Vou começar esse post com uma viagem no tempo. Em 2009 resolvi narrar o RPG de Street Fighter Oficial para dois amigos (Guilherme e Marcelo, saudades das jogatinas!) porque eu praticava e tinha muito interesse em Artes Marciais. Por sorte, eles toparam e a partir daí começamos uma das melhores crônicas que já tivemos (ou pelo menos que eu tenha narrado).

Nós jogamos até meados de 2012. Foi uma época sensacional, nesse período concebemos as histórias de Jack Punch e de Kensei, dois Street Fighters radicados em Nova York e registramos essas aventuras (na verdade, a maior parte delas) em um blog.

Agora, mais de 10 anos depois, a história se repete. Tenho jogado RPG com meus filhos desde que atingiram certa idade. Praticamos e temos interesse em artes marciais. E, finalmente, decidimos começar uma crônica de Street Fighter RPG em família.

A primeira sugestão foi utilizar a premissa daquela crônica antiga com eles, mas com algumas alterações. Ao invés de Nova York, jogaremos na nossa cidade, Brasília. Também sugeri que eles fizessem personagens em idade escolar, para lidar com assuntos mais familiares para eles. Por fim, estou cogitando inserir um vilão ligado à Shadaloo pra movimentar a trama.

A ideia da crônica de 2009 era que os personagens dos jogadores estariam sempre tentando superar os seus limites. Eu queria tratar do desenvolvimento de cada personagem como artista marcial e também como indivíduo, o que casava com o conceito de aprimoramento pessoal sugerido pelo livro. Daí veio o nome da crônica: Além do Limite. Depois de decidir o tema e o tom das histórias, elaborei um texto-guia definindo o que eles podiam esperar do jogo, que reproduzo abaixo.

“Além do Limite é uma crônica de Street Fighter RPG. Ela tem como tema central a superação. Os personagens são pessoas que passam por situações que põem em xeque os seus limites e então descobrem em si a força para ir além; e se deparam com novas barreiras, apenas para de alguma forma encará-las e superá-las novamente.

A história não trata apenas de limites físicos, mas também sociais, raciais, mentais ou qualquer coisa que o grupo puder imaginar. Atravessando as mais diversas atribulações e dificuldades, os lutadores treinam intensamente, todos os dias, na luta (literalmente ou não) por seus sonhos.

Nessa premissa os torneios têm um papel fundamental: são os eventos formais onde muitas das buscas e testes pessoais são realizados, suas capacidades postas à prova e os degraus para atingirem suas metas e objetivos pessoais são galgados, um a um.

Apesar das mais variadas artes marciais e filosofias estarem disponíveis em jogo, uma adaptação da máxima do mestre Jigoro Kano, o criador do Judô, governa o tom das histórias da crônica: Os personagens lutam para se aprimorar como pessoas, e não se aprimoram para lutar. Sejam suas metas vingança, honra, glória, dinheiro etc, só poderão ser atingidas com muito suor e sangue.

Este blog foi criado para registrar as histórias que contamos neste jogo. Preparem seus kimonos, suas luvas e treinem duro.
A luta vai começar!”

Além do Limite está retornando, mas com novos personagens e novos jogadores. No momento estamos construindo as fichas. Inicialmente usaremos somente o material disponibilizado pela Dragão Brasil, mas existe a possibilidade de trazermos a versão de 20 anos (feita por fãs) para a mesa.

Teremos novidades sobre essa nova velha crônica de Street Fighter RPG em breve aqui na Guilda dos Mestres.

Até mais!


Publicidade