Hoje vos trago dicas para salvaguardar aquele que é o zelador das regras do nosso querido RPG: os livros.

Todos sabem que nessa atividade lúdica, a utilização dos livros é maravilhosa. A notícia que tem um pacote te aguardando quando chegar em casa e o ato de folhear um livro pela primeira vez é mágico. Então vamos a nossa pequena lista!

1. Sempre na vertical

Guardar os livros na vertical é a forma ideal de preservar a lombada e o miolo dos seus livros. Evite a pirâmide de livros (colocando-os na horizontal), que também pode marcar a capa dos livros da parte inferior devido ao peso.

2. Oxigenação

Para evitar odores ruins e o acúmulo de poeira, pelo menos uma vez a cada seis meses dê uma folheada no livro e se possível use uma flanela seca para retirar a sujeira acumulada.

3. Não embale seus livros com qualquer coisa

O uso de plástico, papel pardo e embalagens para presentes não são adequadas para a conservação das folhas. O papel é feito de celulose e precisa manter um pH adequado, a utilização desses materiais ácidos irá danificar a capa e as páginas com o tempo.

4.Evite retirar os livros da prateleira pelo topo ou base da lombada

A encadernação vai ficar torta e descosturar com o tempo. A melhor escolha é deixar espaço entre os livros ou empurrar os livros ao lado do que você deseja tirar e puxar ele pelo meio.

5.Não bronzeie os livros

Deixar sua estante à exposição solar vai desbotar e entortar a capa.

6.Lave e seque sempre as mãos antes do manuseio

Mãos limpas são as melhores amigas de um bom livro. Diariamente entramos em contato com diversas fontes gordurosas ou podemos ter uma sudorese acentuada nas mãos, que podem causar marcas indesejadas no nosso amigo livro.

7. Papel e tecido vs couro

Livros com capa de couro devem ser guardados com livros de capa de couro. Os livros com capa em tecido e papel, devem ser guardados com os livros de tecido e papel.

8. Revestimento da sua estante

Sempre prefira revestir suas prateleiras com vidro. O uso de base oleosa vai manchar as páginas dos seus livros.

9. Livro não é baú

Procure não guardar marcadores de página, folhas, clipes de papel ou qualquer outra coisa dentro do seu amigo livro.

10. Cuidado com a umidade

A utilização de sachês de sílica pode estender a vida útil dos seus livros ainda mais! A umidade deve ser combatida! Também evite deixar seus livros encostados na parede, ela é um grande transmissor de temperatura. Caso aja a necessidade, utilize uma toalha para evitar o contato direto da sua prateleira com a parede.

ENCORE

11. Não leve seu livro a mesa

Seus jogadores vão destruir ele com ketchup, refrigerante ou qualquer outra idiotice. Imprima o pdf se houver disponibilidade por parte da editora e utilize-o em jogo ou convença seus jogadores a se cotizarem e comprar um para a mesa.

 

E essa foi mais uma postagem com o Cérebro no Jarro! O seu melhor amigo que vai tentar enfiar um tentáculo mecânico entre seus olhos quando você se distrair!