Alvoreça o herói dentro de si e forge seu destino com o MHRP!
O Marvel Heroic Roleplaying (abreviado MHRP ou MHRPG) é um RPG desenvolvido pela Magaret Weis por volta de 2012, para emular o universo dos super-heróis dos quadrinhos da editora Marvel.
Usando uma versão do sistema de regras chamado Cortex, o jogo busca de forma simples e elegante amarrar as ideias que diversos jogos desse gênero buscaram trazer, porém com sucesso amarra a possibilidade de heróis de diversos níveis de poder, interagir entre si sem que o balanço mecânico seja afetado.
Hoje é um livro descontinuado por motivos que não importam. Mas é um jogo que merece ser jogado!
Traz elementos que serão reconhecidos facilmente por jogadores de Savage Worlds e FATE, evidenciado sua mecânica simples nas sessões de jogo, criação de personagens e campanhas.
Convenhamos que o gostoso mesmo é jogar com seu herói favorito e tacar porrada em geral!
O livro chamado Basic Game (Jogo Básico, há uma versão premium da adaptação da Guerra Civil e outra da saga Aniquilação) é belíssimo, com artes internas referentes aos quadrinhos e é dividido em três partes.
Manual de Operações
Aqui o livro nos apresenta suas regras básicas. Como criar a datafile (ficha de personagem), discorre sobre os Plot Points (Pontos de Edição), efeitos mecânicos que podem ser utilizados pelos poderes dos jogadores e por parte do Mestre do Jogo, aqui conhecido como Vigia.
Motim
Como todo bom jogo, temos um cenário introdutório que joga a ação direto na cara daqueles que se disporem a encarar esse universo de heróis e vilões. Uma excelente oportunidade de apresentar RPG para novatos ou mostrar para seu grupo tradicional um novo sistema.
Database de Heróis
Nesse capítulo temos alguns dos heróis e heroínas icônicos, que hoje habitam não só os quadrinhos, mas também as telonas.
É um livro simples e elegante. Direto ao ponto.
Com uma rápida leitura é possível cair matando em uma sessão de jogo.
E mais
Apesar de ser um jogo descontinuado pela editora, temos diversos blogs de fãs que adaptam material para este jogo. No grupo Marvel Heroic RPG – Brasil é possível encontrar discussões, traduções e arquivos na nossa língua materna, facilitando bastante para os interessados.
O Cortex usa pilha de dados e comparação para resolver as rolagens e efeitos dentro do jogo. Deixando sempre claro que a história criada pelas ações do grupo vem antes de qualquer mecanismo encontrado no livro.
Nas versões Premium do jogo, como já citadas antes, encontramos adaptações dos arcos Guerra Civil e Aniquilação. Trazendo mais fichas, fichas atualizadas e novas possibilidades para os intrépidos heróis com superpoderes.
É impossível ser um fã de RPG e quadrinhos e não experimentar esse belíssimo jogo. Um verdadeiro petardo para os amantes das mais diversas eras daquelas histórias contadas em papel vagabundo.
Hoje, temos poucos jogos do gênero no mercado. E acreditem, o Marvel Heroic Roleplaying bate de frente com todos eles, vencendo diversos prêmios no Ennie Awards.
Aproveitem o Hype Train que a Marvel gerou com o MCU e caia de cabeça nesse mar de colã colorido e raios laser.
Nós da GdM não resistimos e em breve começaremos nossas próprias aventuras que poderão ser acompanhadas na coluna Reporte de Campanha através das postagens “GdM Joga…”. Aguardem, pois Os Temíveis Vingadores chegarão em breve para detonar tudo!
11/05/2018 at 3:51 pm
Rogerinho… Show!
Ansioso pra cair matando com meu Daredevil!
11/05/2018 at 5:48 pm
Alguém pode fazer uma comparação”pontos fortes x pontos fracos” com o ICONS?
Tô em dúvida entre qual desses dois jogos eu pego pra aproveitar p hype de Guerra Infinita.
12/05/2018 at 3:25 pm
Acho que mais uma ou duas sessões e o Dennys já vai ter base sólida e experiencia nos dois jogos para fazer um post hein!?
12/05/2018 at 6:02 pm
Acho que até rolar essas duas sessões o hype vai passar 😛
Enfim, vou ver se os jogadores preferem jogar com os personagens da Marvel ou criar os próprios personagens pra jogar num universo próprio, isso vai dizer o sistema que escolher.
Digo, criar personagem no MHR parece legal, mas o ICONS tem aquela coisa maneira da criação aleatória que passa aquele feel especial de “eu não escolhi meus poderes”.
Valeu pela resposta, PEP!
No aguardo do artigo.
24/05/2018 at 9:07 pm
Boa!
12/05/2018 at 12:39 am
boa resumida no jogo, tudo que precisarem pode de material de MHR podem pedir que eu dou suporte.
Espero que se divirtam jogando Fearsome Avengers!!
30/04/2019 at 9:24 am
Onde que baixa?