Beyond the Bordelands é um módulo agnóstico da @gnarled monster escrito pelo Alex Damaceno e Dungeon Reavers é um hack do sistema mais popular de rpg ideal para jogar este módulo. Estou utilizando estes ótimos produtos em minha mesa Mesa Aberta via Discord.

Cada sessão sempre se inicia com o clichê de grupo de aventureiros na praça da vila do forte buscando um trabalho, diga-se de passagem um aviso no quadro e oportunidade de ganhar uns trocados…O clichê quando funciona ao seu favor use!

A party

A primeira incursão foi com os seguintes personagens:

  • Tiringa Matoso: O sujeito homem retorna para poder arrumar uns trocados pra pinga.
  • Howard: O especialista que apenas fica em silêncio e usa o arco quando precisa.
  • Hagrug Sharrokh: Anão sacerdote que não para de falar nenhum instante.

A reunião ao amanhecer no quadro de anuncios da praça da vila do forte e eles pegam anuncios no quadro de avisos e decidem rumar para a jornada que eles escolhem me permite como mestre exercitar minha capacidade de improviso e eles sentirem-se a vontade em um verdadeiro “mundo aberto” ou melhor “mesa aberta”. Jogadores estão livres para fazer o que quiserem no cenário e suas escolhas geram consequências, assim como os conhecimentos obtidos por estes…

O conceito de “mesa aberta” é similar a idéia de mundo aberto em videogames, mas no teatro da mente, não se limita a virtualidade máquina

A missão

Após rolar os anúncios do quadro eles escolhem a missão de pegar plantas mágicas na floresta sombria. A mesma missão da primeira incursão, eles rumam a casa do velho Getúlio e ele diz que mesmo tendo Mandrágoras pra fazer suas poções, seria muito válido obter mais para ajudar mais pessoas. Rolando encontros aleatórios eles encontram a terrível Sckhanarack , a Rainha Aranha. Eles são emboscados e atacam a grande Aranha próximo ao caldeirão da floresta sombria, mas ela enreda Tiringa e Hagrug antes de devorar os dois eles ela fala!

Eles negociam com a criatura, pagam com suborno um cristal a criatura e fazem um acordo. Agora os 3 estão incumbidos de obter informações sobre a irmã perdida da Rainha Aranha, caso contrário o Parlamento das Aranhas irá devorá-los até os ossos… Sckhanarack também avisa sobre os homens de vestes negras que realizam rituais sombrios na floresta e o grupo fica temeroso sobre isto.

Em troca a prole de Sckhanarack entrega 3 mandrágoras ao grupo, mas agora marcados pelo parlamento das Aranhas e curiosos sobre a atividade dos cultistas das trevas eles conversam com o velho getúlio sobre o caso. O grupo quer conversar com Rufus “Olhos Distantes” e obter mais informações sobre os cultistas e se possível encontrar a irmão perdida do parlamento das aranhas.

Sobre a expressão “West marches”

O termo “West Marches” é deveras problemático, pela carga histórica que ele representa, e também estou retirando os estrangeirismos dos nomes ao máximo possível. O termo “mesa aberta” tenta cumprir os termos para uma campanha constante com narrativa emergente.

Este tipo de mesa é bom pelo descompromisso com linearidade, as coisas acontecem, mas no tempo devido e de acordo com os feitos dos jogadores na mesa e horário de disponibilidade de todos. Em tempos de pandemia, dificuldade de se ter uma mesa presencial, a ideia de cada mesa ser algo único está me deixando bem empolgado, por isso os relatos são bem divertidos de se fazer, mesmo com a correria do dia a dia.

Jogue com a Guilda dos mestres!

Tod@s são bem vindas a mesa do Bardo! Venha jogar conosco!

Quer jogar com a Guilda dos Mestres? Aliste-se no Forte Duraley!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ficha_bardo-01-1024x723.png

Publicidade