Quando tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido.
Pessoas que usam máscaras sofreram algum trauma. Elas são obcecadas por justiça por terem sido vítimas de alguma injustiça.
Não é novidade que curto muito a temática de supers dentro do RPG. Reconheço que heróis poderosos sempre me fizeram viajar com suas capacidades absolutas, mas poucas vezes senti o verdadeiro heroísmo sendo praticado nas HQs, como quando leio sobre os patrulheiros urbanos.
Obviamente é possível encontrá-los nas grandes editoras, mas a necessidade de nivelamento das histórias com supers muito aquém de suas realidades, por vezes os fazem parecer mais “capazes” do que deveriam ser em aventuras mais realistas.
Demolidor, a bat família, Justiceiro e alguns outros, são os melhores exemplos quando pensamos nos títulos clássicos… mas sem dúvida títulos mais sombrios como Kick Ass e Watchman, resumem melhor o sentimento, quando me refiro aos que fervorosamente atuam nas ruas.
Filmes como Warriors, Desejo de Matar e Ruas de Fogo, também remetem ao tipo de cenário que me influenciaram quando comecei a desenvolver o VIGILANTES (que temporariamente chegou a se chamar Vigilantes nas Ruas de Fogo… Hehe).
A ideia era um jogo em uma desvantagem característica, com um sistema que ajudasse a criar o clima de desgaste e cansaço que um justiceiro das ruas deve enfrentar sempre que decide patrulhar pela região.
Recentemente foi possível acompanhar o nascimento do movimento conhecido como “heróis da vida real”, pessoas que se vestem com uniformes coloridos (alguns sombrios e outros bem surreais…), e ficam por aí procurando por oportunidades, que lhes permitam agregar o nobre título de defensor da população. A HBO chegou a fazer um documentário e vale muito a pena dar uma olhada.
VIGILANTES fala de pessoas que de algum modo, chegaram a um limite em suas vidas miseráveis, e agora não aceitam nada menos do que partir com tudo, contra tudo de ruim que assola as cercanias de onde vivem. Dor, perda e determinação são assuntos centrais para a proposta abordada, e com alguns toques especiais na mecânica, tem sido possível emular aquilo que inicialmente gerou o desejo de criar este jogo.
Utilizando somente o D6 (ou alguns deles), você terá em mão um jogo bastante simples, ainda que cheio de possibilidades a serem exploradas.
Tabelas de customização de personagens, geradores de aventura e ambiente, são alguns dos materiais que você encontrará nas páginas deste PDF.
Espero que você possa curtir esse jogo tanto quanto alguns de nós já o fizeram, e possa compartilhar aqui suas impressões.
Todas as imagens utilizadas fazem parte da licença creative commons.
Download
Abraço!
24/10/2019 at 2:51 pm
É realmente um ótimo jogo, com a ambientação certa por parte do mestre, os jogadores encaram uma das mais desgastantes lutas que ja se viu contrs guangues, policiais e lendas do crime
Minha mesa vai para a segunda temporada no final do mês e os jogadores só anseiam.
24/10/2019 at 2:55 pm
Vlw D GABRIAN! Teus feedbacks a cerca dele foram essenciais!
08/02/2020 at 11:28 pm
Curti muito a temática. As tabelas ajudam bastante e o sistema simples vai ser bom pra jogar uma one shot pelo Roll20.
Adoro os jogos que vocês aqui do Guilda criam.
08/02/2020 at 11:39 pm
Vlw 1000tão! Fiz as tabelas pensando em deixar tudo bem dentro do tema mesmo! Abraço!
03/05/2021 at 5:10 pm
Saiu um podcast falando sobre o Vigilantes, feitos pelos cara do Papos e Dados.
Vou deixar o link pra quem quiser conferir!
https://anchor.fm/papos-e-dados