A capacidade de enfrentar o perigo e permanecer de pé

Este post foi idealizado e escrito por André Mousinho

O Autor de Bhundamidão, Dedo no Cu & Gritaria, Space Mechas e outros!

Obrigado por compartilhar seus devaneios na Guilda dos Mestres

Pontos de Vida são essenciais ao herói! Vamos ver como eles funcionam em tokusatsu…

Dados de Vida x Pontos de Vida

Todos os heróis possuem Dados de Vida. Eles começam o jogo no 1º nivel com 1DV e progridem até o 10º nível, quando terão 10DV e atingirão o limiar supremo de suas carreiras heroicas.
Na maioria dos sistemas de base d20, Dados de Vida se traduzem como pontos de vida na proporção de 1 DV = 1d6 (para heróis) ou 1d8 (para monstros). Assim, um herói com 3DV teria pontos de vida proporcionais a (pelo menos) 3d6 mais eventuais modificadores de Constituição.

PV na Forma Civil: em tokusatsu, dada a alta carga de dano deflagrada pelos ataques dos combatentes, adotamos que cada DV concede ao personagem em sua Forma Civil, automaticamente, 6 pontos de vida + metade de sua Constituição na Forma Civil (arredondada para baixo).

Exemplo: um herói de 1DV na Forma Civil tem Constituição 10. Ele terá 11PV (6 pontos concedidos pelo DV + metade da Constituição da Forma Civil).

PV na Forma Heroica: na Forma Heroica, é o valor total da Constituição desta forma que será somado aos PV concedidos pelos Dados de Vida.

Exemplo: um herói de 1DV na Forma Heroica tem Constituição 18. Ele terá 24PV (6 pontos concedidos pelo DV + o valor total da Constituição da Forma Heroica, que neste exemplo é 18).

Evolução

À medida que o PJ avança de nível, ganha um novo DV e mais 6 pontos de vida que serão somados ao seu total de PV nas duas formas (Civil e Heroica).

Exemplo: ao passar para o segundo nível, um herói deixa de ser um personagem de 1DV e passa a ter 2DV. Ele tinha 11 PV na Forma Civil e 24PV na Forma Heroica. Agora, com o novo nível, terá 17PV na Forma Civil e 30PV na Forma Heroica. No 10º nível (quando o personagem já é um herói lendário ou um personagem extremamente temido), ele teria 65PV (Forma Civil) e 78PV (Forma Heroica).

Não-cumulativos: pontos de vida na Forma Civil e na Forma Heroica não são cumulativos (um personagem com 65 PV na Forma Civil e 78PV na Forma Heroica não tem “143PV” assim como um personagem com 17PV na Forma Civil e 30PV na Forma Heroica não tem “47PV”). A contagem é sempre feita em separado.

Atenção: uma vez que os PV de um herói se esgotem, independente da forma em que esteja, ele tombará.

Perda de PV e Reversão Automática

Quando um herói perde uma quantidade considerável de pontos de vida, o mestre pode atribuir que ele “reverte” à Forma Civil automaticamente – o que lhe deixa com atributos reduzidos, com menos capacidade de provocar dano, sem poderes, blindagem e tudo mais.

Este “limite de perigo” é sempre igual a 1/5 dos pontos de vida totais do personagem na Forma Heroica. Arredonde para baixo quanto necessário.

Exemplo: um herói com 30PV totais entra em seu limite de perigo quando estiver apenas com 6PV ou menos.

Reversão Automática e Forma Civil: o problema de reverter para a Forma Civil quando se perde muitos PV é que esta forma TAMBÉM estará combalida. A reversão não encontra o personagem civil com sua totalidade de PV – estes estarão reduzidos à metade (arredondado para baixo), como consequência dos danos sofridos no combate que ainda está acontecendo.

Exemplo: um herói de 30PV reduz abaixo de 6PV e automaticamente reverte à Forma Civil (que tem normalmente 17PV antes da batalha). Por isto ocorrer dentro de um combate em andamento, o PJ terá neste momento 8PV (e não 17), além de estar sem poderes nem blindagem. Melhor correr daí!

Descanso e Recuperação

Sempre que um herói termina um combate fora de seu limite de perigo (por mais que tenha perdido PV), ele sempre tem a opção de reverter para a Forma Civil (se possível) e neste caso, estará com todos os PV da Forma Civil intactos.

Exemplo: um PJ na Forma Heroica derrota um monstro e encerra o combate com 9PV sobrando (acima do seu limite de perigo, que é de 6PV). Ele pode reverter para sua Forma Civil (que tem normalmente 17PV) e, ao fazer isso, estará com os mesmos 17PV  que tinha antes do início da batalha, intactos.

Caso alguma coisa impossibilite o herói de reverter à Forma Civil ou passar para a Forma Heroica, os PV perdidos na forma atual serão recuperados à taxa de 1PV por hora de descanso ou tratamento (que pode envolver reparos mecânicos, curativos etc).

Exemplo: Kagehiro descobre tarde demais que seu dispositivo de transformação não está funcionando, de modo que ele não pode se converter no Cavaleiro Mecânico Primal Rider. Explosões das bombas inimigas atingem sua Forma Civil, causando dano severo. Kagehiro neste momento está com apenas 3PV, mas consegue fugir. Ele é encontrado inconsciente por uma equipe de resgate e levado para um hospital, onde recuperará o total de 11PV de sua Forma Civil dentro de 8 horas (1PV por hora de descanso/tratamento).

No nosso próximo encontro, vamos falar de blindagens de tokusatsu!!! Pode ir tirando a poeira de sua armadura cromada de combate!

Henshin!!

 

Muito obrigado ao grande Mousinho por este post!

Em breve teremos mais participações e novidades dele!

つづく

 


Publicidade