Essa é para quem quer controle de carga, mas não quer perder tempo?

Sejamos honestos: durante o jogo dificilmente as pessoas querem fazer o microgerenciamento de suas fichas, mantendo controle de informações como peso. Afinal, são muitas as coisas acontecendo ao mesmo tempo na mesa e normalmente os jogadores querem focar nas coisas mais interessantes (e tudo bem se você achar o controle de carga algo interessante, mas provavelmente você é uma exceção). Por isso, a parte mais burocrática do jogo acaba sendo deixada em segundo ou terceiro plano…

“Sempre tem espaço pra mais uma arma…”

Buscando um sistema rápido e simples mas que não abandonasse de vez o controle de carga, cheguei até esse sistema, juntando alguns outros sistemas utilizados em jogos OSR. Esse sistema substitui o peso dos equipamentos por um sistema de Pontos de Carga, bastante simples e flexível o suficiente para ser utilizado em qualquer tipo de campanha, independentemente do sistema.

O movimento de um personagem é determinado (na maioria dos jogos) por sua raça e influenciado por quão sobrecarregado ele está. Num sentido estrito, buscando realismo, isso seria determinado somando o peso de todos os equipamentos carregados por ele. A proposta aqui é abandonar o controle minucioso do peso por quilos, passando a agrupar os itens e a definir pontos pra esses agrupamentos.

Um detalhe: vestimentas, mantos, joias, mochilas e de maneira geral peças que os personagens estejam vestindo (salvo as armaduras), não contam na hora de fazer o cálculo de carga (isso claro, dentro do razoável. Se um dos personagens resolver vestir todas as joias do tesouro da tumba do rei, ele ficará sobrecarregado, claro!).

O limite inicial de carga para todos os personagens é igual a 10 itens de tamanho normal. Alguns itens podem ser tratados como um único item, com a autorização do mestre (por exemplo, uma lanterna mais dois frascos de óleo ou uma aljava com 15 flechas podem ser considerados 1 item). As armaduras não devem ser contadas como itens, já que elas tem uma pontuação especial.

Para calcular o peso, siga a seguinte tabela:

O personagem está carregando um número de itens entre 6 e 10 itens 1 Ponto
O personagem está carregando entre 11 e 15 itens 2 Pontos
O personagem está carregando entre 16 e 20 itens 3 Pontos
O personagem está carregando entre 21 e 25 itens 4 Pontos
O personagem está vestindo uma armadura mediana* +1 Ponto
O personagem está vestindo uma armadura pesada** +2 Pontos
O personagem está carregando um objeto enorme*** +1 Ponto por item
A cada 100 Moedas +1 Ponto

* O equivalente a uma Cota de Malha.

** O equivalente a uma Armadura de Placas.

*** Qualquer tipo de objeto grande, não necessariamente pesado. Por exemplo, um quadro maior do que o personagem ou uma cadeira de jantar, se encaixam nesse grupo.

Para calcular a velocidade final do personagem, compare o número de pontos com a seguinte tabela:

Pontos

Carga Velocidade

0-1

Sem sobrecarga

100%

2

Leve sobrecarga 75%

3

Pesada sobrecarga

50%

4 Severa sobrecarga

25%

5+ Sobrecarga total

0%

 

Eu utilizei porcentagens dentro da velocidade para manter o mais neutro possível o sistema, de modo que funcione em qualquer RPG. Digamos que o seu personagem tenha como movimento 9 metros por turno. Isso significa que ele se move 9 metros (100%) por turno, se estiver sem sobrecarga. Mas se estiver com pesada sobrecarga, vai se mover somente 4,5 metros (50%) por turno.

Você Está Sobrecarregado! por JiPoJiP

 Montarias

Se um animal estiver puxando uma carroça ou outro tipo de veículo, a carga do veículo é aplicada ao animal também. O mesmo vale para quem estiver montado, sua carga se aplica a montaria. Múltiplas montarias puxando o mesmo veículo, dividem entre si os Pontos de Carga totais.

Para cada humano ou anão cavalgando a montaria +5 pontos (mais a carga dos cavaleiros)
Para cada elfo cavalgando a montaria +4 pontos (mais a carga dos cavaleiros)
Para cada halfling cavalgando a montaria +3 pontos (mais a carga dos cavaleiros)
O animal está com armadura leve +1 pontos
O animal está com armadura média +2 pontos
O animal está com armadura pesada +3 pontos
O animal está puxando um veículo -10 pontos por eixo
A cada 5 itens que o animal estiver carregando +1 ponto
O animal foi carregado por um carroceiro experiente -5 pontos

 

Para calcular a velocidade final da montaria, compare o número de pontos com a seguinte tabela:

Pontos

Carga Velocidade

0-10

Sem sobrecarga 100%

11-15

Leve sobrecarga 75%
16-20 Pesada sobrecarga

50%

21-25 Severa sobrecarga

25%

26+ Sobrecarga total

0%

 

Esses números são para cavalos normais, servem como base para extrapolar para outros tipos de montarias mundanas ou mesmo específicas do seu cenário. Por exemplo, mulas diminuem cinco pontos de sua carga (ou seja, mesmo que tenham 15 Pontos de Carga, contam como se estivessem sem sobrecarga), mas se movem na metade da velocidade descrita de um cavalo, enquanto pôneis movem-se na mesma velocidade dos cavalos, mas somam automaticamente +6 aos seus Pontos de Carga.

Espero que tenham gostado dessa regra rápida e simples para carga. Não esqueçam de deixar nos comentários se vocês costumam manter um controle da carga dos personagens em suas mesas e que tipo de sistema costumam utilizar! E de compartilhar, caso tenham gostado.

Até a próxima, pessoal!


Publicidade