Depois de quase dois anos do anúncio das versões localizadas, teremos D&D 5e!

Finalmente, depois de tantas confusões (o caso da Fire on Board e o DnDGate) e enrolações (a semana de D&D da Kronos Games) temos a confirmação da Galápagos para o lançamento oficial de Dungeons & Dragons 5th Edition no Brasil!

Segundo o site Jovem Nerd, a informação foi confirmada com exclusividade pela CEO da empresa, Yuri Fang, que deu a seguinte declaração: “Estamos muito animados com o anúncio, e trabalharemos com a linha completa de produtos por aqui. Sabemos que, assim como nós, os fãs brasileiros estão bastante ansiosos para ver o D&D no país”.

Ao contrário do que havia sido dito anteriormente, o lançamento da linha no país fica para o segundo semestre de 2019 (havia-se especulado que o lançamento ocorreria em abril/2019).

Um Starter Set barato (atualmente U$12 na Amazon, cerca de R$48), pode ser a chave para a expansão do D&D 5e no Brasil

Resta torcer agora para que a Galápagos, sob a tutela do grupo Asmodee (que já tem experiência na publicação do D&D 5e na França e na Itália) não dê o mesmo tratamento ao D&D que deu para Star Wars: Fronteiras do Império. Alguns países que já possuem o D&D 5e licenciado desde a época do DnDGate possuem somente os três livros básicos publicados e poucas aventuras (como é o caso da Itália). Outros, como a França, possuem bastante material localizado, mas não tudo. Ficamos aqui na torcida para que no Brasil, no aniversário de primeiro ano do sistema em terras tupiniquins, tenhamos mais do que somente os três módulos básicos, o starter set e mais alguns poucos suplementos publicados em português (que é o que historicamente acontece com o D&D no Brasil desde os tempos do AD&D 2ª edição da Abril).

Esperamos que o tratamento da Galápagos para a linha seja digno de concluir com chave de ouro a saga que foi o lançamento de Dungeons & Dragons 5e no Brasil.