Role para descobrir qual surpresa aguarda os jogadores no final da aventura!

O plot twist, é um reviravolta no enredo da história.

Filmes, livros e mídias em geral tem se valido deste recurso primordial ao longo dos tempos. Clube da Luta, Amigo Oculto, Harry Potter… todos tiveram viradas marcantes, que sem dúvida são lembradas até hoje por fãs e entusiastas.
Quem um dia será capaz de esquecer o que sentiu ao ouvir o clássico: “Luke… eu sou seu pai.”

O objetivo deste post, é trazer algumas idéias para que você também possa executar esse famigerado “golpe na mente” em sua própria sessão.

Em alguns casos, talvez fique complicado amarrar os fatos, de modo que talvez valha a pena uma nova rolagem na tabela. Mas não duvide, cada uma das possibilidades, se bem trabalhada, pode garantir aquele momento de “puxada de tapete” que todo mundo gostaria de proporcionar aos amigos algum dia.

Uma ultima e crucial sugestão: Plot Twists são incríveis, mas não permita que sua utilização roteirize a aventura. Esse não é o objetivo. Se não for adequado inclusive, deixe de lado e de prioridade a diversão e as escolhas feitas ao longo da jornada.

Segue abaixo a tabela, que contou com a colaboração de vários parceiros da GdM, sendo eles: A Matadora de Tarrasques (Mônica de Faria), O Zelador de Amarelo (Felipe Pep), O Devorador de Mentas (Eduardo Soares), O Grande Dragão Velho (Alexandre Lima), os convidados Marcelo Benzi (mestre das pintadas e miniaturas) e Luiz Claudio Gonçalves (Tordezilhas, Sensei, grande comedor de maçã e aveia…).
Eu fecho essa lista, e deixo aqui meu agradecimento a todos os que participaram.


“Se você sabe o que vem a seguir, então você já viu um plot twist bem maneiro!”

Espero que curtam, e deixem nos comentários sugestões que de alguma forma possam enriquecer esta lista. Quem sabe não rola uma tabela com 1D100 idéias? Abraço!

1.1- Solicitante da missão é o vilão

1.2- Traição de um dos membros do grupo

1.3- Missão nunca teve chance de sucesso

1.4- Solicitante da missão é um fantasma

1.5- Tudo é um sonho compartilhado

1.6- Todos já estão mortos

2.1- A missão era um jogo

2.2- O mundo dos jogadores é uma farsa

2.3- Jogadores são os vilões

2.4- O vilão é inocente

2.5- Cumplicidade da(s) vítima(s) com o vilão

2.6- Missão se repete indefinidamente quando concluída

3.1- Missão só terá sucesso, caso os personagens abdiquem de suas memórias e sentimentos

3.2- O vilão precisa ser salvo para a missão ter êxito

3.3- Grande vilão é um dos jogadores

3.4- Todos os membros do grupo são projeções psíquicas de um único personagem.

3.5- Os monstros e desafios são causados inconscientemente por uma pessoa inocente

3.6- O grupo está sendo manipulado por dois vilões

4.1- Todos estavam sendo manipulados pelos sussuros de entidades improváveis

4.2- Tudo foi um ato de vingança contra um crime q os personagens cometeram no verão passado

4.3- Abdicar da recompensa pelo sucesso da missão

4.4- Alguém precisa morrer

4.5- Alguém/Todos precisam enlouquecer

4.6 – Se a missão não fracassar, o mundo será destruído

5.1- A missão na verdade requer que um inocente seja morto pra que seja bem sucedida.

5.2 – Para que a missão seja bem sucedida, será necessário sacrificar os últimos remanescentes de uma cultura perdida.

5.3- Os personagens descobrem que o vilão já havia iniciado seu plano final de destruição minutos atrás.

5.4- Os jogadores descobrem que sua existência não tem relevância, ex: o mundo existe em uma casca de nozes

5.5- Os jogadores precisam viajar no tempo para impedir o nascimento do vilão

5.6- Os personagens encontram o GM

6.1- Personagens descobrem que entre o início e o fim da missão, se passaram muitos e muitos anos

6.2- Os personagens descobrem que na verdade não são aventureiros/heróis, mas sim pessoas insanas presas num sanatório.

6.3- Os personagens percebem que cada jogador representa uma persona de um feiticeiro louco, e o vilão é apenas a representação da razão tentando restaurar a sanidade do mago.

6.4- Os personagens descobrem que não existem, na verdade são fruto do descontrole do poder de um dos integrantes do grupo e precisam decidir entre vencer o herói louco (e acabar com a própria realidade onde existem), ou permitir que o processo continue (sabendo que milhões de pessoas no mundo “real” estão presas)

6.5- O grupo de vilões são versões futuras dos heróis

6.6- A missão é uma lembrança contada por alguém

Extras:

– Vilão é pai/mãe/irmão(a)/filho(a)/parente/ de um dos personagens

– Algo mais poderoso que o vilão o derrota/destrói e toma seu lugar

– Outro grupo cumpre a missão

– Vilão é um herói lendário, a muito considerado morto

– Após a missão, o(s) aventureiro(s) assumem o lugar do(s) vilão(s)