Hoje eu trago uma regra caseira para usar perícias em Old Dragon, que pode ser usado em qualquer jogo OSR. Meu objetivo é que essa regra seja fácil de aprender, rápido de usar e que não seja apenas um bônus numérico no teste de atributo, mas que realmente faça a diferença.

Usei estas regras em 3 sessões apenas, mas rendeu boas cenas, além de risadas

Aprendendo perícias

Existem 3 graus de competência em perícias (Treinado, Especialista e Mestre) e cada personagem inicia treinado em 2 perícias à escolha.

A cada 3 níveis além do primeiro (4°, 7°, 10°, 13°, 16° e 19°) você ganha 1 ponto de perícia para melhora suas perícias ou aprender novas.

Evite repetir as perícias dos coleguinhas de grupo

(Já! Já! digo o porquê).

Melhorando perícias

Ao gastar 2 pontos de perícia em uma perícia que já seja Treinado você se torna Especialista e ao gastar outros 2 pontos você se torna um Mestre, logo, se você focar todos os seus pontos em uma única perícia poderá se tornar um Mestre no nível 13.

Novas perícias

Ao custo de 1 ponto de perícia você pode se tornar Treinado, mas vale lembrar que como isso aqui não é a casa da mãe Joana, o mestre tem o dever de analisar bem as escolhas e cobrar algum tipo de treinamento, tempo de dedicação e estudo ou algo assim.

Seja um Mestre Legal e deixe os peritos brilharem!

Usando perícias

Sempre que o mestre solicitar uma rolagem de atributo você pode tentar justificar como a perícia te ajudaria. Se o mestre concordar, você terá direito a usar os benefícios conforme seu nível de treinamento.

Treinado+2 no teste ou +1d4+1 se for o único com a perícia na cena.
Especialista*Testes falhos podem ser rolados uma vez mais.
Mestre**Uma vez por sessão pode decidir tirar 20 em um teste.

* Especialistas precisam escolher uma especialização dentro do escopo da pericia (ex: Um especialista em sobrevivência poderia escolher caçar, seguir rastros ou um ambiente favorito)

** Um mestre pode ensinar outras pessoas. Seus alunos podem obter o nível Treinado, se gastarem os pontos de perícia necessários.

Até o 1 pode ser evitado por Especialistas e Mestres

Lista de perícias

Falamos muito de perícias, aprendemos a “compra-las”, aprimora-las, usa-las, mas até agora não vimos nenhuma lista com seus nomes.

Bom, eu preferia terminar este texto sem apresentar uma lista e poderia passar horas falando sobre as maravilhas de se inventar as suas próprias listas de perícias focadas e integradas com seus cenários de campanha e blablabla, mas como eu sei que mó galera vai reclamar que não tem uma lista, vamos la

Estas perícias agrupam “mini-perícias” para ajudar na a escolha do nível Especialista.

Boemia: Você é o cara da balada. Dançar, cantar, beber feito um cão e continuar com as memórias em dia é mole pá nois! Use esta pericia sempre que quiser fazer um showzinho artístico; puxar uma cantiga animada na taverna; conseguir uns descontos no bordel; obter informações e dicas com pinguços e mendigos; ganhar uns trocados no baralho e se divertir em meio aos peidos fedidos numa caverna de trolls.

Curandeirismo: Você é tipo um pajé, enfermeiro ou médico da praga. Utilize esta perícia para emitir diagnósticos; elaborar unguentos, remédios e bálsamos; cuidar de feridos; trocar bandagens e curativos; Identificar plantas e ervas curativas; assim como ajudar os trolls a melhorarem dessa flatulência maldita.

Graciosidade: Você é suave, ágil, elegante, gracioso, liso, ensaboado etc. Use esta pericia para saltar feito um ninja; correr na corda bamba; dançar pelo salão de festas; fazer acrobacias de circo; fazer um solo de bandolim ou se desviar do segundo peido do troll.

Navegação: Você vive ou viveu mais num barco em alto mar do que na terra firme. Utilize esta perícia para conduzir embarcações; orientar-se pelos astros; fazer reparos e revisar equipamentos náuticos; atravessar o convés se balançando numa corda qualquer; identificar o caminho do vento; conhecer lendas e histórias de pescadores e contar causos de fogueira tais como a vez em que você chegou a matar 3 trolls peidorrentos de uma vez só.

Percepção: Você é o cara que enxerga sem abrir os olhos; toca sem chegar perto; aprecia um perfume em meio ao pântano e degusta o sabor da receita ainda no livro. Utilize esta perícia para perceber um perseguidor escondido; encontrar a saída da caverna seguindo a corrente de ar; discernir o estado emocional de alguém pela sua face ou distinguir o que o troll comeu para peidar tão fedido.

Peregrinar: Você e o Gandalf disputam pra ver quem conhece mais o mundo. Utilize esta perícia para conhecer os melhores trajetos de viagem; montar e desmontar acampamento rapidamente; ignorar os inconvenientes do “meio do mato”; guiar-se pelas estrelas; ler e desenhar mapas decentes; evitar deixar rastros de acampamento e desviar seu rumo de cavernas perigosas de trolls fedorentos.

Se a pericia falhar o porrete não falha!

Profissão: Você é treinado em alguma profissão maneira e útil, nada de afinador de piano élfico. Use esta pericia para obter descontos ou encontrar preços melhores nos mercados; obter algum trocado trabalhando pros outros; identificar a origem de um trabalho artesanal; apreciar o estilo técnico e estético de um item; identificar matérias primas boas e ensinar alguma coisa de bom para os trolls pararem de peidar por ociosidade.

Sabe-tudo: Você é um nerd “cabeçudo” que manja dos paranauê tudo e quase foi devorado por um livro mímico. Use esta perícia para obter dicas e pistas do mestre sobre lendas locais, contos mitológicos; uma religião morta; um dialeto perdido; uma receita de bolo rara; charadas infantis; enigmas clássicos; ditados populares ou como evitar que um troll peide perto de você.

Sagacidade: Você é inteligente, perspicaz, observador e vivido. Utilize esta perícia para perceber que esta sendo observado; sentir cheiro de mentira no ar; discernir quem é o bam-bam-bam da taverna; quanto custa realmente os produtos da lojinha; orgasmos fingidos e a identidade do trolls que peidou na caverna.

Sobrevivência: Você é como se fosse um escoteiro mirim, só que cascudo. Utilize esta perícia para encontrar abrigo, acender uma fogueira; preparar um grude no caldeirão; identificar plantas e animais comestíveis; cozinhar coisas estranhas e obter algo gostoso; achar água potável em meio a uma selva densa ou até deserto árido, mas não na caverna dos trolls, porque tudo fica tóxico ali!

Truculência: Você é forte, resistente, troglodita, macho pra cacete e muito mais. Utilize está pericia para correr rápido ou por muito tempo; cavalgar sem sela; escalar em meio a tempestade; nadar contra a correnteza; se segurar na beira do penhasco com uma mão só; ficar uma semana sem comer ou resistir ao peido de um troll cavernoso.

É isso ai galera, espero que curtam essa zoeira ai

Abraço e bons jogos!


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