Apesar de jogar tudo que é jogo que cruza o meu caminho, em essência eu sou um mestre Old School e hoje eu quero bater um papo sério sobre a atitude dos mestres, principalmente os que possuem mesas de jogos OSR. Usarei como ponto de partida outro assunto, o famigerado TPK (total party kill).
Temos um TPK quando todos os personagens dos jogadores morrem numa mesma cena ou combate.
Tem algum tempo que eu noto a recorrência do assunto TPK em grupos do Zap, redes sociais e perguntas no meu inBox. Veja bem, eu sei que a taxa de mortalidade nos jogos OSR tende a ser mais alta, afinal são magias, armadilhas e monstros com capacidade de matar facilmente qualquer personagem, inclusive sem rolagem de dados. Entretanto, eu acho que existe um exagero e que muita gente fala de TPK com um “brilho nos olhos”, como se isso fosse grande coisa. Mas essa fixação por TPK ou em ter fama de mestre cruel pode ser parte de um problema maior.
Tá certo que muita gente fala de zoeira e tal. Eu mesmo, sempre que jogo com meu parceiro Diogo Nogueira, brinco dizendo que ele “joga pra ganhar”, pois os desafios que propõe são realmente sinistros. Também gosto de dizer que sobrevivi às aventuras que joguei com os mestres da editora Red Box, como Rafael Beltrame, Fabiano Neme, Igor Moreno e Dan Ramos. Brincadeiras a parte, o que eu constatei jogando com a galera é que bons mestres não buscam TPK, mas sim uma sessão divertida e memorável, o que geralmente é proporcional ao nível de desafios e perigos apresentados aos jogadores.
Se você se orgulha de matar todos os personagens dos jogadores, pode ficar sem jogadores!
Saiba quando correr…
Eu li e recomendo fortemente a leitura do artigo “A Quick Primer for Old School Gaming” de Matthew J. Finch. Este maravilhoso texto apresenta os pilares do jogo Old School. O texto deixa claro que a sagacidade dos jogadores é que deve ser posta à prova. É literalmente desafiar os jogadores e não suas fichas de personagens. Alinhado com isso, temos personagens heroicos, mas não poderosos e um cenário desnivelado com a força do grupo, o que pode certamente levar a um TPK. Mesmo assim, eu nunca tive um TPK em minhas mesas e na verdade poucos personagens vieram a morrer de fato. Sei que alguns jogadores são bem estúpidos e burrice leva a morte, afinal os jogadores devem arcar com suas decisões, mas não é disso que eu to falando.
Bem, eu não tô aqui pra dizer que você joga errado e nem pense que eu sou protetor dos jogadores, mas eu vejo um problema na forma como algumas pessoas conduzem seus jogos, principalmente algumas que relatam vários TPK em suas mesas.
Muitos gostam de ressaltar que os jogadores precisam saber a hora de correr, que o mundo não é balanceado e que os personagens são apenas aventureiros comuns, e isso é um fato no jogo OSR! Mas na mesma linha onde Finch diz que os jogadores precisam saber quando correr, também diz que um bom mestre(a) é imparcial, que ele não favorece os jogadores e nem os monstros*.
É aqui que a galera erra! Tem muito mestre(a) “jogando para ganhar” de fato! Estes são os que eu chamo carinhosamente de…. babacas!
* Know when to run.
A good GM is impartial: he doesn’t favor the party, and he doesn’t favor the monsters.
O bom, o ruim e o babaca.
Não vejo problema em um mundo de jogo não balanceado e que os personagens encontrem inimigos mais fortes, mas será que todo mundo que aparece precisa ser mais poderoso que os jogadores e estar sedento por suas almas? Todo tesouro que eles pegam precisa ser roubado ou todo item mágico amaldiçoado? Será que realmente toda sala de dungeon precisa ter uma armadilha e todo npc tem que trair o grupo? E o pior, porque todo monstro precisa lutar ate a morte, mesmo quando o bestiário ressalta sua covardia, ganância e baixa moral? Isso é ou não é forçado?
Cobramos muito por parte dos jogadores, mas as vezes esquecemos de fazer nosso dever de casa.
Talvez por isso, exista tanta gente sem mestre para jogar.
Mestre(a) babaca tem em tudo que é jogo, mas num jogo OSR causa mais estrago ainda, pois se escorando na regra de ouro e no status “divino” concedido ao mestre, agem de forma tirânica, sádica, misógina, racista e outras merdas escrotas. É por isso que algumas pessoas evitam jogos OSR e enveredam para jogos com regras mais abrangentes ou com narração compartilhada, mas insisto…. tem babaca em todo canto!
Tá, eu sei que muitos não gostam do estilo old school e outros realmente preferem jogar com personagens super fodões. Há quem diga se ferrar muito na vida real para repetir a dose no RPG, mas existe uma galera que realmente gosta do estilo Old School ou que nem liga para regras, mas que ficou traumatizada com os mestres babacas. Alguns optaram por outros jogos, graças a deus, mas outros abandonaram o hobby de vez. Nem todo mundo tem uma lista de mestres e grupos disponíveis para recorrer.
Mano(a), não seja este cara! Não estrague a diversão alheia, nem manche a imagem dos jogos OSR, por favor. Vai jogar um board game e assume de uma vez o seu perfil competitivo. Seja corajoso e enfrente os outros em pé de igualdade, mas não abuse da sua posição para estragar o jogo da galera.
O mestre bom é sensato e tem um monte de outras qualidades.
O mestre ruim é sensato e não tem tantas qualidades,
Já o mestre babaca é o insensato que age como um mimado .
Pare de se esconder sob a proposta OSR e assuma que é injusto, tirânico e sádico. Tentar fazer isso ser uma prerrogativa do jogo é desleal. Eu fico bem triste ao perceber quanta gente teve sua diversão frustrada por mestres babacas, que ainda tiveram a audácia de falar que isso era do jogo. O desafio é do jogo, a babaquice é do mestre. O TPK é do jogo, lançar um combate de personagens de nivel 1 contra o Tarrasque numa sala sem saída é babaquice.
Sério, não estou aqui pra defender jogador chorão e muito menos incentivando ninguém a ser babá dos personagens, mas é por causa de gente babaca assim que pessoas param de jogar e grupos se dissolvem. Os caras ainda tem a coragem de reclamar de jogadores advogados de regras ou combistas! Putz, com um mestre assassino sádico, não da pra se jogar de outra forma né? O pior é que alguns ainda vem reclamar que os jogadores não fazem prelúdios elaborados ou não se apegam aos personagens, pô cara, pra que isso se os personagens vão ser obliterados por pura babaquice?
Me desculpe se alguém se sentiu ofendido, mas é que eu fico irado quando vejo gente estragando a sagrada atmosfera de diversão, criatividade e socialização que existe sobre as sessões de RPG. Ser mestre é um privilégio para poucos, dá trabalho, cansa e consome todo o seu tempo, mas é maravilhoso! Ser mestre é para quem quer mediar a diversão alheia e não para quem quer abusar dos outros para se divertir. Ser mestre é pra gente legal e não babaca!
O mestre de RPG não é um garoto mimado que precisa do RPG pra se sentir poderoso ao menos uma vez na vida.
Este é o mestre da babaquice! O mestre de RPG é um cara legal pra caceta!
Se seu mestre(a) de jogo é babaca, corre dele e procura outro. Se não tem outro, saia da zona de conforto e tente ser o mestre, mas não se submeta a este tipo de pessoa. Na boa, procura mesa online, joga por fórum ou whatssapp, mas não se submeta a este tipo de mestre doente. A gente marca uma mesa online, ou presencial se você for do RJ, eu te ensino a mestrar, mas não jogue com mestre babaca.
Se seu mestre(a) de jogo é legal e bacana, mesmo que não domine as regras ou não bole aventuras iradas, pague um lanche pra ele valorize-o e o ajude como puder, afinal de contas, a diversão do grupo é de responsabilidade de todos!
abraço a todos, deste mestre Old School que adora deixar os personagens ferrados e os jogadores entusiasmados!
PEP
15/11/2017 at 9:31 pm
Excelente texto Pep, eu já fui babaca no meu primeiro contato com Old Dragon, mas não foi intencional :(. Eu demorei pra aprender a nivelar o jogo para todos pegarem a mecânica e ir gradativamente inserindo mais elementos old school. O maior problema que eu enfrento é a mudar a mentalidade dos meus jogadores acostumados com o D&D 3.5 onde tudo é combo, ficha, atributos. Mas aos poucos vou aprendendo 🙂
15/11/2017 at 10:41 pm
Não precisa nem nivelar, se vc der o desafio de uma forma que ele possa ser resolvido, evitado ou contronado, já esta ótimo. Os jogadores são responsáveis por suas atitudes e é dever deles evitar a morte, e você como mestre deve apenas agir de forma imparcial e sensata. Bom senso é a palavra-chave aqui. Errar na mão todo mundo erra, mas o sistema nao vai colapsar por isso e o jogo não vai virar uma desgraça. As vezes é dificil mesmo, mas com o tempo mestre e jogadores vão ficando mais calejados. Vc vai bolar desafios mais irados e eles vao se aperfeiçoar na arte da sobrevivência e sagacidade.
19/01/2018 at 10:41 pm
Ótimo texto, de verdade! Me anima a mestrar ja sabendo o que devo evitar, ja que to começando agora (“eu te ensino a mestrar” rs). Tu é muito sagaz, na moral.
20/01/2018 at 8:30 pm
Tamo junto Brunão! Mestra mesmo cara, que é bom de mais!!!!! Temos outros textos para mestres iniciantes, confere ai, pq pode ter alguma utilidade pra vc. http://guildadosmestres.com.br/tag/iniciante/
08/05/2018 at 7:07 pm
O texto é bom, mas um mestre ruim ou babaca não se enquadra só em morte do grupo inteiro, acho que esse assunto poderia envolver muito mais temas do que somente morte dos personagens. Confesso que a mesa que jogo temos vários mestres então fazemos rodízios, minhas aventuras são conhecidas como as mais mortais, mas só me lembro de uma vez de ter matado o grupo inteiro, mas a morte sempre ronda minhas histórias, pelo que vc disse isso não deve ser algo para se vangloriar, mas de fato as vezes sinto um pouco de orgulho disso. Os desafios que proponho são balanceados, mas as vezes alguns personagens são desbalanceados ou após algumas aventuras ficam extremamente fortes eai entramos em alguns dilemas, alguns desafios propostos para o mais forte ficam muito fortes para os mais fracos, e alguns propostos para os mais fracos ficam fáceis demais para o mais forte. Enfim, se o cara tá muito forte eu coloco coisas para que a vida dele corra risco e quando tiver uma oportunidade de mata-lo eu o farei. Talvez eu seja um mestre babaca então. Mas uma coisa é fato eu não coloco desafios que não possam ser vencidos afinal do que adianta eu preparar toda uma aventura se no final todos eles morrem, ou se a missão não se conclui???
Agora, na minha mesa existem mestres que não matam personagens, no entanto, vc parece que está sentado em um trem e não consegue sair daquele trilho, por mais que faça coisas diferentes elas não funcionam, ou seja, as coisas tem que ser do jeito que o mestre quer e isso eu acho muito mais babaca do que um mestre que mata um ou outro personagem, afinal RPG é imaginação, resolução de problemas de formas diferentes e tem mestres que não aceitam isso, por exemplo, na nossa ultima sessão o mago do grupo perguntou pro mestre se quando ele fosse usar a magia cura se podia sair umas luzes das mãos dele e o mestre disse que não, agora me diz, o que isso iria mudar no jogo pro mestre???? Nada, mas pro jogador ia ser uma puta de uma coisa legal. Eu tive um jogador uma vez que colocou uma vantagem chamada abençoado ele tinha tipo um toque divino e isso o concedia cura, e ele sempre fazia algumas orações antes de curar as pessoas, essa vantagem só concedia isso pra ele, mas ele representava tão bem que as vezes ele ganhava umas colheres de chá pra outras coisas, como quando uma vez eles foram salvar uma caravana que estava sendo atacada por orcs e ele correu sozinho na direção deles e tomou uma saraivada de flechas e ele disse eu nem me defendo, faço uma oração e continuo correndo em direção a caravana, eu disse blz, uma luz sai dos céus e ilumina vc, e vc percebe que as flechas caem ao seu redor, mas nenhuma te acerta. São por essas e outras coisas que eu não me considero um babaca, no entanto, eu mato.
Mas vou dar uns exemplos de mortes que aconteceram em minhas aventuras, a última aconteceu pq dois personagens foram pro bordel e quiseram arrumar briga, os seguranças, a princípio, tentaram tira-los numa boa na conversa, depois ameaçaram com suas armas e mesmo assim eles continuaram a querer arrumar confusão e levantaram a voz como se fossem os donos do lugar dai que começou uma batalha eram só dois seguranças contra dois pjs e eu não coloquei dois seguranças fodas então eles venceram a batalha, mas acabaram matando os seguranças, dai que começaram a ser procurados e no final das contas acabaram mortos. As vezes temos que por ordem na mesa e mostrar pros jogadores que eles são importantes para história, mas isso não significa que eles podem fazer td que quiserem que não serão punidos.
A outra foi semelhante, eles tinham sido enviados para um templo onde os sacerdotes estavam sendo assassinados por demônios e eles foram pra investigar pra saber de onde esses demônios estavam vindo, dai que um dos pjs era um Minotauro, o grupo resolveu comer no templo e a única coisa que tinha pra eles comerem era legumes e verduras, (o templo ficava na cidade) e esse Minotauro queria pq queria comer carne e os sacerdotes explicaram que não tinham carne ali pra preparar, mas que ele podia ir pra taverna, ele não foi e começou a comer um dos sacerdotes, o que eu poderia fazer com um cara desse???? Foi pra forca…
08/05/2018 at 8:50 pm
Olá Gemaba ,
Primeiramente, muito obrigado pela sua resposta, além de bem exemplificada foi bem honesta, do tipo que agrega ao debate.
“Segundamente”, você está certo, ser “babaca” não está associado apenas a “jogar para ganhar”, mas a toda postura que visa obter diversão pessoal a custa da diversão coletiva ou apenas frustrar a diversão alheia….e isso me lembra que falta escrever sobre jogadores babacas também…
Falei sobre todo npc ser mais forte, todo tesouro ser roubado e todo item magico ser maldito, toda dungeon ter armadilhas sem solução e todo monstro lutar ate a morte sempre.
Vale lembrar que embora tenha falado muito de TPK, este nao é um post sobre TPK. Meu foco era no abuso da regra de ouro em mestres OSR e no geral, como mestres abusivos podem causar danos ao hobby.
Mas vc ta certo, realmente tem muito mais coisa pra engrossar a lista das babaquices dos mestres/narradores.
04/10/2018 at 4:34 pm
Olá! Conheci o Guilda dos Mestres hoje e estou adorando os posts! Muito legais mesmo!
06/10/2018 at 11:09 pm
Fique a vontade Thabata e seja bem vinda!
14/09/2021 at 3:06 am
Esse texto só me fez lembrar de uma pessoa… Cellbit