Beyond the Bordelands é um releitura daquele módulo de D&D que considero, na minha humilde opinião, a melhor aventura de D&D de todos os tempos, o Keep on the Bordelands. Um módulo que une um “mundo aberto” para o mestre acrescentar o que quiser, enquanto os jogadores podem possuir agendas pessoais, e ainda assim o mundo está ali para ser desbravado…

Beyond The Bordelands

Beyond the Bordelands consegue modernizar o que nunca deixou de ser antigo, mas sem perder o brilho próprio. Acesse o itch.io da @gnarledmonster e adquira os produtos, são de excelente qualidade, a estética remete a desenhos como horas de aventura, mas sem perder o feeling old school. Um produto agnóstico de sistema, facilmente adaptado para sua mesa do sistema mais jogado de rpg e até mesmo outros sistemas!

3d6>Dificuldade alvo em 1 página de regras do folheto! Melhor que isso? Impossível!

Dungeon Reavers

Dungeon reavers é nitidamente a versão do sistema mais jogado que o autor, Alex Damaceno criou para jogar seu Beyond The Bordelands. A criatividade e identidade visual do produto me cativou, além disso, na mesa ele roda fácil e funciona! Um dos jogadores criou um gerador de personagens , adicionei umas tabelas de ocupação e raças e pronto! Os jogadores preparavam 3 fichas e selecionavam 1 para a sessão, sem enrolação seguimos para o Forte Duraley nas Terras marginais!

O Sistema em si é simples role 3d6 somado aos já acostumados atributos e superar um número alvo (15,20 ou 25+) algo fácil de aprender, equipamentos adequados, boa descrição e jogo de cintura fazem com os jogadores possam passar direto da rolagem e realizarem os feitos e o jogo fluir. A maior elegância de regras do jogo está , talvez, na regra de dado de uso separando por qualidade, todos equipamentos adquiridos eu rolava o valor de acordo com a qualidade e os jogadores compravam, realmente um mestre já calejado pode criar muitas possibilidades com o esqueleto de regras ali encontrado.

Aventura bonita, bem feita, avenura formosa!

Os personagens

Cada jogador rolou 3 personagens o grupo inicial fora Yenner, a bruxa; Rufus “Olho Distante”, o explorador e P´ódubom, o patrulheiro. Na Vila do Forte eles viram o quadro de avisos e pegaram a missão de encontrar uma planta mágica. A rolagem de rumores é ótima e o de quadro de avisos também, com criatividade e participação dos jogadores a narrativa emergente pode tornar-se algo divertido e fácil. Utilizei a mecanica de viagens do próprio módulo e funciona bem. Como futuras notas mentais pretendo fazer o “zoom” de hexágonos para adicionar elementos e ampliar o mapa em cada hexágono.

A aventura emergente

Eles ouviram rumores sobre uma espada mágica e que havia um demônio na encruzilhada, mas preferiram encontrar o patrono nas ruínas. No meio do caminho como encontro aleatório surgiu a opção de ter um grupo rival, adicionei os personagens gerados por ele Desdêmona ” a sorrateira”, a gatuna; Dovar Barba-dePedra, o anão explorador; Josevilson, o anão charlatão e Varric, o anão infernal. O grupo ignorou os valentões e aceitaram a missão de capturar mandrágoras na floresta sombria para Getúlio, o herbalista.

Uma batata que chora, grita e mata!

Durante o caminho eles conseguem ouvir murmúrios na floresta, ao utilizar a tabela de encontros, um culto maligno sendo realizado, eles saem sem tentar chamar atenção… Ao entrarem no territ´orio das mandrágoras eles conseguem capturar uma, mas ao custo de Yennefer e Pódubom desmaiarem, sobrando para Rufus arrastá-los de volta! Ap´´os acordarem e sofrerem por serem arrastados pela Floresta Sombria eles são cercados por cultistas das trevas e apenas Rufus foge enquanto P´ódubom e Yennefer são esfaqueados e morrem!

Após fugir Rufus quase se perde, mas retomando o caminho avista uma fogueira com dois moradores locais Cedric, o temido um vagabundo local e Gemialdo, o punguista outro vigarista da Vila do forte. Ambos outros personagens dos jogadores gerados que estavam próximo a casa de Getúlio e eles se reúnem para ouvirem o relato de Rufus, assustado pelo ocorrido e imundo de fugir pela floresta sombria…

Tantas versões da mesma aventura e ela não perde o charme de ser uma das melhores aventuras de todos os tempos!

Jogue conosco!

Se você quiser viajar para as Terras Marginas e se aventurar pelo Vale Perverso procure pelo quadro de avisos da Vila do forte!

As mesas estão agendadas para toda

sexta-feira às 22 hrs e domingo às 19 hrs.

Então vamos jogar?!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ficha_bardo-01.png

Publicidade