Diagramação, montagem e diversão 2d em seu RPG de mesa!

A princípio…

Quem me conhece, sabe que eu adoro miniaturas. E tanto quanto comprar uma miniatura nova para uma campanha, divirto-me demais fazendo minhas próprias minis 2d, minis de papel, “cardstock miniatures” ou simplesmente “paper minis”, como queira chamar. Baratas, bonitas e, convenhamos, funcionam muito bem nas mesas de jogo. Então, se você curte RPG com uma pegada “faça você mesmo”, movimentação tática com grids e minis e se interessa em fazer suas miniaturas rapidamente, este artigo é pra você.

Mas por que fazer miniaturas de papel?

Os motivos podem ser vários: o preço das minis de resina ou metal pode ser demais pro seu/nosso bolso, o custo da impressão 3d (se você, como eu, não tem acesso a esse equipamento), a vontade de ter uma peça exclusiva e barata, e cujo uso será tão esporádico na mesa que não justificaria um investimento maior de esforço e dinheiro ou, simplesmente (como é meu caso), o prazer da diversão de fabricar suas próprias minis cartonadas.

As miniaturas que este artigo apresenta são as mais simples de fazer, do tipo “standee”, onde você não precisará recortar a figura no contorno dela. Nesta primeira parte vamos falar de diagramação e preparo do documento digital para impressão; na segunda parte, falaremos da montagem da mini em si.

Ferramentas

Este tutorial considera que você tem instalado em seu computador o software GIMP. Usuários de Photoshop não terão problema em adaptar as dicas e comandos. O GIMP pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial, gimp.org

Agora acompanhe o passo a passo a seguir.

PASSO 1
01.jpg

Com o GIMP instalado e aberto, crie um documento em milímetros com 25,40 (largura) x 3,13 (altura).

Observe que ele deve ter 300 ppp (pontos por polegada) ou dpi (dots per inch).
02

A figura resultante deve ser um retângulo com esse aspecto. Preencha com a cor preta para diferenciar e salve esse arquivo em JPG com o nome BASE.

PASSO 2

03

Agora abra outro documento, também em milímetros, com 300 ppp (dpi). Esse novo documento deve ter 25,40mm de largura x 40mm de altura.
04

O documento deve ficar assim.

Eu preenchi com a cor vermelha para diferenciar. Salve-o também em JPG com o nome FUNDO.

PASSO 3
05

Abra um novo documento no GIMP, desta vez em formato A4, orientação vertical (retrato), 300 ppp (dpi). Para dentro desse documento, abra como camadas a BASE e o FUNDO. Com a ferramenta de Movimento, junte as duas peças como mostrado na figura acima. Esse será o “chassi” da sua miniatura.

PASSO 4
06
Agora nosso standee começa a ganhar forma. Vá no Google (ou outro mecanismo de busca de sua preferência) e procure imagens relacionadas à miniatura de papel que você deseja fazer. Neste exemplo eu procurei um bárbaro. Atenção para direitos autorais, este tutorial não incentiva pirataria nem uso indevido de imagens. As minis apresentadas neste artigo e nos seguintes são para propósito de exemplo e uso pessoal em sua mesa de jogo, sem lucro ou qualquer outra destinação comercial.
07

Caso a imagem que você use tenha tamanho diferente do FUNDO da mini (o que acontecerá em 99,9999% dos casos), sem problema. Use a Ferramenta de Redimensionar para alterar manualmente o tamanho da imagem (sem distorções) de modo que ela mantenha um tamanho próximo ao do FUNDO. Diminua a Opacidade para lhe ajudar no ajuste, se quiser (lembre de retornar a Opacidade para 100% quando o tamanho da figura estiver do seu agrado). Você também deve recortar rebarbas de imagem que não lhe interessar, ou simplesmente apagar essas rebarbas usando a Ferramenta Borracha.
08

Perceba que a imagem agora está exatamente com o mesmo tamanho do FUNDO. Seguindo a tradição do standee, decidi manter o “cenário” de fundo da ilustração do bárbaro. Acho que isso reforça uma certa “aura” em torno da miniatura de papel, o “clima” no qual o personagem está inserido e sua “intenção” enquanto integrante da aventura.

PASSO 5

Esta é a reta final da diagramação de seu standee pelo GIMP.

Duplique a BASE da mini (Camada/Duplicar Camada, ou simplesmente Shift+Ctrl+D) e cole-a no imagem do standee. Perceba que agora a imagem do bárbaro possui uma base preta.
09

Duplique agora a imagem da sua miniatura.

Em seguida use a Ferramenta de Espelhar e a Ferramenta de Rotacionar em 180º na cópia da mini duplicada. Observe no exemplo acima como a cópia da miniatura irá ficar: de ponta-cabeça e “espelhada” para o lado certo.

OBS: use Filtros/Melhorar/Máscara de Desgaste para reforçar a nitidez da cópia da mini, conforme necessário.

Agora, com a Ferramenta de Movimento, posicione a cópia da mini sobre a imagem original, como indicado na figura abaixo. Você não precisa “juntar exatamente” uma figura na outra: perceba como mantive visível um espaço muito fino, quase uma “linha” que irá indicar onde irei passar o estilete para vincar a mini quando ela estiver impressa.
10

Perceba que sua miniatura no melhor estilo “standee” já está pronta. Combine a camada-cópia da mini (a camada que você duplicou e espelhou) com a camada original da mini para juntar as imagens numa só e posicione no topo de sua página A4.

Se quiser encher a página com um exército de bárbaros, basta duplicar a mesma figura. Ou repetir o processo de diagramação aqui apresentado para outras imagens que você queira, formando assim exércitos de inimigos ou mesmo os heróis do jogo.
11

Faça desta forma quantas minis quiser, até encher a página da melhor forma.

Salve esse projeto em xcf (o padrão para “camadas” no GIMP, caso precise modificar algo depois) e em jpg (o formato que você irá imprimir).

É isso, pessoal.

Na parte 2 deste tutorial, vamos falar de impressão, montagem, acabamento e bases de nossas minis. Um abraço.