Fala galera! Hoje eu quero compartilhar 3 ideias que tive para situações misteriosas que deixaram os jogadores com a pulga atrás da orelha. São ideias bem simples e mistérios sem sentido, mas o mais interessante não é revelar aos jogadores o mistério, mas acompanhar a elaboração das teorias deles sobre o que está acontecendo e como irão lidar com tudo.

Usei estas situações em one shoots de sistemas diferentes e cada uma acabou de uma forma inusitada

A feliz vila das flores

Esta ideia brotou após a leitura de um dos contos do livro O Rei de Amarelo, escrito por Robert W. Chambersde.

Judging Criteria & Medieval Flowers | The Eco Tribes Challenge
“As flores de plástico não morrem…”

Os personagens chegam em uma vila hospitaleira e cheia de flores. Todos os camponeses são gente boa e parecem viver em torno do cultivo e venda de flores para a cidade grande. O grupo será contratado para ajudar uma jovem vendedora a levar suas flores para a capital. Nenhum perigo os perturba na viagem, mas quando chegam no destino final a jovem desaparece sem deixar vestígios e seus lindos arranjos de flores estão podres e deteriorados. Uma investigação revelará que a vila das flores fora devastada por uma catástrofe décadas antes.

O curioso passar dos dias

Esta ideia surgiu após a leitura de GURPS ILLUMINAT. Quem leu algum suplemento de GURPS sabe como são maravilhosos e cheios de boas ideias.

Pague o aluguel - Senhor Barriga y Pesado | Meme Generator

Os personagens alugam quartos em uma pensão que cobra por semana e instalam-se na pequena cidade com o objetivo de ter uma base de operações para as próximas aventuras. Após o primeiro dia de aventura eles retornam em busca de um porto seguro, mas são impedidos de entrar nos quartos e pegar suas coisas, pois não pagaram o aluguel das últimas duas semanas. Em meio a toda confusão descobrem que 15 dias se passaram desde quando saíram da cidade em busca de aventura, mas é claro que ninguém se lembram de nada disso.

O reflexo da idade

Essa ideia eu tirei dos mitos sobre reflexos de vampiros e do retrato de Dorian Grei. Mas o mais interessante mesmo é saber como lidar com o evento.


Quando chegam na cidade os personagens sao muito bem tratados e reverenciados como pessoas importantes. Os npcs lhes rendem reverências e entregam pequenos presentes como frutas, artesanato e flores. Na praça principal da cidade admiram estátuas de pedra dos lendários fundadores da cidade e após isso cruzam o caminho de trabalhadores carregando um imenso espelho. Na frente do bazar, diante do espelho, notam que seus reflexos revelam pessoas 30 anos mais velhas, mas ninguém sente o peso da idade.

Misturando, criando e improvisando

Seria muito doido misturar estes mistérios em uma mesma situação. Pensa só! Você ajuda a vendedora de flores e quando chega na cidade de destino percebe que está velho e devendo aluguel!!!!

Brincadeiras a parte, acho que vale ressaltar que nestes cenários de mistério eu posso até pensar em uma solução previamente, mas acho que é muito mais divertido embarcar nas teorias e viagens da galera do grupo e bolar algo novo ali na hora.

O que diriam seus jogadores? É um sonho? Uma maldição? Posta nos comentários sua experiência com mistérios


Publicidade