Saudações intergalácticas!

Se curte o jogo Among Us, esse gerador é pra você. Com um pouco de tempo e alguns dados, sua campanha de Space Dragon vai se tornar uma corrida contra o tempo para descobrir que existe um assassino escondido na nave – e pode ser qualquer um!

Gerador inspirado em Among Us.

O gerador traz ideias para criar uma trama que envolva o assassinatos na nave, os possíveis mandantes, além de detalhes sobre as cenas dos crimes. Basta anotar tudo e adicionar um grupo de aventureiros espaciais.

INFORMAÇÕES PARA O MESTRE

Esse é um gerador de aventuras de investigação. A premissa básica é que um assassino foi enviado para sabotar a missão do grupo de jogadores e ele não medirá esforços para isso. O ideal é que esse gerador seja utilizado para criar pequenas intrigas e mistérios, como durante uma viagem longa em uma aventura maior ou campanha.

Partimos do pressuposto de que a missão ocorre em uma nave espacial, mas pode ser trocada por qualquer local fechado, desde uma estação espacial longínqua, até uma cantina distante. O importante é manter os personagens isolados do resto do universo e deixar implícito que qualquer ajuda externa, caso seja possível, vai demorar a chegar (e provavelmente chegará tarde demais).

COMO FUNCIONA ESSE GERADOR?

A seção A Trama auxilia o mestre a criar a missão dos jogadores (e, consequentemente, a missão do assassino) e os mandantes do crime, caso pretenda expandir a investigação.

A seção Situações-Chave traz tabelas para gerar os assassinatos que o grupo investigará. O mestre deve rolar nas tabelas abaixo para gerar uma situação-chave, que vai determinar quem foi assassinado, em qual local e com que arma.

Lembre-se que o assassino terá cumprido a sua missão se conseguir impedir o grupo dos jogadores. 

A TRAMA

A nave em que o grupo se encontra está com um assassino a bordo! Ele pretende sabotar a missão da tripulação e vai matar até conseguir atingir o seu objetivo. Use as tabelas a seguir para determinar quem enviou o assassino e o porquê. Essas tabelas também darão continuidade à aventura, caso o mestre queira que o grupo continue investigando até chegar aos mandantes do crime.

Cuidado com quem entra na sua nave.

Quem enviou o assassino?

Seguem algumas ideias de possíveis agentes que não querem que o grupo conclua sua missão. Os motivos deles devem se opor ao que for determinado na tabela de objetivos. 

d6Mandante
1Homenzinhos verdes
2Oficial da Federação Galáctica
3Rival ou inimigo dos personagens ou do grupo
4Senhor da guerra
5Rede criminosa.
6Simihomens

Objetivos da missão

A tabela a seguir sugere ideias para desenvolver o objetivo da missão dos jogadores e, portanto, o motivo do assassino estar na mesma nave que eles. Caso o mestre não queria que a aventura tenha desdobramentos, sugerimos assumir que o assassino está em algum tipo de surto psicótico.

Qualquer um pode ser o assassino
d6Objetivos
1Escoltar
2Entregar
3Coletar
4Destruir/matar
5Caçar
6Espionar

A tabela Objetivos traz verbos que definem a missão do grupo. Basta adicionar um substantivo ao verbo sorteado para ter um ponto de partida para o que o grupo precisa realizar na aventura.

O Assassino

O assassino enviado para sabotar a missão da nave é um multiformas. Para atingir o seu objetivo, o multiformas vai eliminar membros da tripulação e assumir seu lugar, além de sabotar a nave para atrair vítimas ou desviar a atenção do grupo. Se for descoberto, vai fugir e assumir a aparência de outro tripulante para concluir a sua missão.

MULTIFORMA | Mutatio sapiens
HUMANOIDE MÉDIO REBELDE

FOR 12 DES 14 CON 12
INT 13 CIE 14 COM 10

CP 14 (VESTES MÉDIAS)
JP 16 DV 3+1 (13/25)
RM 30% 

ATAQUES 1 PANCADA +3 (1D6+1)

HABITAT QUALQUER
PRÊMIOS ODU 205 XP
MOVIMENTO 9M
MORAL 70%

Resistência mental: os cérebros dos multiformas são 70% iguais aos dos humanos, o que lhes confere 30% de resistência contra poderes mentais.

Metamorfose: o multiforma pode transformar-se em qualquer criatura média ou menor por um período indefinido de tempo, emulando quaisquer características e habilidades inerentes à espécie. A metamorfose é revertida caso o multiforma morra.

SITUAÇÕES-CHAVE

São os momentos em que o multiformas ataca. Essa seção é dividida em Cenas do Crime, os locais onde os assassinatos ocorrem, os Tipos de Ferimentos sofridos pela vítima, que podem determinar a arma do crime e, por fim, as Vítimas, que são as pessoas assassinadas pelo multiformas. Quando os ataques ocorrem fica a critério do mestre, conforme a sua conveniência. 

Role 1d12 na tabela Vítimas e 1d8 na tabela de Cenas do Crime para descobrir quem foi assassinado e em qual parte da nave. Em seguida, role mais 1d8 na tabela Tipo de Dano, para determinar qual arma o assassino utilizou.

Note que quando algum tripulante detentor de patente ou cargo importante for morto, a nave ficará privada da função, devendo um dos personagens jogadores assumi-la, se possível, ou a tripulação vai sofrer as consequências dessa ausência.

Comunicação de crime

Se os personagens jogadores não descobrirem a existência de um assasinato em até 1d12 horas, seja por falta de iniciativa ou por estarem distantes da cena do crime no momento, algum tripulante vai descobrir e avisar aos superiores.

Cenas do Crime

Utilizamos nessa tabela as câmaras mais comuns em espaçonaves, conforme a p. 174 do Space Dragon. O mestre deve ampliá-la ou reduzi-la para que se encaixe melhor em sua aventura.

d8 Local da naveDescrição
1Ponte de comandoAbriga os controles do sistema de navegação da espaçonave.
2RefeitórioSala para refeições e preparo de alimentos.
3DormitóriosAbriga os tripulantes. Role 1d6 (1-2 aposentos dos tripulantes. 3-4 aposentos dos oficiais. 5-6 aposentos do capitão).
4Ala hospitalar Local para tratar de ferimentos e traumas sofridos pelos tripulantes
5ArsenalEstoque de armas e vestes de combate.
6Câmara de acoplagemEntrada de pessoas de outra nave em uma abordagem
7Câmara de despressurizaçãoAclimata os tripulantes quando entram ou saem da nave no espaço.
8DepósitoArmazenar todo o equipamento extra da tripulação.

Vítimas

São definidas pelo cargo ou posto que os NPCs assassinados ocupam.

d12Perfil da vítima
1-5Tripulante
6Artilheiro
7Piloto
8Chefe de Segurança
9Engenheiro-Chefe
10Oficial Médico
11Oficial de Ciências
12Capitão

Tipos de Dano

O tipo de dano deixa marcas específicas no corpo da vítima e pode ajudar o grupo a determinar a arma utilizada no crime. Para mais informações sobre os tipos de dano e como interagem com o ambiente ao seu redor e os alvos dos ataques, consulte a p. 64 do Space Dragon.

d8Tipo de dano
1Corte
2Perfuração
3Explosão
4Laser
5Prótons
6Plasma
7Raios
8Eletricidade

EXEMPLO DE CRIAÇÃO DE AVENTURA

Todos são suspeitos.

Em primeiro lugar temos que definir a trama: quem enviou o assassino e qual a missão que ele pretende impedir que o grupo complete. Rolando 1d6 na tabela Mandante obtemos 3, o que significa que um rival ou inimigo do grupo quer impedi-lo. Em seguida, colocamos na tabela Objetivos para ter ideias. O mestre rola um 1 e define que o grupo precisa escoltar alguém. Após pensar um pouco, o mestre decide adicionar o substantivo princesa. A missão do grupo é escoltar uma princesa alienígena até seu planeta de origem. O assassino, portanto, precisa impedir que ela chegue ao seu destino. As relações entre o rival/inimigo do grupo e os inimigos da princesa alienígena (e toda a intriga palaciana que decorre disso) são ideias para aventuras futuras, caso o grupo continue investigando o assassino.

Agora é hora de definir as Situações-Chaves, que são os crimes que os aventureiros espaciais terão que lidar. Deve-se rolar para cada crime cometido pelo assassino. Primeiro o mestre deve definir a cena do crime, ou seja, o local da nave onde o assassinato ocorre, rolando 1d8 na tabela Local da nave. Obtendo um 6 nessa jogada, descobre-se que o primeiro assassinato ocorre na câmara de acoplagem. A tabela Perfil da vítima determina quem sofreu o ataque. O mestre tira 1 em 1d12 e descobre que um tripulante morreu, mas ele não ocupava nenhum posto de autoridade e a nave continua operando normalmente, apesar do ocorrido. O mestre rola 1d8 na tabela Tipos de dano e obtém um 5. Isso significa que o multiformas utilizou uma arma de prótons nessa vítima. Finalmente, o mestre rola 1d12 para determinar a quantidade de horas que levará para algum NPC descobrir o assassinato caso os personagens jogadores não o façam nesse tempo. No exemplo, ele rola um 2 e, assim, levarão duas horas até que algum NPC encontre o corpo, se os aventureiros espaciais não passarem pela câmara de acoplagem antes. Os passos das Situações-Chaves devem ser repetidos para cada ataque do assassino.



Publicidade