Confira uma regra legal de CMB e uma novidade promissora para projeto!
Fala galera! Hoje compartilharei algo sobre as regras e experiencia de jogar CMB que tenho curtido muito, sobre o feedback de jogadores e outros game designers e uma novidade irada no final! Me acompanha ai que o post ta legal!
Se você não sabe nada sobre Companhias Mercenárias de Belmonte (CMB) da uma lida nos dois posts da Forja que eu te espero!
1) SISTEMA DE LEGADO
A regra que quero mostrar hoje faz parte do sistema de legado. Na verdade estas regras vieram para atender uma das premissas do projeto (ter regras exportáveis para outros jogos) e também para resolver 3 problemas recorrentes em muitas mesas de RPG, principalmente de jogos OSR com letalidade alta.
Premissa: Regras exportáveis
Companhias Mercenárias de Belmonte tem em suas premissas que deveria conter regras exportáveis para outros jogos. Eu sei que muita gente compra mais livros do que consegue ler, então pensei que seria interessante que a leitura não gerasse apenas vontade de jogar, mas também servisse como ferramenta para outros jogos. O sistema de companhias pode ser usado em vários jogos com algumas adaptações, mas o sistema de Legado eu creio ser apenas um “recortar e colar” sem maiores dificuldades.
Você vai poder usar o sistema de legado em qualquer jogo facilmente
Pode comprar CMB que pelo menos isso eu sei que vai agregar valor à sua jogatina!
Letalidade e a dificuldade de evolução
Companhias Mercenárias de Belmonte é um jogo de letalidade alta e em um exército as baixas são uma constante. Por isso, eu resolvi que deveria por algo nas regras que não desanimasse os jogadores quando perdessem seus personagens.
Neste sentido, o sistema de Legado permite que o jogador acumule pontos de legado, que são como pontos de experiência só que servem para ele e não para o personagem! Ele pode usar com este personagem atual ou guardar para os próximos personagens, pois certamente ele irá perder o atual uma hora ou outra. Dai, você pode jogar com vários personagens comuns até que num belo dia você tem pontos para vir de Conan!
Os pontos de Legado são com XP, só que para os jogadores
Gestão do jogo e camaradagem
Eu sempre fui do tipo de mestre que anota tudo! Eu controlava o HP, a mana, duração de feitiços, tesouro, dias de viagem, comida, recursos etc. Eu fazia isso em parte por que queria as coisas organizadas e também por saber que alguns jogadores eram meio ladinos… mas isso não vem ao caso agora!
Fato é que em CMB eu desenvolvi um sistema onde os jogadores ajudam o mestre nessas tarefas. O médico do batalhão é quem anota HP e condições de saúde do grupo. O Intendente anota os recursos consumíveis, o cartógrafo faz os mapas (tem até uma habilidade no jogo onde o mestre corrige o desenho dele), o cronista faz os reportes de sessão (que chamo de relatórios de missão), o tesoureiro administra as finanças do grupo e por ai vai.
Jogador que ajuda o mestre ganha ponto de legado! Já ta sacando a ideia né!?
Legado para quem chega na hora, traz lanche, desliga o telefone, da carona pros outros etc.
Dificuldade em jogar campanhas
Uma das maiores dificuldades que existem no nosso meio é a falta de compromisso da galera com campanhas. Dificilmente você consegue jogar campanhas longas, ainda mais de jogos menos aclamados como os D&D da vida. Isso se agrava mais ainda com jogos onde a letalidade é alta.
CMB foi todo trabalhado em cima da ideia de que os jogadores fazem parte de uma companhia mercenária livre. Sendo assim, a campanha não precisa girar em torno de alguns soldados, mas sim da companhia em si. Nisso o sistema de legado cai como uma luva. Ao premiar o jogador eu abro brecha para a cada aventura contar com jogadores diferentes, pois teremos soldados diferentes na missão.
Se metade do grupo não pode vir, a gente arruma mais uns colegas e segue o baile, ou faz como eu fiz….. leva sua campanha para um evento! Estou narrando uma campanha de one shoots no evento Biblioteca Arcana. Cada aventura é 1 missão da cia e com jogadores/personagens novos ou não a campanha segue.
- Mas e quando a sessão termina no meio da dungeon e jogadores faltam na próxima ao mesmo tempo em que novos surgem na mesa?
Bom, neste caso o que eu fiz foi deixar outros jogadores entrarem com soldados novos q foram enviados como reforço. Também houve vez em que parei a aventura e mestre outra, onde outro grupo vinha em suporte e os jogadores presentes jogaram com este outro grupo e levaram seus pts de legado (que gastaram no grupo original). E a última abordagem é simplesmente deixar que outros jogadores assumam estes personagens e quando os faltosos e os novos estiverem juntos para jogar vocês fazem novos personagens para os novatos.
Quem se compromete com o jogo acumula Legado
Evolui independente de quem joga e assim não se vive de personagens de “nível 1”.
2) FEEDBACK
Sei que estou no caminho certo, pois nessas seis baterias de testes, as que tiveram as regras de legado foram as que os obtive o melhor feed back. A maioria dos jogadores disse que gostou e que nunca tinham visto algo neste sentido.
Sei que é coisa boba, mas tem dado ótimos frutos e melhorado a camaradagem entre os jogadores, o que acho ótimo até pelo espirito do jogo que é focado em irmãos de armas!
Em tempo, obtive dois feed backs muito importantes para mim, dois amigos desenvolvedores de jogos a quem admiro muito curtiram muito a ideia quando a viram em execução e estão me incentivando de mais nesse projeto, além do meu editor-chefe lindão Felipe Gomes, o nosso cérebro no jarro.
- Luiz Cláudio, o autor de Thordezilhas e UD1, fez ótimas criticas ao jogo como um todo, logo depois do playtest que participou nesta semana. Já garantiu seu legado para as próximas!!! (rs).
- Diogo Nogueira, o autor de Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros, gostou muito do que leu do fastplay e disse CMB tem uma proposta boa que não foi explorada ainda na cena OSR.
3) NOVIDADES!!!
Bom, eu falei que tinha novidades boas para o projeto né!
Então, levando em conta esse trabalho todo e o retorno positivo da comunidade e jogadores de testes. Eu iniciei as conversas sobre uma possível tradução do jogo para o Inglês e seu lançamento no estrangeiro!
Sim! É isso ai, o jogo vem se consolidando e pode existir um espaço para ele na cena gringa, com possibilidade até de versões físicas vendidas em lojas e eventos por lá!
Bom, ta tudo muito recente ainda, engatinhando,…. mas eu vou mantendo vocês atualizados sobre tudo, por hora estou mais focado em terminar, pois não gosto de ficar só no mundo dos sonhos!
CMB pode voar alto, pois iniciamos as negociações para uma versão em inglês
Marchem Mercenários! De Belmonte para o Mundo!
11/02/2019 at 11:00 am
Joguei o sistema e os pontos de legados fazem muito sentido quando você não está sempre disponível para a sessão, mas quer acompanhar mesmo assim a aventura.
11/02/2019 at 12:09 pm
Muito interessante esses pontos de Legado. Gosto também da ideia de um Companhia de Mercenários livre para outros sistemas e cenários.
11/02/2019 at 10:00 pm
Jasper, em CMB temos uma ficha para as companhias com suas proprias estatísticas e caraterísticas particulares. Este conjunto de regras é portável também, menos que o de legado, mas também é. Creio que vc poderia usar minhas regras de companhias em space dragon e montar uma tripulação ou frota estelar por exemplo!
11/02/2019 at 12:19 pm
Uma coisa que ficou que, pelo menos pra mim, não ficou muito clara. Os pontos de legado substituem completamente o XP tradicional ou eles coexistem?
Continue com o bom trabalho! Quero jogar CMB e não posso ir ao Rio pros playtests
11/02/2019 at 12:41 pm
Coexistem. Os pontos de experiência possibilitam a evolução do personagem durante a campanha, enquanto os pontos de legado são para o jogador usufruir de outros benefícios durante o jogo.
11/02/2019 at 10:02 pm
Complementando o que o Cérebro no Jarro disse, os pontos de experiencia possuem 2 tipos de utilidade: Eles ajudam vc a melhorar seu personagem (pois vc pode melhorar só com os feitos na historia) e eles podem ser consumidos durante as aventuras para obter algumas vantagens, como rolar novamente um teste falho ou aumentar seu dado de sorte ou mana etc etc etc….
Os pts de legado podem comprar xp para um personagem, mas tmb podem ser usados na criação de outro com mais vantagens e tal….
11/02/2019 at 12:37 pm
Porra PEP, esse sistema de Legado é simplesmente lindo!!! Quero ver se começo a utilizar algo nesse sentido nas minhas aventuras.
E a abordagem do CMB focada no trabalho conjunto entre irmãos de armas dá uma dinâmica totalmente distinta do “grupo de aventureiros que se conhece numa taverna”. É interessante como ninguém havia pensado nisso antes!
Por isso o CMB ser lançado tb na gringa é o fruto do grande trabalho que vcs estão realizando. Parabéns pra vc e pro Gomes tb!
11/02/2019 at 10:04 pm
Valeu cara… também não sei como ninguém pensou nisso… mas que bom que Belmonte está ai para enviar suas companhias mercenárias mundo a fora!
03/03/2019 at 1:07 pm
Faz muito tempo que eu não fico tão no hype de um jogo quanto estou com CMB… PEP, quando sair o FC, liberta o PDF no primeiro dia porque a ansiedade tá grande.
Tem algum fastplay disponível?
Grande abraço
06/03/2019 at 4:33 am
Saudações.
Achei muito interessante o seu sistema de Legado e não pude deixar de comparar com outro que conheci no passado.
Lá pelos idos de 2009~2011, o autor Shido, do site rpgista, apresentou um resumo chamado PQD, que tinha uma regra que uso até hoje: Dados de Estilo.
Para ganhar-los, o jogador deve fazer coisas para o bom andar da sessão (o que foi dito aí em cima), trazer imagens e/ou textos evocativos, a coca ou a pizza. Isso não é suborno, é apenas um extra no contrato social do RPG.
Outras formas de ganhar estão in game: se deixando levar pelas desvantagens, características de personalidade e talz, aceitando aquela sacanagem do mestre (“tá, três dados de estilo pela minha espada flamejante…”) e similares. Para gastar, de forma similar ao que o Soares comentou no artigo sobre a morte de personagens, pode-se usar dados de estilo pra turbinar jogadas ou ir além e mudar o mundo, afirmando que se conhece o vendedor de venenos da cidade (1 dado) ou que ele está te devendo (2 ou 3 dados).
Outra diferença consiste no fato de que os dados perdem a validade ao fim da sessão, total oposto ao legado.
Enfim, há mais alguns detalhes sobre esse material da década passada e só sei de tudo isso pelo fato de que ainda uso essas regras em minhas mesas de DW e 3D&T Alpha, e tudo isso só serviu pra aguçar minha curiosidade. Estou quase batendo com o cartão na tela do celular pra pegar esse livro, já que estou atrasado e afastado demais para um playtest.
Continue mandando notícias!
07/03/2019 at 10:31 pm
Gilmar os pontos de legado são bem legais realmente… não é nada de óóóóó que genial e nem super cabuloso de pensar, mas é bem legal e fácil de usar em qualquer jogo!
Fica ligado aqui no blog e no nosso facebook pra acompanhar o projeto, que ta chegando aos finalmente!
08/03/2019 at 3:13 pm
Mas a sacada do legado é justamente essa: é fácil de se pensar, mas quantas pessoas pensaram? Quantas mantiveram a idéia ou fizeram melhorias nela? Quantas estão usando ativamente?
Pressupondo que seja um caso de evolução paralela, sem nenhuma outra base perceptível é uma excelente sacada da tua parte.
Mesmo se for baseada em outra coisa daqui e de acolá, continua sendo excelente pelo fato de que quase ninguém a usa no mercado nacional; e quem usa utiliza de forma diferente.
No mais, como disse antes, o CMB ganhou um comprador e um fã. Vou esperar algumas regras ou conceitos fáceis de adptar e transportar para DW e e jogos AW.