Por muito tempo sofremos com o fato de Barbarians of Lemuria (BoL) nunca ter vindo para o Brasil. Duas editoras tentaram traze-lo no passado, mas parece que uma maldição dos Dark Gods ou lambança editoral destinou os fãs do jogo a uma grande Lamúria. Mas a maldição durou até ontem, pois a meta do Financiamento coletivo foi batida! Parabéns para o pessoal da Nozes Game Studio que bicaram a zica pra longe e trarão o jogo pra Nozes!

Se você não conhece BoL continue lendo esta resenha de 3ª magnitude e entre no financiamento sem pensar 2 vezes!!!

Vem ni mim BoL!!!

BoL é um jogo de espada e feitiçaria com regras leves, sem ser minimalista, customização de personagens, sem combos e combate rápido e furioso que pode rodar no teatro da mente ou com miniaturas. É o meu jogo favorito para jogar aventuras como as de Conan, Elric de Melniboné, Thongor, Sonja, Kull e de outros ícones de Espada e Feitiçaria. Vamos conhecer mais dessa belezura!?

Não repare nos termos em inglês, mas eu não sei ainda como ficarão na tradução oficial.

Conteúdo do livro básico da Edição Mítica

Para jogar BoL você precisa apenas do livro básico, que em aproximadamente 200 páginas apresenta as regras do jogo, um cenário cativante, o bestiário bem evocativo e 5 aventuras prontas para ajudar a entrar no clima do jogo.

A Regra Principal

O jogo se resume a rolar 2 dados de 6 lados (2d6), somar ou subtrair modificadores do personagem e/ou da dificuldade e tentar somar 9 ou mais.

Os modificadores do personagem variam de acordo com a cena, pois carreiras só podem ser usadas fora de batalhas ao passo que as habilidades de combate são o inverso. Já as dificuldades contextuais são definidas pelo narrador.

  • Automatic failure: Se rolar 1 e 1 nos dados você erra.. dane-se!
  • Calamitous failure: Se rolar 1 e 1 nos dados você pode optar por se ferrar ainda mais e ganhar um Hero point, mas cuidado com isso hein!
  • Mighty success: Se rolar 6 e 6 nos dados você faz uma proeza incrível.
  • Lengedary success: Se rolar 6 e 6 nos dados e gastar 1 Hero Point você faz uma façanha digna das lendas e obtém efeitos além do esperado.

Criação de heróis

Sim, os personagens dos jogadores são chamados de heróis. Mas não nos moldes do que vemos na 5ª edição de D&D. Aliás, esquece D&D tá? BoL não é um clone de D&D, não possui as mesmas raças, magias, monstros nem itens mágicos. Foca no Conan que você vai ganha mais e entende melhor.

Fichinha marota

Cada jogador idealiza a origem e conceito do seu personagem e depois segue o seguinte passo-a-passo:

  • Attributes: Gaste 4pts entre Strength, Agility, Mind e Appeal ou 5pts se aceitar ter um atributo ralé (-1). O limite inicial 3, mas depois chegam a 5 quando evoluem.
  • Combat Abilities: Gaste 4pts entre Initiative, Melee, Ranged e Defense. Aqui também podemos gastar 5pts virando ralé em alguma habilidade e também temos o limite inicial de 3.
  • Careers: Gaste 4pts em 4 carreiras à sua escolha. Uma carreira é como uma profissão ou estilo de vida. Pensou nas classe de outros rpgs? Não tá muito longe disso. Carreiras vão do nivel 0 a 3 e não podemos usar o -1 para ganhar pontos extras. Depois você evolui elas também.
  • Boons e Flaws: Escolha 1 vantagem da lista de Boons da sua terra natal. Você pode ter até 3 boons, incluindo das listas gerais e das carreiras, mas deve aceitar flaws e/ou reduzir os Hero Points pra sempre.
  • Idiomas: Todo mundo fala Lemuriano e 1 idioma extra por ponto de Mind e nível de carreiras acadêmicas. A menos que tenha a Flaw iletrado, você lê e escreve nestas línguas também.
  • Lifeblood: Seus pontos de vida! Anote 10 mais o valor de Strength.
  • Hero points: A maioria dos personagens tem 5, mas você pode abrir mão de até 2 para obter novos boons. Você gasta esses pontos durante as aventuras para fazer feitos dignos dos contos de espada e feitiçaria.
  • Arcane Power, Fate points e Craft Points: Esses pontos são a energia que alimenta os feitos fantásticos de bruxos, sacerdotes e alquimistas.
  • Equipamentos: Escolha o que fizer sentido para suas carreiras e vá se aventurar. Conan não ia ao shoping e você também não irá! E não ligue para carga nem nada disso. Confiamos no bom senso do grupo!

Carreiras: esqueça classes e perícias

As carreiras permitem que você defina o passado do seu personagem e as coisas nas quais ele é bom. Existem mais de 20 carreiras no livro e você pode criar as suas próprias (ex: Cruzado, ninja, senador etc). As carreiras possuem níveis e você pode adicionar estes níveis nas rolagens fora de combate se puder correlacioná-la com a tarefa.

Isso introduz um elemento de criatividade e argumentação ao invés de predefinir o que uma carreira permite ou não fazer como listas de perícias.

Hero points: Quem quer brincar de conan?

Os jogadores podem queimar seus Hero points para fazer façanhas incríveis. Existe uma lista de usos predefinidos para ajudar o narrador a arbitrar, mas ele é incentivado a negociar novos usos com o grupo. Você só recupera esses pontos na próxima aventura ou se aceitar tornar uma falha em uma catástrofe, como vimos na regra principal.

Por padrão o jogo permite os seguintes uso para Hero Points:

  • Evitar a morte após um dano o deixar com Lifeblood entre -1 e -5
  • Quebrar uma arma/escudo para bloquear um ataque e negar seu dano
  • Rolar novamente um teste falho diferente de 1 e 1 (falha braba né tio!?)
  • Recuperar 1d6 de Lifeblood ao respirar fundo e ignorar a dor
  • Elevar um sucesso comum a Mighty Success ou um Mighty a Legendary.
  • Criar elementos menores na narrativa (“Oh! Achei uma barra de ferro solta na grade da prisão!”)
HQ – ​Conan, o Bárbaro -
Não pensa muito não! Compra o BoL que vale

Teatro da mente x miniaturas

BoL não indica o uso de miniaturas e por isso usa um sistema de movimento e distancia abstrato. O bom senso controla os deslocamentos e em caso de dúvida ou de necessidades extremas você pode fazer um teste de Agility. Mas não se desespere, eu uso miniaturas as vezes e o livro apresenta regras para quem quiser movimento tático, correr, dar sprints etc.

A brutalidade já começa na iniciativa

O jogo divide os combatentes em herois, vilões e ralé (rabble). Na primeira rodada a gente rola a iniciativa pra luta toda (2d6 + Mind + Initiative) e aqui a coisa fica doida, pois se os jogadores tem um sucesso Mighty a ralé não age na primeira rodada e se o sucesso for legendary você garante +1 nos ataques por todo o combate! O livro apresenta uns modificadores para casos de emboscadas, supresa, interrupções e ações engatilhadas, mas o legal é sair com vantagem real por causa da iniciativa.

Ataque! Ataque! Ataque!

Os ataques são testes normais que recebem uma penalidade igual a defesa do alvo e modificadores de distância se preferir tacar o machado no quengo dos outros.

Com seu machado você rola 2d6 + strength + melee – defense do alvo. Se usar uma funda rola 2d6 + Agility + ranged – defense +/- distancia. Em caso de sucesso rolamos 1 ou mais dados de dano, descontamos a redução de uma eventual armadura e reduzimos o lifeblood do alvo como em qualquer RPG que preza pela matança.

O jogo preve o uso de posturas de batalha caso vc queira ficar mais na defensiva, ou abrir a guardar e partir pro abraço da morte. Isso tudo gera modificadores de ataque e defesa pra ti. Você tem diferenças mecânicas para lutar com 2 armas ou usar armas de 2 mãos e essas coisas legais.

Carnificina e brutalidade

Lembra que falamos que se tirar 6 e 6 rolavam uns sucessos críticos malucos? Então, fora do combate a coisa é mais narrativa, mas na hora que o pau canta o jogo traz opções bem definidas e muito maneiras. No caso de sucesso legendário você vai ter 2 opções da lista abaixo!

  • Dano extra: Causa +6 de dano
  • Carnificina: Você ataca novamente em um acesso de fúria
  • Desarmar: O alvo é desarmado ao invés de sofrer dano
  • Derrubar: O alvo é derrubado ou o empurrado para trás
  • Ataque preciso: O alvo sofre uma penalidade devido ao ferimento
  • Chacina de ralé: Role seu dano pra ver quantos inimigos da ralé você matou duma vez só!
Barbarians of Lemuria : Chroniques Lémuriennes - Welcome to Nebalia
Esses bichos são iconicos!

Feitiçaria da braba e os mistérios de Lemuria

Bom, eu preferi deixar para o final o que julgo ser a cereja do bolo desse jogo lindo. A parte sobrenatural se destaca pela forma como magias, alquimia e devoção religiosa são tratadas pelas regras.

Os alquimistas gastam seus Craft points entre as aventuras de modo que você pode iniciar as aventuras com poções e itens produzidos por você mesmo. O livro traz um monte de itens que você pode fazer e regras sobre o uso do tempo e dinheiro na pesquisa, mas o básico é: Tu tem sempre uns bagulhos doidos que tu fez pra ajudar na aventura. Foi um dos poucos sistemas de alquimia que eu vi funcionar de forma dinâmica e bem equilibrada, sem tornar a coisa impossível ou molezinha de mais.

Os devotos sacerdotes e druidas não conjuram feitiços como em outros jogos. A sua devoção permite realizar outros feitos com seus Fate points. Após meditar, orar ou servir no templo você ganha uns pontos e com eles você pode emular Boons ou Flaws em si mesmo, aliados ou inimigos. Os domínios da sua divindade contam muito nessa parada e contribui também para essa atmosfera de mandingas e maldições. Então se você é servo do deus serpente poderia fazer uma reza e abençoar seus amigos com um Boon que aumenta a resistência a venenos quando seu grupo se depara com uma serpente gigante!

Os conjuradores arcanos para mim são o que há de mais legal. Chamados de bruxos, feiticeiros ou magos, estes caras dobram a realidade conforme sua vontade, mas pagam um preço alto por isso. O jogo apresenta alguns exemplos de magias, mas a ideia é que o jogador crie as suas próprias magias.

As regras dividem as magias em 4 magnitudes de poder e delimitam bem como podemos enquadrar um feitiço criado pelo jogador.

O segundo passo é definir os custos, pois as magias consome muita mana (arcane power) e as vezes o custo é maior que o total do personagem. É aqui que o jogador precisa barganhar. Você pode conjurar aquela chuva de meteoros, mas talvez precise sacrificar uma pessoa amada por você, queimar uma lotus púrpura na fogueira durante um eclipse lunar.

Como assim, magia inventada na hora?

Muita gente se surpreende com essa possibilidade e sempre ficam pensando que gera abusos ou reduz a graça das aventuras em busca de poder, já que o mago pode fazer o que quiser. Vamos explicar rapidamente porque não acontece isso…

As únicas magias que você pode fazer de bate pronto na hora da aventura são as que emula efeitos que humanos medianos poderiam fazer com treino e ferramentas. Sendo assim, você poderia inventar do nada uma magia para escalar um muro, mas levaria o mesmo tempo e faria o mesmo barulho que uma pessoa normal com uma corda. Você poderia pegar um tronco de arvore e criar uma canoa, mas levaria o mesmo tempo que um humano com as ferramentas certas. Então perceba que não é tão rápido e nem tão espetacular assim.

Conan doom | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgik
Feitiçaria boa…com respeito

As magias mais poderosas você precisa de tempo dedicado aos estudos e preparos. Em termos de regras você deveria criar essa magia entre as aventuras. Seu grupo volta pra casa e cada um vai fazer uma coisa, você vai preparar seus feitos de níveis mais altos, aqueles que possuem um alto custo, mas permitem fazer mais do que um mero mortal faria com treino ou ferramentas. Ai sim você poderia escalar a muralha como uma aranha ou construir um barco em 1 minuto.

O jogo também deixa claro que os bruxos NPC é que são os brabos mesmo! Então o incentivo pro jogador se aventurar é tentar roubar o grimorio de um cara desses. Imagina um pergaminho que te ensina a ser imortal? ou talvez conjure uma chuva de meteoros de 3ª magnitude como se fosse de 2ª!

Por fim, como os custos são altos e as vezes a recuperação do poder arcano pode demorar semanas ou meses, é comum que os conjuradores andem cheios de bagulhos estranhos para tentar usar como componentes mágicos e reduzir custos de magias. Dai o cara coleciona partes de corpos de monstros, folhas estranhas, plantas e frutas, ossos e pedras. Toda sorte de quinquilharia com aspecto misterioso ou magico.

Navios voadores: O cenário tem coisas bem maneiras!

Apoie o projeto! Compre essa budega!

Se você curtiu, apoie o projeto, pois a editora envolvida é muito mais responsável e comprometida que as anteriores e parece que tem 5 anos de direito sobre a publicação de jogo e material derivado no Brasil. Temos então uma grande chance de termos um suporte decente e ver material autoral sendo publicado também!

O financiamento já bateu a meta básica e agora estamos no aguardo das extras. Confira o projeto no catarse.

Vou encerrar por aqui. Espero que tenha dado para ter um vislumbre do jogo. Não falei do cenário, dos combates em massa, nem do processo de evolução ou itens mágicos. Mas podemos falar mais se vocês quiserem.

Mandem suas duvidas nos comentários!


Publicidade