Criando os aliens de Black Troopers eu me deparei com o problema de que muitos mestres poderiam ficar perdidos na hora de usá-los em combate por não conhecerem as criaturas. Isso também acontece em D&D quando o mestre usa tabelas aleatórias e esbarra com monstros que nunca nem leu a ficha. Usar os monstros da “forma certa” conforme seus instintos, costumes, contexto e táticas é um trabalho ingrato as vezes.
Eu poderia escrever um texto mais longo sobre os aliens descrevendo tudo isso, mas isso consumiria muito espaço do livro, o que deveria ser o caso em se tratando de um bestiário, mas não em um manual básico de regras. Desta necessidade surge o post de hoje.
Problema agnóstico
De quebra, este post também pode servir para quem mestra outros jogos cheios de monstros e criaturas bizarras, pois algumas pessoas ficam meio perdidas sobre estratégias, instintos e formas de usar as criaturas de maneira mais eficaz. Nunca mais quero me sentir em dúvidas se um “beholder lutaria assim mesmo ou não”.
Hoje eu quero apresentar uma forma de tornar as ações dos monstros mais automáticas ou procedurais.
Problema pessoal do PEP
Além do problema da estranheza dos aliens de Black Troopers, o fato é que ao mestrar D&D 3, 4 e 5 eu tive dificuldades em usar um monstro aleatório sem ter que pausar o jogo para ler uma ou duas páginas A4 inteiras, por conta das diversas habilidades e recursos dos monstros. Eu uso encontros aleatórios e quanto mais complexas forem as fichas dos monstros, mais eu tenho a sensação de que posso estar usando os monstros “errado”.
Estou lendo “Os monstros sabem o que estão fazendo”, mas não acho que ler 300 páginas seja o caminho mais curto!
O dilema do PEP
Eu gosto dos monstros com habilidades únicas e truques para surpreender jogadores, mas ao mesmo tempo não consigo mais parar para ler as fichas com calma e bolar estratégias ou formas melhores de usar as táticas dos monstros. Então eu precisava de alguma forma unir a simplicidade do D&Dzinho da Grow (base do Black Troopers) com as opções que eu curto em alguns bestiários modernos.
A solução para meus jogos
O caminho que eu adotei foi a inserção de habilidades com gatilhos! Sim, eu notei que ao criar gatilhos para os monstros eu posso jogar livremente, pois ele “vai se jogar sozinho”. Não preciso decidir a melhor hora para usar uma habilidade especial, se na ficha disser quando ela entra em ação.
Eu sei que não tem nada de novo nisso e também sei que esta abordagem fica meio mecânica ou “video gamezada” ou que talvez possa parecer mais indicada para monstros bestiais, irracionais ou secundários, mas para mim tem funcionado e talvez te ajude também.
Tabelas! Eu quero tabelas!
Bom, para não ficar só no campo das ideias, eu fiz umas tabelas para ajudar nisso. Aliás, essas tabelas são baseadas nas ideias que eu usei para criar os aliens de Black Troopers.
1d10 | Gatilho para a habilidade |
1 | Ao tirar 15 ou mais no dado de ataque |
2 | Após a morte de alguém |
3 | Acertar o alvo por 5 ou mais, além de suas defesas |
4 | Causar dano X no ataque |
5 | Ao pegar um alvo de surpresa |
6 | Em um acerto ou falha crítica |
7 | Ao sofrer mais de X de dano em um ataque |
8 | Ao perder mais de X% de seu HP |
9 | Ao ser atacado por mais de 3 inimigos na mesma rodada |
10 | Ao receber dano mágico ou psíquico |
E afinal, será que aquele necromante maligno não poderia ter habilidades automatizadas por gatilhos também?
1d10 | Tipo de habilidade |
1 | Ataque extra |
2 | Ataque especial |
3 | Recupera HP |
4 | Ameaça com jogada de proteção |
5 | Complicador automático (agarrar, engolir etc) |
6 | Aumentar efeito do ataque |
7 | Movimentação inesperada |
8 | Ataque ou efeito em área |
9 | Modo ou postura diferente |
10 | Receber ajuda |
Exemplos com o Necromante
Eu uso este método com qualquer monstro, até por gostar de por poucos combates e contra poucos inimigos, preferindo assim uns violentos e poderosos! Como o necromante tem muitas magias fica meio difícil de controlar com 100% de eficácia. A maioria dos bestiários OSR falam apenas “conjura magias como mago de nível x” e como eu não manjo muito de magias, optei por criar habilidade engatilhadas, vamos ver como poderia ficar?
Convocar zumbis
Gatilho: Morte de alguém
Efeito: Receber ajuda
Sempre que algum ser vivo morrer em combate, o necromante tem uma chance de 3 em 6 de levantá-lo dos mortos como um zumbi. Isso não consome sua ação, pois ele é um vilão brabo e eu uso muito monstro solo nos meus jogos!
Dreno de vitalidade
Gatilho: Acertar ataque por 5+
Efeito: Recuperar HP
Sempre que a rolagem de ataque corpo-a-corpo do necromante superar o número alvo (defesa do alvo) em 5 ou mais ele recupera HP igual ao dano causado.
Drenar a alma
Gatilho: Em falha crítica do PJ
Efeito: Ameaça com jogada de proteção
Se o necromante não tiver agido ainda em seu turno e um inimigo obtiver uma falha crítica o atacando, existe uma chance de 2 em 6 de que a alma do atacante seja sugada pelo cajado maligno do vilão. Será preciso destruir o cajado em 1 rodada ou uma jogada de proteção será a única forma de impedir essa morte horrível!
Forma decadente
Gatilho: Perder 70% de HP
Efeito: Modo de combate diferente
Quando o necromante perde 70% de seus pontos de vida haverá uma chance de 1 em 6 dele assumir uma forma morta-viva mais poderosa. Essa chance aumenta em 1 a cada rodada, então matem logo ele! Afinal, essa forma nova pode ter dreno de nível, imunidades a armas normais, forma fantasmagórica ou resistência a magia!
Lembrando que estes são só exemplos para dar uma ideia da proposta. Eu mesmo não usaria todas essas habilidades juntas.
E você, o que acha desta abordagem? O que costuma fazer para contornar o problema das táticas e do melhor uso dos monstros? Isso não é problema para você? Manda teu papo ai nos comentários pow!
26/11/2020 at 11:40 am
Poooo isso me lembrou as Trigger Abilities do Final Fantasy Tactics. Realmente, se vc pegar e passar o olho nessas habilidades, já dá pra facilitar bastante a vida do mestre na hora da porrada tia. Deve ficar mais interessante ainda com monstros diversos
26/11/2020 at 1:24 pm
O bom é q vc pode mudar isso como quiser. Por exemplo, vc poderia por um urso negro. Dai vc rola nas tabelas e tira la um gatilho de morte de alguem e outro de ameaça com save. Dai tu poderia dizer q este urso da um berro assustador e quem falhar fica com meto etc…. nem todo urso vai ter isso, essa eh a beleza!
21/02/2023 at 9:50 pm
Eita eita.. 2020, espero que me veja hahaha
Só uma dúvida pequena. Essas habilidades do Necromante são adaptações das magias da lista de magias, certo?
Você limita a quantidade de vezes que o vilão/monstro usará essas habilidades ou sempre que ela ativar um gatilho, mesmo sendo um repetido, ele usará a habilidade determinada?
Sei que a gente pode sair fazendo adaptações, mas queria esclarecer.
E valeu, a ideia é maravilhosa.
08/03/2023 at 12:43 am
Geralmente eu ativo a habilidade quando o gatilho é acionado. Mas tudo é contextual e conforme o bom senso…. Exemplo: Se vc não quiser que o necromante vire um vilão de dragon ball z com mil formas alternativas, a habilidade Forma decadente deveria ser usada apenas uma vez por batalha.
08/03/2023 at 10:50 am
Ha! É ver dade
Valeu por responder, Pep.
No aguardo de novos materiais e dicas.
Abraço.