Com o passar do anos é natural que os monstros não causem mais tanto espanto aos jogadores. Eles estão mais calejados no sistema, com o livro dos monstros decorado e provavelmente já enfrentaram quase todos os monstros icônicos do gênero ou cenário de campanha. Neste ponto alguns mestres se desanimam com o jogo e acusam seus jogadores de estarem fazendo meta jogo ou interpretando mal seus personagens.

A verdade é que  Monstros novos e intrigantes podem trazer um oxigênio novo para a aventura e ao contrario do que pode parecer, criá-los não precisa ser um trabalho de outro mundo. Como tenho pouco tempo para preparação de aventuras e prezo pela simplicidade, o meu conselho é inovar a partir do que já temos à mão.

E para mostrar na prática como eu faço, postarei novos monstros aqui na Guilda dos Mestres, detalhando o processo de criação na coluna especial Fábrica dos Monstros.

Usarei os sistemas de RPG nacionais Old Dragon e Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, assim como o jogo gringo Advanced Fighting Fantasy* como base para as postagens (regras simples de criação e modificação de monstros), mas eu creio que o processo pode ser utilizado em qualquer sistema de RPG. Embora eu recomende fortemente que você experimente o Old Dragon, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros e Advanced Fighting Fantasy, reforço que o processo que eu uso não está limitado a um único sistema de regras!

*Se você não conhece o sistema Advanced Figthing Fantasy, pare tudo agora e leia esta ótima resenha!

Encontre uma imagem irada, crie uma história, use a ficha de monstro do jogo como base e modifique suas estatísticas até ficar satisfeito com sua obra de arte!

Para ilustrar o processo vamos estrear esta coluna com um monstro irado, direto do nosso folclore tupiniquim, a saber, o terrível Boitatá!

Ache uma imagem…

Aqui eu já sabia o que procurar (o Boitatá), mas normalmente eu apenas procuro no Google por termos variados sobre monstros, até encontrar uma imagem irada. Se for postar o seu monstro em algum lugar, lembre-se de citar as fontes e dar os devidos créditos pelas artes que garimpar pela net. Para o nosso exemplo de hoje eu achei uma arte do Deviantart de Izapug para o pdf (preto e branco)  e outra arte da artista Ursula “SulaMoon” Dorada do livro A Bandeira do Elefante e da Arara de Christopher Kastensmidt. Fica a dica e o jabá gratuito!

Crie uma história…

Segundo a Wikipedia, o Boitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas. É uma gigantesca serpente com olhos que parecem dois faróis, couro transparente que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas, nas beiras dos rios. Quem encontra esse ser fantástico nas campinas pode ficar cego, morrer e até enlouquecer. Assim, para evitar o desastre os homens acreditam que têm que ficar parados, sem respirar e de olhos bem fechados.

Nem preciso nem dizer que esta história já esta ótima! Mesmo com o lance de virar uma tora em brasa, pois nada melhor do que surpreender os jogadores com alguma coisa doida e inusitada. Sendo assim, eu diria apenas que meu Boitatá é uma criatura feérica, única e que é reverenciada por todas as criaturas das florestas como um guardião e amigo poderoso. Como não achei referência pra sua inteligência, cogitarei que ela é uma besta instintiva e com sentidos apurados para caçar aqueles que queimam e maltratam a natureza.

Use um monstro do jogo como base…

O Boitatá é antes de tudo uma cobra gigante e nada mais natural do que abrir o bestiário atrás de uma cobra. Entretanto, o Boitatá da imagem parece muito mais assustador e mágico que uma anaconda. Por isso e pelo fato de adorar monstros poderosos, eu optei por usar uma Naga Aquática (Bestiário p.151) em Old Dragon, uma Serpente Feiticeira em Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros (p.43) e um Wyrm em Advanced Fighting Fantasy (Out of The Pit p.122).

Modifique suas estatísticas

Como dito anteriormente, vou tratar o Boitatá como uma besta, por isso irei trocar a inteligência 16 da Naga por um 5 e aumentarei sua Destreza em 3 (aumentando a CA em +2). Por conta do perfil bestial vale a pena reduzir o Carisma para 5 para melhorar a JP em 2. Também faz sentido trocar a habilidade de conjurar magias pelo poder de aterrorizar os inimigos como um Dragão!

Os inimigos do Boitatá fazem uma Jogada de Proteção de Sabedoria para evitarem correr em pânico e aqueles que o combaterem ainda correm o risco de ficarem cegos, pois ao invés de veneno adicionarei a magia Palavra de poder: Cegar como uma habilidade que pode ser usada 3 vezes por dia.

Eu realmente acho que se transformar em tora em brasas não é tão assustador assim, por isso prefiro colocar uma aura de fogo na criatura. Algo pequeno que cause 1d4 de dano de fogo a todos que estiverem em combate corpo-a-corpo com a fera.

Levando em conta todas estas alterações, não achei necessário utilizar algum dos Modelos presentes no Bestiário. Também não julgo necessário modificar o valor de XP, afinal tirei sua inteligência alta, capacidades de conjuração e veneno.

Compartilhe com os coleguinhas da internet!

Como a ficha dos monstros em EA&FS e AFF é muito simples, não precisamos de um PDF para ela. Você pode conferir aqui mesmo no post, mas para Old Dragon eu irei deixar um link para um PDFzinho.

  • Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros

Boitatá | DV:5 Habilidades especiais: Seus ataques causam +2 pontos de dano por conta de sua aura de fogo e a cada dia pode forçar até 3 inimigos a fazerem um teste de Vontade para não ficarem cegos por 1d6 horas.

  • Advanced Fighting Fantasy

Habilidade: 9 Energia: 12 | Ataques: 1

Habitat: Campinas ribeirinhas | Tipo: Monstro | Reação: Hostil | Inteligência: baixa

Habilidades especiais: Seus ataques causam danos utilizando a tabela de criaturas muito grandes por conta de sua aura de fogo e a cada dia pode cegar até 3 inimigos por 1d6 horas. É possível evitar a cegueira com um teste de Sorte bem sucedido.

  • Old Dragon

Pra facilitar a vida da galera eu fiz um PDFzinho com a ficha para Old Dragon. Só baixar!

GdM-FM01-BOITATA.pdf (864 downloads)

 

Acho que agora basta apenas  jogar o grupo contra o Boitatá e tentar a sorte.

Espero que tenham curtido, em breve eu volto

Abraços

PEP

 

 

 


Publicidade