Dicas tiradas da natureza para lhe dar uma visão além do alcance.

Olá mestres e a aventureiros, fiquem de olhos bem abertos, pois hoje falaremos da visão na escuridão,  então para aqueles que precisam, acendam suas velas e vamos olhar mais a fundo esse assunto!

Visão, codificar raios de luz em uma imagem, refletir cores e formas para dentro de nossos olhos. A luz é o a fator fundamental da visão, somente a través da luz é que somos capazes de enxergar, Certo? Sim, se tratando do seres humanos sim, mais será que todas as espécies ou raças tem essas limitações, pois elfos, tieflings e afins, não concordam com a minha afirmação.

Vamos buscar inspiração no mundo real para melhor construir ou imaginar o mundo fantástico, vamos ver alguns exemplos de criaturas e mecanismos biológicos que permitem a visão de alguns animais. Para quem sabe assim, enriquecer a interpretação ou o entendimento desse assunto.

Aquele brilho no olhar.

Vamos partir da nossa raça padrão nesse MMO da vida real. O ser humano necessita de pelos menos 30 minutos da ausência de luz, para se acostumar com esse ambiente e optimizar  sua percepção em baixa luminosidade. Mesmo assim, nós humanos possuímos uma visão limitada e não conseguimos captar ondas de luz vermelha em certos comprimentos de onda. Outras espécies  de animas, como cães e gatos possuem a capacidade para isso. Esses grupos de animais possuem uma estrutura chamada tapetum lucidum, que se trata de uma membrana (localizada no fundo do globo ocular) que é capaz de refletir a luz que entra nos olhos e assim melhorar a visão do animas em condições de baixa luminosidade. Essa membrana é o motivo pelo qual os olhos desses animais refletem a luz projetada e dão a impressão de olhos acesos no escuro.

Fundo de uma globo ocular, expondo o tapedum lucidum.

Grupo de guaxinins.

Grupo de hienas observadas a noite.

Pontos brilhantes na escuridão, esse brilho podem vir de objetos, pedras preciosas, será que você como aventureiros arriscariam descobrir sabendo que pode se tratar de um par de olhos apenas observando?

Nem todos que tem brilho no olhar, boa coisa são. 

Visão sem olhar?

Nem todos os animais que percorrem a escuridão da noite, possuem um boa visão, ou se quer a possuem. Os animais em sua grande maioria utilizam todo seu conjunto sensorial para isso. Um exemplo interessante a ser citado é o caso de algumas serpentes. Algumas espécies de serpente podem perceber a variação de calor no ambiente, mas não se trata de saber se está calor ou frio, elas são capazes de perceber a emissão térmica de um corpo a distância.

Representação de visão de uma serpente.

Esses tipos de serpente são capazes desses feitos graças um sistema termossensível que elas possuem, localizado em ambos os lados da cabeça conhecido como fosseta loreal. Como esse tipo de serpente não possui uma visão boa, nem sob a luz do dia, esse sistema auxilia a perceber o mundo a sua volta, possibilitando a caça dela a noite.

Esquema de órgãos sensórias das serpentes.

Próximas das narinas, encontram-se as fossetas loreal.

Então o próprio ser humano faz uso dessa técnica em câmera de infravermelho, que são capazes de captar as varias de temperatura. Então já pode pensar em deixar seus Yuan-tis imunes a escuridão, mesmo a mágica! Pois o lance aqui é calor.

 Um dos meus carniçais achava que elas tinham 4 narinas.

A visão além do alcance.

Ver algo não é um problema para a Tamarutaca ou camarão mantis, pois esse animal possui olhos que invejáveis. A visão humana baseá-se em 3 cores primárias, captada por 3 fotorreceptores localizados no fundo dos nossos olhos, permitindo que vejamos todas as variações de cores. A tamarutaca é uma espécia de crustáceo que possui 16 fotorreceptores,  é incombinável estimar quantas cores ela é capaz de ver, ela é capaz de captar o espectro ultravioleta e infravermelho, além de varições de luz não percebidas por nem um outro animal,  além de possuir a capacidade de mover seus olhos independentemente.

Olhos da Tamarutaca.

Então aventureiros, quanto mais estranho um animal ou criatura é, maior podem ser suas capacidades. Imagine uma criatura capaz de ver tantos espectros de luz que a faz, além de ver no escuro, ver o invisível naturalmente. Quem sabe os olhos percebam cores mágicas ou enxerguem através do plano astral? E você achava que só a espada justiceira dá a visão além do alcance.

 E eu achando que podia ver muito além do normal.

Então mestres dos dados,  cabe agora a vocês imaginarem de que maneira podem aplicar essas sugestões em mesa. Desperta aquele ideia olhando o mundo por outros olhos e usa-a de forma divertida.

E vocês…sabem de algum outro meio de ver além do nosso normal, alguma outra forma de visão? Então deixa nos comentários.

Desejos a vocês muitos acertos críticos e até a próximo bate papo.

Bem senhoras e senhores, foi muito bom recebe-los após tanto tempo, porém a noite se vai e o sol logo sai. Permitam me despedir e retornar aos meus aposentos.
Até a próxima!