- Básico
- Personagens
- Equipamentos
- Exploração
- Combate
- Evolução
Para conduzir um combate em BXP basta seguir os passos a seguir:
1. Verificar surpresa
2. Rolar a iniciativa
3. Lado vencedor age
4. Lado perdedor age
5. Repita os passos 2, 3 e 4
1) SURPRESA
Caso haja dúvida se um personagem foi pego de surpresa ou não, role um Teste de Ação normal, mas considere Talentos e o contexto da cena. Quem fica surpreso não age na primeira rodada e sua CA e Matriz de Proteção pioram em 1 passo na rodada surpresa.
2) INICIATIVA
Após resolver a rodada surpresa, cada grupo envolvido na batalha rola 1d6 para definir a ordem de ação, não é uma rolagem por personagem, mas por lado do conflito. Do maior para o menor resultado, todos os lados podem agir no combate. Após a resolução da ação de todos os combatentes, a rodada termina e uma nova iniciativa deve ser definida.
3) VENCEDORES AGEM
O lado que ganhou a iniciativa na rodada declara suas ações e rola os dados necessários para sua execução.
4) PERDEDORES AGEM
Ao final da ação de todos os membros do lado vencedor, começam as ações dos perdedores.
5) RECOMEÇAR
Se o combate não terminar, inicie uma nova rodada a partir do passo 2 – Iniciativa.
Não esqueça da munição!
Qualquer combatente que utilizou armas que consome munição, é preciso reduzir o seu valor logo após o uso da arma. Rajadas e armas com consumo alto reduzirão ainda mais este valor.