |
Dados de Evolução: Ao treinar e efetuar apostas você acumula dados de evolução. É com eles que você melhora atributos, técnicas e movimentos especiais. Se você não se arrisca, não ganha! | |
Especializações: Se você tem uma especialização poderia abrir mão de um teste de atributo e assumir um sucesso menor, que garantiria o objetivo desejado, mas a um custo discutido na hora. |
Adaptações
O sistema é muito maleável dentro da proposta de jogos de luta. Eu mesmo compartilhei fichas de personagens de Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho, Dragon Ball, Final Fight, Street Fighter e até Golden axe!
Por conta desse potencial de adaptação o jogo terá seu sistema de regras aberto para geral!
Basicamente o trabalho é mudar o nome das técnicas básicas conforme o cenário e o requisito dos movimentos especiais das artes marciais.
As técnicas emulam os modos de agir em combate e em alguns cenários pode incluir luta voando ou montada em animais ou motos!
Lançamento
O jogo está em fase de testes e as artes ainda estão no início, mas teremos uma capa colorida irada e um logo invocado do grande Dan Ramos.
Assim que eu terminar a diagramação do Black Troopers iniciarei a do Black Belt. Por falar nisso, ambos os jogos devem ser lançados em PDF com toda a arrecadação destinada à caridade.
Fica o convite: Vamos ajudar as pessoas necessitadas com cestas básicas através da nossa jogatina!
01/06/2020 at 3:18 pm
Melhor experiência que tive em rpg remoto. Sistema simples e narrador competente. No discord bastava escrever /r xd6 e uma quantidade de dados x era revelada.
Me lembrou a época de jogar rpg no recreio do colégio. Em 30 minutos teve jogo. Em menos de 2 horas teve começo, meio e fim.
Parabéns!
04/06/2020 at 9:08 am
Sensacional! Eu vi as fichas. Fiquei lembrando do Final Fight SD que jogava no Dynavision do meu irmão.
No aguardo pelo FC desse e do Black Troopers.
23/06/2020 at 5:14 pm
é sempre daora ver iniciativas de sistemas minimalistas assim, principalmente nessa pegada beat’em up!
28/05/2022 at 5:47 pm
O PDF desse sistema já foi lançado? Eu já estou caçando há um tempo e não acho em lugar nenhum!
02/07/2022 at 5:29 pm
Ainda não. Estamos produzindo a capa e elaborando a identidade visual do livro ainda