Dicas para aprimorar o uso de reviravoltas narrativas no RPG

Este texto foi divulgado no grupo do The Black Hack BR no whatsApp

Agradecemos ao ~Junioraglu e seus colegas por autorizarem a edição do PEP

Esperamos que estas dicas ajudem nos seus jogos

Plot-Twist para aqueles não familiarizados como termo, são situações e momentos em que a narrativa se inverte, revelando intenções e resultados contrários aqueles que estavam sendo esperados. Esta é uma ferramenta narrativa extremamente poderosa e que poderá criar os momentos mais memoráveis em suas sessões, desde que usada com cuidado e em momentos específicos da história.

Doses Homeopáticas

Será que o Npc agente-duplo que os jogadores mataram, ou entregaram de bandeja para o rei, era realmente o vilão? Ou foi uma informação plantada pelo real agente-duplo para minar as forças aliadas do rei? Aquele duque que estava criticando o rei, estava somente revoltado com os abusos e ações equivocadas do monarca, ou estava querendo realmente criar um plano para mata-lo?

Resultado de imagem para loki as odin

A cara de alegria do mestre Plot-Twisteiro

Justamente por ser uma ferramenta narrativa poderosa é que deve ser usada com parcimônia. Se você, como mestre, rechear suas histórias com plot-twits o recurso acabará se tornando comum e até mesmo aguardado pelos jogadores. Uma campanha com 1 ou 2 plot-twits ao longo da história pode ser memorável, já uma com 20 pode acabar sendo um fiasco.

Um bom plot-twist pode mudar o rumo de uma campanha e deixar os jogadores com aquela cara de “como é que eu fui enganado por 10 sessões?”





Não perca o fio da meada

Quando quiser usar um plot-twist pense em quanto tempo os jogadores seguiram pistas, quantas teorias formularam e nos eventos que solidificaram suas opiniões e crenças sobre a trama.  Ai então, de forma manipuladora amarre as arestas de modo a dar sentido e veracidade ao Plot-Twist.

E se por 10 ou 12 sessões todos os inimigos, todas as missões, todos os vilões que frustraram, estivessem corretos? E se os jogadores estivessem criando uma situação pior no mundo, gerando mais problemas do que soluções? Se estivessem apenas sendo manipulados como peões na mão de Loki? Pense na carga dramática que será inserida no jogo!

Tome cuidado, pois depois de um Plot-Twist a história não pode perder todo o sentido se analisarmos tudo que rolou ao longo das sessões.

Resultado de imagem para serie lost

Vê se não perde a linha… nem o fio da meada

Após o espanto…

E agora? Os jogadores estiveram do lado errado o tempo todo? O vilão era outro e ninguém notou?  A solução dos problemas acabou amplificando sua força? O que fazer? O legal do Plot-Twist é o renovo que ele dá na aventura, mesmo se precedido de um sentimento de frustração e desesperança. Sim! Afinal, depois do espanto da descoberta surge a oportunidade de reverter a situação…. Nada como um “Luke eu sou seu pai” na hora correta !

Boas aventuras.

Quer ver seu texto por aqui?

Mande para contato@guildadosmestres.com.br

Todos os textos são avaliados