Salve o mundo neste jogo OSR, minimalista e nacional!

É sabido que eu sou estudante de filosofia e isto não tem como fugir da minha escrita, ideia, ou seja, ser quem eu sou. Quando a ideia de O Senhor da Escuridão (SdE) veio à minha mente, estava discutindo sobre RPG minimalista no facebook, então decidi fazer algo nessa pegada, misturando as ideias.

Um jogo OSR minimalista

Eu sou fã de jogos OSR e minha filosofia de jogo é que os dados resolvem as coisas, mas a imaginação e improviso dos jogadores são o ponto de partida. Não acho a ideia de brincar com a inteligência dos jogadores, deixando escrito como resolver mecanicamente todos problemas em um jogo que envolve interpretação e imaginação, algo razoável. Então o jogo é simples e direto. Construa seu personagem e role 2d6 atinja 10+ e seja bem sucedido.

O que interessa é se divertir, contar a história é uma consequência do processo de Jogo e não o jogo per si.

Resultado de imagem para dark lord

Resgatem a esperança do povo!

Um jogo sobre salvar o mundo

Quando decidi que iria escrever um rpg cujo foco estivesse na figura central de um mestre do mal, logo veio a ideia de Tolkien e O senhor dos anéis. Críticas a parte, a obra de Tolkien possui um embasamento filosófico cristão muito forte, a Ideia do mal permeia o pensamento da obra. Morgoth quando fora derrotado e aprisionado espalhou sua sombra pelo mundo e Sauron, um de seus tenentes, assumiu o manto de senhor do escuro.

Este conceito foi tão bem utilizado que até os JRPG das décadas de 80/90 (que eu adoro!), principalmente Dragon Quest, Legend of Zelda e Final Fantasy utilizaram em sua obra.

A ideia de um mal encarnado, um responsável por todas as mazelas do mundo e um ciclo de renascimento deste mal está presente em várias culturas e ideias. Mas a obra de Tolkien fora basilar a minha ideia de escrita para este jogo.

A ideia aqui é uma luta da Destruição, o Mal e Escuridão versus a Bondade, Luz e Proteção, por isso o jogo é maniqueísta e dicotômico sim! Todos personagens são bondosos a priori, mas o conceito é lutar contra as trevas e isso pode levar você a ser engolfado por ela.






Pra finalizar criei alguns ganchos referentes as espécies do jogo e o Senhor da Escuridão de forma que se crie um conjunto de idéias que remetam a um cenário aonde exista um Ser que encarna o mal absoluto e este seja uma ameaça a todos os povos que os motive a lutar ou serem subjugados por este ser de poder e pura maldade.

 

“Então, na sua grande aflição clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou de todas as suas tribulações: tirou-os da escuridão e das espessas trevas, e rompeu seus grilhões! Dêem graças ao SENHOR por seu amor leal, por seus milagres em favor dos seres humanos.…

“ Salmos 107:14

 

Resultado de imagem para dark lord

Um senhor da Escuridão sempre possui servos malignos

Um jogo com poucas regras

O Jogo possui apenas 8 páginas com 4 Espécies, abandonei o conceito de raça devido a razões específicas. Quanto aos atributos coloquei  4 apenas e poucos pontos de vida, é bom se policiar nas atitudes, pois o Senhor da Escuridão quer corromper os heróis. Inicialmente não teriam “classes”, mas entendo que arquétipos são necessários para uma melhor concepção de personagem para muitos jogadores iniciantes.

Não gosto da ideia de feats, skills e sua listas intermináveis então estabeleci o Conceito e Habilidade. Conceito é algo de antes do início da carreira de herói como uma profissão que ele seguia e isto profere vantagem ao rolar o dado e Habilidades são conhecimentos/ perícias que o personagem possui e conferem bônus em suas jogadas. Assim não temos listas infindáveis, deixando a imaginação dos jogadores estabelecerem o limite para tal.






A parte filosófica vem na motivação e Alinhamento. A motivação é a razão pela qual o personagem está se aventurando e enfrentando as forças do Senhor da Escuridão e o Alinhamento revela uma linha de conduta moral e ética na qual o personagem segue, caso contrário irá se degenerar e corromper. Nesta parte utilizei as virtudes cardinais que utilizadas pelo cristianismo através da filosofia de Platão deram ótimos modelos mecânicos interpretativos para o alinhamento e também tive influência dos Callings (Chamados) de The One Ring.

 

“Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores;
Nove para os Homens Mortais fadados a morrer;
Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.

 

ÉPICO E OLD SCHOOL

Senhor da Escuridão RPG é um jogo voltado para jogadores que gostam do espirito Old School e da ideia de luta do bem contra o mal. Sim! É possível jogar um jogo com heróis que salvam o mundo do mal, sem seguir o caminho “medieval Avengers”. Neste jogo o mal não é uma ideia ele é um ser que se manifesta e almeja o poder e são heróis comuns que o deterão!

Se você quer jogar uma fantasia que vá além de buscar tesouros, mas talvez salvar o mundo, então este jogo é perfeito para você! Mas cuidado com a maldade que habita em você…. ela será usada contra você!

Gostou de Senhor da Escuridão RPG ?

Estará disponível em breve no mercado, por um preço camarada é claro!