Este post foi idealizado e escrito por Diego Britto e a GDM agradece muito por sua colaboração!
Em muitos mundos de aventura fantásticas os itens comuns e mágicos são essenciais – são ferramentas nas mãos dos personagens; objetivos das missões ou acréscimos de poder e capacidade. Sem quebrar a dinâmica usual da relação aventureiro-item, pensei expandir um pouco esta relação, para ver como melhor explorar “o lado de lá do balcão” e como fazer a circulação de itens algo tão interessante quanto sua conquista no loot de monstros.
A Guilda dos Tarecos é uma forma de explicar como os itens fantásticos chegam no mercado e uma proposta para aventuras com patrono.
O que é a Guilda dos Tarecos?
Com o lema simples “aceitamos encomendas”, a Guilda dos Tarecos é menos um estabelecimento e mais uma rede de artesãos, vendedores e de coletores de itens de aventura que se organiza através de um sistema de comunicações e entregas à distância. O sistema da Guilda foi idealizado por Seno Arquitareco, um alquimista itinerante que deu um jeito de aprimorar a lenta comunicação entre provedores de matéria prima, manufatureiros e consumidores, agilizando todos os pontos dessa cadeia comercial.
Seno Arquitareco não foi o primeiro a perceber que não era apenas a raridade dos objetos, mas também o fluxo truncado, que dificultava sua circulação, nem foi o único a adotar medidas para melhorar isso. O sucesso da Guilda dos Tarecos foi mais a abordagem única, fundada em replicáveis feitiços de logística e objetos de comunicação direta com cada um dos elos da cadeia. A adoção dos tarecos e dos círculos de comércio foram o toque arcano que levou a Guilda ao sucesso.
A magia por trás da guilda
Os tarecos foram a primeira invenção. Discos metálicos encantados que podem passar mensagens simples entre si agilizaram o rastreamento de oferta e procura, são carregados por todos os credenciados pela Guilda.
Os círculos de comércio tornaram a Guilda prevalente, suplementando os tarecos de tal maneira que outros serviços similares têm dificuldade de superar. Estes são círculos mágicos de teleporte de baixa energia, duradouros e capazes de transportar objetos inanimados com segurança, mas com restrição contra seres vivos; os círculos são unidirecionais, ligando provisoriamente a região ao redor de dois tarecos em uma via emissor>receptor.
Os círculos de comércio são criados e mantidos por um encantamento mágico cuja estrutura é revelada apenas a seletos supervisores da Guilda.
Logística da guilda
O sistema da Guilda é escorado basicamente nessas duas partes. As informações sobre encomendas são enviadas através dos tarecos: vendedores se comunicam com artesãos, aventureiros e coletores de objeto, encomendando matérias primas ou objetos acabados, enquanto aventureiros e artesãos põem seus tesouros em oferta. Apesar de não ser intermediária exclusiva, a Guilda contribui nessa parte com forte catalogação e cruzamento de dados.
Uma vez estabelecido o elo oferta-procura e efetivada a encomenda, a exclusividade da Guilda entra em ação: o objeto é encaminhado ao ponto de distribuição da Guilda mais próximo do fornecedor, que é enviado pelo círculo do comércioa um centro de conexão enterrado em algum lugar desconhecido, onde o objeto ficará guardado até que o consumidor pague a encomenda e o fornecedor tenha a certeza de quitação; então, a encomenda é liberada do centro de conexão até o ponto de distribuição mais próximo do consumidor.
A agilidade e a segurança no transporte, aliadas à garantia de pagamento tornam a Guilda única no ramo.
A estrutura da Guilda
Em franco crescimento nas principais aglomerações civilizadas, a Guilda tem sua própria estrutura credenciada, atuando de ponta a ponta:
Artesãos e aventureiros são credenciados como fornecedores. Sindicatos de aventureiros e guildas profissionais são populares nesta ponta redistribuindo missões e encomendas. Burocratas de todo tipo (arquivistas, contadores, engenheiros de círculo e de logística), carregadores e distribuidores são credenciados como funcionários, trabalhando internamente nos pontos e centros da guilda. São estes o corpo central da Guilda. Já os vendedores e varejistas são credenciados como receptores, recebendo descontos e outras facilidades conforme crescem em confiabilidade.
Em operação por poucos anos, mas em um modelo indefinidamente replicável que se enraíza facilmente fortalece comércio já existente, a Guilda dos Tarecos não para de crescer, fazendo grande impacto na economia local sempre que uma unidade de distribuição é instalada.
Vamos ver como isso tudo funciona em termos de jogo?
Tarecos para D&D 5E
(Item maravilhoso comum |50PO | Requer sintonização)
Funciona como as pedras de mensagem, mas só permite que o usuário envie uma mensagem à Guilda dos Tarecos, encomendando quaisquer objetos com antecedência, e que receba um sinal de volta quando o objeto estiver disponível. O tareco consome 5PO para enviar a mensagem, valor que é transportado à Guilda.
Círculos de comércio para D&D 5E
Conjuração de 2º nível (bardo, feiticeiro, mago E bruxo)
Tempo de conjuração: 1h
Alcance: 0,5m
Componentes: 1 tareco em cada saída do Círculo
Duração: 10min
Requer concentração
Ao lançar a magia, um círculo de 3m de diâmetro aparece ao redor de um tareco disposto no chão. Este círculo se liga espacialmente com outro tareco à escolha do usuário da magia e é possível transportar objetos inanimados através deles. Cada círculo tem um polo distinto do outro: um deles é a entrada, enquanto outro é a saída. Com uma ação padrão do usuário, os polos se invertem a partir da rodada seguinte. Um objeto posto do lado da entrada leva 1min para aparecer do lado da saída. Qualquer quebra de concentração neste tempo pode ocasionar a perda permanente do objeto. Criaturas e objetos animados posicionados sobre os círculos simplesmente não o atravessam.
Tarecos para T20
(Item maravilhoso comum |5 TO)
Permite o uso da magia aviso na variação mensagem a outros tarecos aos quais esteja ligado. O tareco consome 5T$ para enviar a mensagem, valor que é transportado à Guilda.
Círculos de comércio para T20
Conjuração de 1º nível (bardo, feiticeiro, mago e bruxo)
Tempo de conjuração: 1h
Alcance: 0,5m
Componentes: 1 tareco em cada saída do Círculo
Duração: 10min
Requer concentração
A magia funciona exatamente como descrito para D&D 5e, respeitando apenas os parâmetros de T20 citados acima.
Mais uma vez agradecemos ao Diego Britto por escrever este artigo para a GDM. Esperamos que todos gostem!
12/02/2024 at 1:17 am
8ypezq
19/03/2024 at 7:21 am
rnxrqk
06/04/2024 at 4:50 pm
910dzm
17/05/2024 at 11:33 am
py1ml7
16/06/2024 at 2:00 am
irvp5n
16/06/2024 at 8:28 am
ympr88