Dicas para aprimorar o uso de reviravoltas narrativas no RPG
Este texto foi divulgado no grupo do The Black Hack BR no whatsApp
Agradecemos ao ~Junioraglu e seus colegas por autorizarem a edição do PEP
Esperamos que estas dicas ajudem nos seus jogos
Plot-Twist para aqueles não familiarizados como termo, são situações e momentos em que a narrativa se inverte, revelando intenções e resultados contrários aqueles que estavam sendo esperados. Esta é uma ferramenta narrativa extremamente poderosa e que poderá criar os momentos mais memoráveis em suas sessões, desde que usada com cuidado e em momentos específicos da história.
Doses Homeopáticas
Será que o Npc agente-duplo que os jogadores mataram, ou entregaram de bandeja para o rei, era realmente o vilão? Ou foi uma informação plantada pelo real agente-duplo para minar as forças aliadas do rei? Aquele duque que estava criticando o rei, estava somente revoltado com os abusos e ações equivocadas do monarca, ou estava querendo realmente criar um plano para mata-lo?
Justamente por ser uma ferramenta narrativa poderosa é que deve ser usada com parcimônia. Se você, como mestre, rechear suas histórias com plot-twits o recurso acabará se tornando comum e até mesmo aguardado pelos jogadores. Uma campanha com 1 ou 2 plot-twits ao longo da história pode ser memorável, já uma com 20 pode acabar sendo um fiasco.
Um bom plot-twist pode mudar o rumo de uma campanha e deixar os jogadores com aquela cara de “como é que eu fui enganado por 10 sessões?”
Não perca o fio da meada
Quando quiser usar um plot-twist pense em quanto tempo os jogadores seguiram pistas, quantas teorias formularam e nos eventos que solidificaram suas opiniões e crenças sobre a trama. Ai então, de forma manipuladora amarre as arestas de modo a dar sentido e veracidade ao Plot-Twist.
E se por 10 ou 12 sessões todos os inimigos, todas as missões, todos os vilões que frustraram, estivessem corretos? E se os jogadores estivessem criando uma situação pior no mundo, gerando mais problemas do que soluções? Se estivessem apenas sendo manipulados como peões na mão de Loki? Pense na carga dramática que será inserida no jogo!
Tome cuidado, pois depois de um Plot-Twist a história não pode perder todo o sentido se analisarmos tudo que rolou ao longo das sessões.
Após o espanto…
E agora? Os jogadores estiveram do lado errado o tempo todo? O vilão era outro e ninguém notou? A solução dos problemas acabou amplificando sua força? O que fazer? O legal do Plot-Twist é o renovo que ele dá na aventura, mesmo se precedido de um sentimento de frustração e desesperança. Sim! Afinal, depois do espanto da descoberta surge a oportunidade de reverter a situação…. Nada como um “Luke eu sou seu pai” na hora correta !
Boas aventuras.
Quer ver seu texto por aqui?
Mande para contato@guildadosmestres.com.br
Todos os textos são avaliados
22/04/2019 at 2:35 pm
Muito bom esse post, eu nem sabia que o nome disso era Plot-Twist. Eu sempre gostei de abordar as aventuras com os meus jogadores de modo que eles sempre possam escolher de qual lado eles preferem ficar, pois, na verdade, não existe o lado da luz, ou o lado negro da força. Tudo isso depende do ponto de vista. Se pensarmos bem, para Darth Vader, o lado da luz é o lado que ele está, pois para ele, esse é o lado correto da força. Estamos acostumados a identificar facilmente o lado bom e o lado mau nos filmes, desenhos e quadrinhos, pois eles, geralmente, abordam somente um ponto de vista, mas isso não poderia estar mais distante da vida real. Vamos parar e pensar no motivo que torna um vilão mal. Pergunte para seus jogadores o que eles fariam em determinada situação de stress extremo. Se a resposta deles for igual às ações realizadas pelo vilão da história, talvez eles queiram mudar de lado. Você não acha?
22/04/2019 at 10:22 pm
Bruno interessante sua abordagem, mas no caso de star wars nós vimos que Vader nunca se sentiu do lado certo. Alias, a magoa e arrependimento o conduziram a redenção no final da trilogia original. Mas sim, em mundos não nanequistas, bem e mal são questões de ponto de vista, na maioria dos casos.