Hoje eu quero compartilhar algumas ferramentas de trabalho e a forma como as tenho usado no planejamento da minha campanha atual de Diablo com BXP Herético. Como não tenho tempo disponível para preparação e preciso estudar, passei a usar o RPG como insumo para o meu estudo pessoal.

BXP herético é um hack de Black troopers, com classes e arvores de poderes, mas ainda simples e enxuto

Observação sobre o meu estilo Diablo de jogar

Antes de tudo queria fazer um disclaimer e contextualizar você sobre a forma como eu conduzo a narrativa do jogo. Segue abaixo algumas características da minha campanha:

  • Arcos de aventura: O jogo possui um plano de fundo macro sobre derrotar o inferno, mas a história em si é episódica. Seguindo o que vi em Diablo II, criei arcos de história independentes que se restringem a uma região do mundo com 1 missão principal, 3 a 5 secundárias.
  • Evolução baseada em itens: Apesar de você passar de nivel e ganhar novos poderes, o grosso da sua evolução se da com os itens mágicos que encontra. Por isso criei uma penca de tabelas para gerar itens que não se repitam (e estou automatizando essa geração para funcionar com 1 click).
  • Material reutilizável: Não tenho muito tempo e sou preguiçoso, então tudo que eu preparo antes do jogo é com o objetivo de ser reutilizável. Logo, tô usando muitas tabelas aleatórias que criei e de outros livros de RPG, afinal tenho que fazer valer o dinheiro gasto nesses livros que nunca jogo!
  • Parceria criativa com jogadores: Na minha mesa os jogadores também criam o cenário, npcs e lore como mostrarei abaixo, mas além disso tenho convidado eles para criarem os arcos de aventura comigo. Cada arco se passa em uma região escolhida por eles, com inimigos que eles sempre quiseram lutar em outras mesas.
  • Emulação nostálgica: Como todos na mesa jogavam Diablo II, venho tentando puxar pro jogo o glossario, conceitos e eventos do jogo. Então temos mercadores vendendo itens mágicos sem dizer o que fazem, pergaminhos de portal, amuletos que ficam dando bonus da mochila, mana, estamina, cinto de poções… e por vai.

Criação do mundo – ICONS e 13ª era

Para criar o mundo eu utilizei o conteúdo do jogo ICONS, lançado no Brasil pela extinta Redbox. Neste jogo existe uma seção descrita como “Criaçao de universos” onde os jogadores rolam alguns dados e criam o cenario do jogo… não o mapa do mundo em si, mas falo mesmo de personalidades, eventos, facções etc…. em resumo, usamos as tabelas do ICONS e ideias do 13ª Era RPG para fazer isso aqui:

  1. Heróis: Cada jogador cria 1 heroi mundial, 3 heróis menores de apoio e 1 sucessor para o caso da morte do seu próprio personagem.
  2. Vilões: Cada jogador cria um vilão associado ao herói criado por outro jogador.
  3. Características: Cada jogador rola na tabela de características e inventa algo relacionado a um dos heróis ou vilões criados, seja algo pessoal como relacionamentos, facções e mistérios.
  4. Elenco de apoio: Cada jogador cria um npc secundário para 1 das características anteriores, com o cunho de ser suporte ao grupo.
  5. Relacionamentos: Cada jogador descreve um vinculo positivo ou negativo com um dos NPCs criados, semelhante à mecanica de Ícones do 13ª era, onde 1 desses Icones surge em cada arco de aventura e pode ajudar ou complicar a vida do grupo.
  6. Singularidade: Cada jogador escolheu uma singularidade para fazer seu personagem único e especial para a campanha, no mesmo padrão do que vemos em 13ª era. Ai teve um que disse ser reencarnação de um deus, outro que sobreviveu a uma possessão e outra que reviveu dos mortos por si mesma kkkkk. Singularidades não dão bonus de combate, só coisas peculiares mesmo… uma bonecagem de leve
Tabela do jogo ICONS

Criando arcos de aventura – EA&FS

Depois que criamos o coração do nosso cenário eu precisava criar o primeiro arco de aventura. Eu rolei quais Icones teriam participação direta ou indireta e depois abri meu livro do Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros no seu maravilhoso gerador de aventuras e ali rolei 1d12 e uns 3d100 e obtive o título do arco “A invasão no último farol”.

Tabelas maravilhosas do EA&FS

Dali eu comecei a matutar sobre esse título, a relação com os icones sorteados e o tempero de Diablo. Rolei mais dados no EA&FS, pq ele tem umas tabelas mais detalhadas para criar o recheio da missão e no final eu sai com a seguinte introdução:

Introdução que li pros jogadores, no melhor estilo npc de Diablo.

Cartografia e a região do Arco – Watabou

Após definir a missão e contexto do arco de aventura inicial eu precisava colocar vida nisso através de mapinhas!!! Peguei umas tabelas de encontros aleatorios genericas de planicie no Rules Cyclopedia e parti pra cartografia.

Apesar de saber / adorar desenhar eu não podia perder tempo com isso, dai optei por usar os maravilhosos geradores de mapa do Watabou. O cara é simplesmente um genio da geração procedural e você ainda pode configurar o visual e outros parâmetros dos mapas.

O que tem para fora do mapa não importa, pois o arco se concentra nessa região.
Olha o nivel das dungeons geradas com 1 click!

Fluxo de ideias/ganchos/missões – Miro

Eu olhei para o mapa, imaginei de onde eles viriam e para onde iriam, sai colocando pontos de interesse para fazer um point crawl maroto e correlacionar as side quests todas que havia esboçado já.

Para organizar isso tudo usei o Miro, uma ferramenta online gratuita muito boa para fluxogramas e mapas mentais.

De amarelo sao cenas que pensei, nos balões tem informações que podem obter dos npcs e nos quadros menores temos quests e notas mentais para mim.

Combate online – Talespire e discord

Bom, eu nunca me adaptei aos VTTs como roll20 e foundry, e isso acaba me afastando um pouco de jogos mais complexos por falta de automação e pela demora de rodar o jogo online. Mas como só tenho jogando sistemas leves/minimalistas os bots de dados para Discord ja me atenderiam muito bem.

Porém…. eu amo combate tático com miniaturas e o Talespire me proporciona uma plataforma formidável. Eu monto os tabuleiros 3d, crio as áreas secretas, armadilhas e inimigos ocultos e depois é so rolar os dados. Além disso tem efeitos de iluminação, som e musica!

Talespire não é gratuito, custa hoje R$ 48,00, mas vale cada centavo.

Veja aqui os mapas que eu publiquei.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Meu grupo lutando contra um golem de ferro gigante enquanto o nivel da água sobe!

Fichas de personagem – Google sheets

Como não uso VTT preciso guardar as fichas de personagens de alguma maneira. No meu caso, preferi as planilhas online do google. Compartilho o link com meus jogadores, crio uma aba com a planilha base e eles copiam e preenchem. Até coloquei algumas formulas simples para contar carga de itens, mas no geral a ficha é bem simples.

Detalhe para o campo de itens equipados inspirado na tela do Diablo.
Tem a versão mais bonitinha que ainda estou trabalhando.

Registro de campanha – Figma e Obsidian

Por último, o registro de campanha eu tenho feito de duas maneiras, uma forma resumida e interativa para os jogadores no Figma e uma mais organizada para mim no Obsidian. Tudo gratuito!

No figma eu forneço uma interface gráfica para o grupo onde eles podem clicar em suas fotos para ver seus personagens, clicar no mapa do jogo ou ler o resumo das quests. Tudo interativo bem legal.

Ainda falta colocar mais coisas do lore, mas se quiser navegar pelo site demo da campanha clique aqui.

Olha como fica bonitinho…. como já uso no trampo, fica mole usar no RPG
Card de resumo dos personagens
Bom que a galera pode se relembrar das side quests e coisas das semanas anteriores.

Obsidian é uma ferramenta maravilhosa para tomar notas, organizar elas e montar grafos de conectividade e relevância por assuntos e tags. Ainda to aprendendo a usar isso, mas estou amando!

Você instala o programa no seu computador, cria um cofre (diretório) e sai colocando suas notas la. Como tudo é escrito em Markdown você poderia reaproveitar os textos depois no seu blog de wordpress, versioná-lo no Github ou compartilhar com seu grupo num drive da vida, tipo Dropbox

Meu bestiario bonitinho, com areas colapsáveis pra reduzir o tamanho da ficha
Grafo relacionando as minhas anotações por tags e grupos. Muito util! Só clicar e abrir e ler
Se eu quiser um monstro de nivel 1, posso filtrar a busca

Automatizando as coisas – React

Como preciso aprender React JS para um projeto do trabalho, resolvi aplicar s estudos na criação de um app pra me ajudar nessa campanha. A principio tô usando para gerar os itens mágicos aleatórios estilo Diablo, mas também pretendo gerenciar as fichas por ali e gerar outras coisas como demônios, tesouros, dungeons etc.

Até que to satisfeito com o MVP desse app

Bom, acho que é isso galera. Deu pra ver bastante coisa e conhecer algumas ferramentas maneirinhas pra quem tiver tempo e quiser dar uma incrementada naquela campanha que tá rendendo legal

E vocês, já conheciam essas ferramentas? Usam alguma diferente? Não deixe de compartilhar nos comentários


Publicidade