Desde que lançamos o SRD do sistema BXP muita gente tem me perguntado sobre regras para magia. Bem, hoje eu quero falar um pouco sobre isso.
BXP é o sistema de regras do jogo Black Troopers que foi financiado no catarse e estará em breve no dungeonist
Mantendo o padrão
Antes de tudo, preciso reforçar as premissas do sistema e manter a coerência com o design do jogo. Sendo assim, vou sugerir algumas formas de se implantar um sistema de magia que mantenha a interface com as 3 regras principais do jogo, mas você deve deixar de lado coisas como alinhamento, testes de atributo e outras coisas comuns em outros sistemas de magia.
1 – Magia Vanciana
Eu confesso que não sou fã do sistema vanciano de magia de D&D, mas preciso concordar que é o mais conhecido, difundido e fácil de adaptar. Levando em conta que o BXP é inspirado no D&Dzinho da GROW, fica muito fácil adaptar magia vanciana.
- Talentos: Crie 2 talentos para habilitar a conjuração arcana e divina
- Armaduras: Crie restrições quanto à conjuração de armadura, talvez proibindo o seu uso ou apenas definindo uma chance de falha (Teste de Ação)
- Slots: Crie uma tabela de conjuração definindo as magias diárias
- Lista de magias: Copie as magias do D&D da Grow e seja feliz!
- Evolução: Crie um melhoramento de conjurador para além do nível 10, talvez aumentando o número de magias por dia, ou habilitando um novo círculo, ou concedendo magias novas etc
Nível/Círculo | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º |
1 | 1 | ||||
2 | 2 | ||||
3 | 2 | 1 | |||
4 | 2 | 2 | |||
5 | 2 | 2 | 1 | ||
6 | 2 | 2 | 2 | ||
7 | 3 | 2 | 2 | 1 | |
8 | 3 | 3 | 2 | 2 | |
9 | 3 | 3 | 3 | 2 | |
10 | 3 | 3 | 3 | 2 | 1 |
2 – Magia dos Ratos
Se você leu Maze Rats já sabe o que eu irei propor. Pegue a tabela do seu livro e transporte ela na íntegra para o seu Hack BXP! Se você não conhece Maze Rats basta você saber que rolando 2d6 teremos 2 palavras e com apenas isso bolaremos o nome da magia e seu efeito! Simples assim!
- Talentos: Crie 1 talento para conjurador que permita conjurar 1 magia por dia para cada nível de personagem.
- Conjuração: Se a magia for conjurada em combate faça um Teste de Ação simples.
- Lista de magias: Copie as tabelas de fórmula e nomes de magias do Maze Rats e seja feliz!
- Evolução: Crie um melhoramento que aumente a capacidade diária de conjuração e pronto.
3 – Feitiços Sinistros
Para a 3ª e última sugestão usarei um jogo do meu amigo Diogo Nogueira como base. Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros possui um sistema de magia onde o mago escolhe o nível da magia na hora da conjuração. Desta forma os efeitos possuem um escalonamento linear não muito poderoso, mas bem versátil.
- Talentos: Crie 1 talento para conjurador que garanta 3 magias iniciais e +1 por nível.
- Conjuração: Role um Teste de Ação simples. Se falhar, o conjurador deve escolher entre “perder” a magia por 1 dia ou conjurá-la com algum defeito.
- Nível de Poder: Para conjurar magias de nível maior que 1 o conjurador deve perder 1 Ponto de Vida por nível além do 1º
- Lista de magias: Copie as magias do EA&FS e seja feliz!
- Evolução: Crie um melhoramento para aprender novas magias.
Sistema de Magia Oficial
É claro que eu estou criando um sistema de magia né!? Mas por enquanto ainda estou na fase de testes fechados. Em breve eu retorno com o meu Hack BXP de fantasia medieval com magia, alquimia e tudo mais!
Bons jogos e vamos Hackear!
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