Um papo sobre nomes de cidades, dicas e geradores para você!

Hoje de madrugada eu estava navegando pelo facebook e me deparei com uma pergunta sobre como a galera cria nome para as cidades. Pois bem, apesar de ter respondido o post de imediato, me veio na cabeça que seria legal abordar o tema na Guilda também…e aqui estou eu! Esta dúvida pode ser sua também e eu nem sei se você esta naquele grupo do facebook ou se chegou a ver a publicação.

Etimologia do nome

Segundo a wikipedia, Etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado delas através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.

Eu sei que todos os nomes possuem um significado, mas será que todos precisam ser de grande impacto e magnitude?

Uma coisa importante a se destacar é que embora tenham significados, os nomes não precisam significar coisas épicas ou grandiosas. É comum ver gente colocando nomes assustadores nos vilões, como se os seus pais soubessem o quão mal eles seriam na hora de nomeá-los. Da mesma forma vejo muitas florestas das trevas, vales dos ossos e vales da morte. As vezes isso é legal, mas na maioria das vezes os nomes não são tão profundos e significativos assim, não os nomes “oficiais”.

Sendo assim, eu recomendo que alguns nomes sejam de impacto e cheios de significado como os nomes bíblicos, mas que a maioria não vá alem dos nomes mundanos. Isso vai trazer mais verossimilhança ao seu cenário, além de valorizar os locais que realmente deveriam causar impacto ou chamar atenção.

Rebatizando cidades

Atualmente não é comum vermos cidades mudando de nome, mas na antiguidade isso acontecia com mais frequência do que imaginamos. Bastava a cidade cair nas mãos de outro regente, um político tentar bajular outro com honrarias ou o senhor local mudar de religião que a cidade poderia ter um nome novo. Não só a cidade, mas as vezes toda uma região ou país!

Para uns era Pindorama, para Cabral Ilha de Vera Cruz, mas hoje chamamos apenas de Brasil. Você sabia que nosso país já teve 8 nomes diferentes?

Se você quiser causar uma sensação de mutabilidade histórica no seu cenário, talvez seja legal inserir nomes novos e antigos às cidades e aos reinos conforme as descobertas e acontecimentos históricos. Por exemplo, se nos arredores da vila Rosa Maria encontrarem uma mina de diamantes, por que não chamar a vila de Rosa Maria Diamantina, Nova Diamantina, Diamantópolis ou alguma coisa assim? Não precisa ser algo espalhafatoso, mas com algum sentido prático que se nota no cotidiano ou na memória da comunidade.

Apelidando cidades

No mundo todo percebemos o costume que a humanidade tem de apelidar as cidades. Paris é a cidade luz, Florença é a cidade dos lírios, Rio de Janeiro é a cidade Maravilhosa (ou era), São Paulo é a terra da garoa, Jerusalém é a terra santa, Chicago é a cidade dos ventos e Ushuaia é o fim do mundo. Aqui eu encontro uma alternativa interessante à tentação de colocar nomes super descolados, diferentões e exuberantes nas cidades.

Talvez sua cidade ficasse mais interessante se tivesse um nome oficial, alguns nomes antigos e um apelido famoso. Isso daria um tom mais realista, mesmo se usasse elementos oriundos da fantasia nestes nomes. Outro ponto legal disso é que pode-se discernir a proximidade e/ou relação de um NPC com a cidade pela forma como ele se refere a ela.  Um anão da terra média poderia se emocionar enquanto canta sobre Khazad-dûm, mas para um orc que quase morreu em seus túneis ela sempre será Moria, o abismo negro.





1d10+1 tipos de nomes

Baseado nas cidades do mundo real eu vou deixar uma pequena lista de 10 tipos de nomes mais comuns em cidades. A ideia é que você tenha sua criatividade desperta pela simples e mundana forma com que os nomes de cidade surgem:

1 – Religiosos

Não é muito difícil lembrar nomes de cidade que foram inspirados em elementos religiosos. No Brasil temos milhares de cidades nomeadas com nomes de santos (São paulo). Você pode fundir o santo a localidade como em São Pedro da Aldeia e pode usar outros elementos religiosos com entidades e planos de existência. Já ouviu falar de Los Angeles e Val paraíso, pois é, poderia ter uma cidade Los Devas ou Vale das Valkírias.

2 – Políticos

Algumas figuras politicas já deram nomes para cidades, incluindo grandes cidades. Isso pode representar uma homenagem a alguma pessoa de grande importância para a região ou meramente uma troca de favores e/ou adulação política. Governador Valadares, Presidente Prudente e Rondônia são exemplos nacionais, mas isso não é exclusividade nossa…. conhece Washington DC? Já notou quantas cidades americanas se chamam Georgetown? Será que não seria legal ter uma cidade com o nome de um dos PJ de outra campanha? Com certeza o jogador ficaria todo bobo!

3 – Geografia e belezas naturais

Não sei se é falta de criatividade ou uma reação às maravilhas da natureza, mas muitas cidades recebem seus nomes de suas características geográficas, flora, fauna e coisas assim. Recife, Ribeirão Preto, Boa Vista, Long Beach e Montevidéu tipificam o que falo aqui e acho que você poderia usar algo assim também. Imagina uma cidade chamada Monte Mitril ou Kenders Beach?

4 – Riquezas, produção e cultura

Recursos naturais, produtos feitos na cidade, produção cultural e bens imateriais também são boas pedidas. Ouro Preto, Vila Rica e Minas Gerais são bons nomes para você se inspirar. Talvez caiba uma cidade chamada Bronze Umbral, ou Platinápolis, ou ainda Goldenville. Estilos artísticos poderiam gerar nomes interessantes também, como Góticka, Nova Hachurândia ou Sambópolis Élfica.

5 – Referência a Outra cidade

Londrina aponta para Londres, Nova York para York e Belém do Pará para Belém em Israel. Fazer uma referência a outras cidades ou até a mesma cidade é um recurso interessante para mostrar a grandeza das cidades conforme o passar das eras e o seu significado para outros povos. Em Thordezilhas temos Nova Camelot e eu sei que só de ouvir este nome você já pensa várias coisas. Pois é, imagina as conjecturas que os jogadores trariam à mesa simplesmente ao descobrirem que sua próxima aventura seria em uma cidade chamada Nova Baróvia ou Salém do norte?

6 – Marco civilizatório

Há quem diga que o trabalho de um arqueólogo buscando indícios de civilizações ancestrais é feito a partir da análise de padrões geométricos simétricos, pois normalmente o mundo natural não é simetrico por natureza, o que revela que onde há “perfeição” de formas geométricas há um dedo do homem. Com isso em mente, é completamente plausível que você nomeie cidades a partir das construções feitas no local. A cidade de Fortaleza vem do fato de que a cidade cresceu ao redor da fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

7 – Idioma diferente

Addis Ababa é um nome bem incomum, mas que significa apenas “flor nova” no idioma etíope. As vezes a mera alteração no idioma já faça sua cidade aguçar mais a mente dos jogadores. Summerville pode ter mais impacto do que Vila do Verão. Temos muitas cidades com nome misturado com grego, principalmente com o sufixo “Pólis”. Você pode experimentar outro idioma, tipo latim ou esperanto. Uma cidade chamada Angelus ou Aqua Benedicta casaria com esta proposta “diferentona”.

8 – Nome duplo repetido

Aqui eu sei que as coisas ficam meio bobas ou toscas, mas fato é que existem cidades cujo nome são repetições de uma palavra. Bora Bora, Baden-Baden, Tartar, Pago Pago e KerKer estão ai para não me deixar mentir. Seria muito ridículo ter uma cidade chamada Dracodraco ou Fey-fey? Confesso que este não é meu tipo de nome preferido, mas quem não tem cão caça com gato! Se faltar ideias, mete uma parada assim e vida que segue.

9 – Idioma antigo/aborígene

Maranhão, Dakota, Utah e Ipanema são exemplos do uso de idiomas aborígenes de outros povos que habitaram primeiro na região. Isso pode ficar interessante num jogo de fantasia quando estes “aborígenes” podem se de outras raças ou idiomas. Existem vários sites com tradutores para língua de anões, elfos e orcs, de Tolkien, e as vezes você poderia apenas pegar o nome de uma cidade qualquer e tacar la….Rio de Janeiro seria algo como Duin en’ Narvinye,  Espírito santo seria Aina’ fea.

10 – Sentido zero!

Existem outros nomes muito doidos que nem com muito bônus de inteligência você consegue saber o real significado. Você pode simplesmente sair misturando nomes, inventando palavras ou criando nomes quilométricos. Eis alguns exemplos de nomes de cidades bem esquisitos e diferentões: Edimburgo dos Sete Mares, Jardim de Piranhas (RN), Xangri-Lá, Tortuga, Tarzana, El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles de Porciúncula.

11 – Fantásticos

Usar nome fantástico ou inspirados na fantasia pode ser legal, ainda mais numa campanha de fantasia medieval (dã). Já fiz muito isso, apenas mudava um pouco o nome real de uma cidade para algo mais fantasioso. Alguns exemplos que me brotam a mente agora são: Porto Feérico, Minas Orquinas, Dracônia, Angra dos Goblins, Arraial de Mystra, Elminstópolis, Khelbenlândia, Drizztown, Lótus de Janeiro, Centaurina, Vila Aurunsun, Nova Thay e por que não Saint Gygax?





Geradores automáticos

Se você está sem muita criatividade pode utilizar geradores automáticos de nomes de cidades. Existem vários pela internet e eu já usei alguns como este. Hoje, seguindo a lógica deste post, eu prefiro criar algo nos moldes do mundo real com um gerador mais pé no chão, então deixo duas dicas aqui:

O site mithrilandmages gera nomes fictícios baseado em nomes de um país real que você escolher. No meu caso gerando nome baseados nas cidades Brasileiras eu obtive Jenipapo dos Vieiras, Santa Bárbara do Sul, Campo Alegre de Lourdes e Serra Grande. Usando os EUA como inspiração obtive Lake Havasu, City Keytesville, Greenville, Rockwall e o Japão me gerou Funakoshi, Asari e Yokena. Vai brincando ai que é maneiro!

O donjon já é famoso por seus geradores procedurais fantásticos, mas o simples gerador de nomes também é um primor. Você escolhe se quer nomes de homens, mulheres ou cidades, tudo baseado em alguma localidade ou era do nosso mundo. Então temos nomes aztecas, babilônicos, gregos e sumérios também. Tá, na verdade, neste gerador, se você escolher a opção Fantasy Setting poderá gerar nome de muito mais coisas, como livros, companhias de mercenários, festivais, castelos e muito mais. Confere ai!

Gerador OLD SCHOOL

Se você achou que ia sair daqui sem uma tabelinha marota para gerar nomes de cidades nos bons e velhos dados, você ainda não conhece o Zelador de Amarelo da GdM! Segue abaixo uma tabela para gerar nomes conforme os 6 primeiros tipos listados no post, os demais ficarão por conta da sua zueira!

Tabela de nomes mundanos

1d6 Tipo de nome
1 Religioso
1 Nome de herói/santo
2 Nome de divindade
3 Nome de dimensão ou lugar religioso
4 Nome de criatura divina
5 localidade + virtude (ex: Vila Piedade, Grace town, Sacramento santo)
6 Role 1d4 e adiciona um nome de localidade (ex: são joão da vila)
2 Figura política
1 Nome de fundador
2 Nome de família nobre
3 Nome de figura histórica
4 Cargo politico + nome
5 Corruptela de nome (ex: Arthurópolis, Davincity)
6 Role 1d4 e adiciona um nome de localidade (ex: Drizzitown)
3 Geografia/natureza
1 Marco geográfico + adjetivo (ex: Belos Montes, Long Island, Rio Grande, Atol das orcas)
2 Corruptela de relevo (ex: Chapadina, Planaltina, Monteville)
3 Corruptela de vegetação (ex: Campina Verde, Bosquedo, Pinheral)
4 Corruptela mineral (ex: Platinópolis, Bronzeiral, Marmoriana)
5 Corruptela animal (ex: Leopardina, Micolândia, Crocodil)
6 Role 1d4 e adiciona um ponto cardinal (ex: Boa Vista do Norte)
4 Riquezas/produção
1 Item + adjetivo (ex: Belas Tintas,  Bom vinhedo, Divino Mel)
2 Corruptela de item (ex: Meliópolis, Whiskyville, Eauland)
3 Corruptela de materia prima (ex: Eucaliptana, Hortelândia, Olival)
4 materia prima + adjetivo(ex: Ouro Virgem, Boa lótus, Rio Grande)
5 atividade + adjetivo ou corruptela (ex: Boa Pesca, Boa caçada, Ferraria, Carpintópolis)
6 Role 1d4 e adiciona um ponto cardinal (ex: Boa Vista do Norte)
5 Outra cidade
1 role outra cidade e adicione Nova na frente
2 role outra cidade e adicione um ponto cardinal
3 role outra cidade e adicione Velha na frente
4 role outra cidade e adicione uma raça no fim (ex: Boa vista dos elfos)
5 role outra cidade e adicione um mês do ano (ex: Belos montes de março)
6 role outra cidade e adicione um um adjetivo festivo (ex: Platinópolis Natalina)
6 Marco civilizatório
1 construção (ex: Fortaleza, Mosteiro, Catedral)
2 construção + adjetivo (ex: Forte Amarelo, Palácio das almas, Boa torre)
3 corruptela de construção (ex: Palaciana, Forteville, Torreonápolis, Castelvania)
4 nome próprio de construção (ex: Forte Knox, Fonte Mariana)
5 construção + algo da nobreza (ex: Forte do rei, Vila imperatriz, Cidade dos príncipes, Coroa Branca)
6 role outra cidade e adicione construção (ex: Boa Lótus do Castelo)

Criar nomes de cidades é algo muito divertido e pode consumir horas do seu tempo, então fique aberto aos geradores automáticos e tabelas aleatórias.





É isso ai gente, espero que o post seja produtivo para vocês e que nomes mais legais surjam nos seus jogos.

Se você tem lembra de algum nome irado posta ai. Pode ser aquela cidade com nome loucão ou apenas engraçado, quem sabe a galera não aproveita também!

Abração!

 

PEP

 

 


Publicidade